Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Dividindo Downloads Grandes

       
 37.854 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Aprenda a dividir downloads grandes.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Muitas vezes precisamos baixar um arquivo gigantesco da Internet, que pode demorar 4, 6, 8 ou até mais horas para ser completamente baixado. Existem programas – o GetRight e o Go!Zilla são os mais conhecidos – que permitem que você baixe arquivos grandes aos poucos. Além disso, funcionam como "crash recovery", isto é, se a ligação cair no meio do download, você poderá continuar o download do ponto em que ele parou, sem a necessidade de começar a baixar o arquivo todo de novo, como normalmente acontece.

Dessa forma, você pode baixar um pouco do arquivo hoje, mais um pouco amanhã, e assim sucessivamente até você ter baixado o arquivo completamente.

Esses programas possuem ainda opções avançadas de configuração que permitem com que o micro se conecte à Internet e comece a baixar parte do arquivo automaticamente em determinado horário, e se desconecte automaticamente em outro horário programado ou quando terminar de baixar o arquivo. Se a placa-mãe do seu micro for do tipo ATX, o programa pode até mesmo desligar o micro automaticamente após ter terminado a sua programação. Ou seja, você pode programar o seu micro para baixar pedaços do arquivo automaticamente todo dia durante a madrugada, que é o horário em que provavelmente ninguém usará a linha telefônica de sua casa, até o download ter sido inteiramente completado. Só não se esqueça que, apesar desses programas conseguirem desligar o micro, eles não conseguem ligar o micro sozinhos, por isso você precisará deixar o micro ligado para que a programação feita seja bem-sucedida.

Nota: o leitor Natanael lembra que alguns micros conseguem, sim, serem ligados automaticamente por software em uma determinada data e hora. Mas, para isso, a fonte de alimentação deles fica ativada (e, portanto, o micro não fica "desligado") e o micro em estado standby. Essa configuração é feita através do menu Power Management Setup do setup da máquina, opção "Automatic Power Up".

Outra opção muito importante existente nesses programas é a pesquisa por URLs alternativas, isto é, você pode programar o software para procurar o arquivo que você pretende baixar em outros sites da Internet. Com isso, o programa analisa de qual site o arquivo baixará mais rapidamente, agilizando o download.

Uma dica importante de configuração: para agilizar ainda mais o download, você pode configurar esse tipo de programa a utilizar o servidor de proxy do seu provedor (leia nosso tutorial). Essa configuração é feita no menu de configurações do programa e você deve configurá-lo da mesma maneira que o seu browser. Em caso de dúvidas com essa configuração, entre em contato com o serviço de suporte de seu provedor.

Tanto o GetRight quanto o Go!Zilla podem ser baixados em http://www.shareware.com ou http://www.download.com.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×