Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Fax/Modem - Dúvidas mais comuns

        122.084 Visualizações     0 comentários     Tutoriais   

Retire suas dúvidas mais comuns sobre fax-modems

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Modem não reconhece tom de discagem?

A solução deste caso é simples. No caso de você estar utilizando Windows 3.x ou algum aplicativo de comunicação de 16 bits no Windows 9x, basta ir na configuração do programa e alterar, no "Init String" (string de inicialização) e no "Dial String" (string de discagem), o comando "Xn" (onde "n" pode ser um numero qualquer) pelo comando "X3".

No caso do Windows 95, a solução é ainda mais simples: basta clicar no ícone "modems" do Painel de Controle e dar clique com o mouse na caixa "propriedades", selecionando antes o modem que você deseja configurar. Na guia "Conexão", desabilite a caixa "Aguardar pelo sinal antes de discar".

Como saber a verdadeira velocidade do meu modem?

Todo modem possui gravado internamente sua identificação - que inclui, além da marca e modelo, a velocidade. Para vê-la, basta entrar o comando ATI4 na janela do Terminal do Windows 3.x ou então, no caso do Windows 9x, através do ícone Modems do Painel de Controle. Selecione o modem e, na guia "Diagnóstico", clique na caixa "mais informações". Na linha "ATI4" aparecerá a verdadeira velocidade de seu modem.

 Fax/Modem - Dúvidas mais comuns


Figura 1: Descobrindo a verdadeira velocidade do modem.

Posso "transformar" o meu modem 28.800 bps ou 33.600 bps em um 56 K?

Na maioria das vezes, sim. Os modems de boa qualidade (como o USRobotics) permitem que você execute um "upgrade" via software. Para isso, basta ir na página do fabricante na Internet e baixar a versão do software de acordo com o modelo de seu modem (é importante saber o número de série e o "part number" de seu modem; essas informações estão decalcadas no próprio modem). Em alguns casos é necessário pagar uma taxa, a ser debitada no cartão de crédito internacional.

Como faço para "conversar" na Internet usando um microfone?

Para conversar na Internet, você precisara de um kit multimídia com um microfone conectado à entrada "Mic In" da placa de som e um par de caixas acústicas conectadas a saída "Speaker Out" da placa de som. Você necessitará do programa Internet Phone (disponível em http://www.vocaltech.com). Você conseguira bater papo com qualquer tipo de modem, independentemente se ele e "voice" ou não (esta característica diz respeito apenas a secretária eletrônica). É interessante que você atualize o seu sistema operacional com um driver "full-duplex" para a sua placa de som, de modo que você consiga falar e escutar simultaneamente. Este driver pode ser baixado no site do fabricante de sua placa de som (http://www.soundblaster.com, no caso da Sound Blaster).

E o fax/modem "voice"? Para que serve?

Esse tipo de fax/modem possui duas características adicionais: viva-voz e secretária eletrônica. A utilização desses dois recursos em geral necessita do programa que acompanha o modem. Para conversar na Internet você não precisa de um modem desse tipo: qualquer modem serve.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora