Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Hoax do Fim do Pulso Único

       
 60.265 Visualizações    Artigos  
 1 comentário

Saiba tudo sobre o boato que circula pela Internet do \"Fim do pulso único\".

Hoax do Fim do Pulso Único

Introdução

Quem nunca recebeu um e-mail (geralmente daqueles “encaminhados” com prioridade alta e quase sempre com o título “Aviso Importante!!”) com conteúdo questionável e não documentado que atire a primeira pedra. Sim, estamos falando dos famosos “hoaxes” ou boatos da Internet (Clique aqui para ler mais sobre este assunto).

Um famoso hoax, conhecido “Fim do Pulso Único”, onde as mensagens promovem ódio e uma chuva de críticas diante das operadoras, continua sendo acreditado por milhares de usuários. Veja abaixo um exemplo de um desses boatos que recebi em minha caixa de entrada:

“ATENÇÃO INTERNAUTAS -
SUPER IMPORTANTE !!!
IMPORTANTE AVISAR AOS PARENTES, AMIGOS E COLEGAS DE TRABALHO
Acabou o pulso único das ligações telefônicas ...
Acabou o pulso único aos Sábados, Domingos, Feriados e de meia noite às seis da manhã dos dias úteis e não houve a menor divulgação.
Tudo foi feito na surdina, sem alarme e, por isso, a essa altura, tem muita gente pagando pulso excedente, por absoluta desinformação, com a conivência dos chamados "órgãos de defesa do consumidor".
Divulguem mais esse assalto ao bolso do consumidor brasileiro, feito pelas multinacionais que abocanharam esse filet do Programa de Privatização do governo FHC, que é o setor de telecomunicações.
Acesse o site da TELEMAR/ TELESP/ TELEFONICA, etc... e vc verá a confirmação dessa informação.
Há um desconto na tarifa cobrada aos sábados e domingos, em relação à cobrada nos dias úteis, mas o pulso único foi para o brejo.
E vocês sabem bem o porquê disso, não sabem?
Além, é claro, de saírem ganhando com a nova tarifação cobrada todos os dias da semana, eles fizeram isso pra obrigarem os usuários da Internet a utilizarem um novo serviço prestado por eles, o Velox, que aumenta a velocidade de transmissão de dados, etc e tal, mas tem um preço bem "salgado".
Além de pagar mensalmente uma taxa de R$ 80,00, se não me engano, vc tem que comprar um modem que custa em torno de R$ 200,00.
São uns verdadeiros ladrões e nós não podemos cruzar os braços e esperar que alguém lá de cima tome alguma decisão, não!!!!
São os nossos direitos que estão sendo lesados o tempo todo !!!!!
Tem muita gente que ainda não sabe dessa "novidade".
Divulgue-a!!!!!!”

O problema é que, assim como muitos acreditam que garrafa de água em cima da caixa de luz ajuda a economizar energia, muita gente acredita neste boato, e pararam de acessar a internet nos horários ditos de pulso único (mediação simples) por medo de receberem cobranças abusivas por parte das operadoras. O mais engraçado é que o próprio boato diz para consultarmos os sites das operadoras para confirmar o fim do pulso único. Foi o que fizemos, e nos sites diz justamente o contrário. O que prova que a maioria das pessoas simplesmente repassa informações sem checar a sua veracidade.

Reunimos neste artigo todos os argumentos, declarações das Operadoras e a portaria da Anatel que provam o contrário, para que os usuários se mantenham os mais informados possíveis em meio a tanta polêmica.

A regra ou “lei” do pulso único vale, de acordo com a Anatel, para as seguintes concessionárias de telefonia fixa, privatizadas do sistema Telebrás: Telefônica, Telemar, Brasil Telecom, Sercomtel e CTBC Telecom. Já no caso das empresas autorizadas como a GVT, Vésper e a Embratel, a tarifação é por minutos, não havendo, portanto, o pulso único. Essas operadoras, tanto em declarações nos seus sites como por meio dos atendimentos on-line e via telefone, afirmam que estão agindo dentro do contrato de concessão, respeitando a regra do pulso único. Vejamos o que diz duas das maiores operadoras do Brasil, a Telefônica e a Telemar (para outras operadoras, acesse o site da operadora respectiva e procure a seção de preços e tarifas).

Telefônica (SP)

“Dias Úteis (das 6:00 às 24:00 horas); Sábados (das 6:00 às 14:00 horas)

* 1 pulso: quando a chamada for completada
* 1 pulso: entre os primeiros 0 e 4 minutos (aleatório)
* 1 pulso: a cada 4 minutos excedentes

Segunda a Sábado: (das 00:00 às 6:00 horas); Sábado: (das 14:00 às 24 horas); Domingos e Feriados Nacionais: (o dia todo)

1 pulso por chamada, independente do tempo de conversação.”

Telemar (16 estados)

Hoax do Fim do Pulso Único


 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×