Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Hoaxes

       
 25.150 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Saiba o que são os famosos "Hoaxes" ("boatos" em inglês).

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Praticamente todos os usuários que usam a Internet já devem ter recebido mensagens ameaçadoras relatando sobre terríveis novos vírus. Muitas dessas mensagens possuem ainda o requinte de citar a fonte de informação como sendo um técnico ou engenheiro de alguma grande empresa da área de informática. Geralmente essas mensagens avisam que você não deve abrir mensagens de e-mail que possuam um determinado subject (assunto), como "AOL4FREE", "Good Times", "Join The Crew", "Penpal Greetings" e "Win a Holiday" ou, caso contrário, o seu micro será destruído, contaminado ou seja lá o que for. Abaixo você pode ler o trecho de uma dessas mensagens que recebemos recentemente de um leitor aflito.

"ALERTA DE VIRUS - Atenção todos os usuários! Se você recebeu um e-mail com o título 'JOIN THE CREW' ou 'PENPALS' não abra, ele irá apagar tudo no seu disco rígido. Mande essa mensagem para o maior número de pessoas possível. Esse é um novo vírus não muito conhecido. Essa informação foi recebida essa manhã pela IBM, por favor compartilhe com todas as pessoas que você puder que utilize a Internet."

Pura mentira! Não há como uma simples mensagem de e-mail "destruir" o seu micro! Esse tipo de mensagem é chamada Hoax (boato, em inglês). Caso você receba uma mensagem desse tipo, avise ao remetente que trata-se de uma mentira (é um trote, como uma brincadeira de primeiro de abril) e peça para ele não passar adiante esse tipo de informação falsa.

Note que há como pegar vírus através de e-mails, mas somente através de mensagens com arquivos anexados (em attach). Adote o hábito de salvar arquivos recebidos através de e-mail em disco e passar um anti-vírus antes de abri-lo, mesmo que a mensagem tenha vindo de uma pessoa conhecida.

O grande problema desse tipo de mensagem é que usuários novatos acreditam nessas histórias e acabam passando o e-mail recebido adiante para todos os seus conhecidos. Dessa forma, a mensagem se alastra em progressão geométrica, espalhando pânico e confusão por aí, similarmente ao que ocorre com as insuportáveis correntes da sorte e lendas urbanas.

Embora não seja bem um assunto de informática, semana que vem estaremos comentando mais detalhadamente o caso das lendas urbanas, como, por exemplo, o boato que uma substância chamada LSS (Lauril Sulfato de Sódio) usada em shampoos seria cancerígena. Ou a do camarada que teve o rim extraído pela amante para ser comercializado no mercado negro de transplantes. E, ainda, as falsas campanhas de arrecadação de fundos que são enviadas por e-mail.

No endereço http://www.datafellows.com/news/hoax/ há um imenso banco de dados de diversos hoaxes conhecidos. Caso você queira verificar a veracidade de uma mensagem que você tenha recebido avisando sobre um novo vírus, vá até esse endereço conferir se a mensagem procede ou se é apenas um hoax. Já no endereço http://www.urbanlegends.com você poderá conferir se aquela história "escabrosa" que passaram para você por e-mail é verdadeira ou é apenas mais uma lenda.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×