Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Migrando para o Apache 2.4

       
 17.124 Visualizações    Tutoriais  
 5 comentários

Neste tutorial nós explicaremos tudo que você precisa saber para migrar das versões anteriores do servidor web Apache para a nova série 2.4.

Migrando para o Apache 2.4
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Nós preparamos este tutorial para aqueles que estão atualmente usando o servidor web Apache e planejam atualizá-lo para a série mais recente 2.4, já que existem diferenças significativas entre a série 2.4 do Apache e suas versões anteriores, de modo que o processo de migração seja o mais tranquilo possível.

Antes de detalharmos como compilar e configurar o Apache 2.4, você precisar saber que há uma diferença importante entre o Apache 2.4 e suas versões anteriores.

As versões anteriores do Apache usavam o módulo de processamento múltiplo (MPM ou multi-processing module) “prefork” como padrão. Este módulo cria um processo individual para cada conexão. Portanto, quando existirem 500 conexões em seu servidor web, você verá 500 processos httpd rodando.

O apache 2.4, por outro lado, usa o módulo de processamento múltiplo “event” como padrão. Este módulo cria apenas alguns processos, com cada processo controlando várias conexões (até 25, por padrão) e, por isso, você verá menos processos rodando. Por exemplo, quando houver 500 conexões em seu servidor web, você verá apenas 20 processos httpd rodando (500/25). Portanto, este novo módulo faz com que o Apache use menos memória (RAM).

É claro que você ainda pode compilar o Apache 2.4 para usar o antigo módulo de processamento múltiplo “prefork”. No entanto, se você não der nenhum parâmetro adicional durante o processo de compilação, ele usará o módulo “event” e você terá que fazer alguns ajustes em seu arquivo de configuração (httpd.conf). Nós explicaremos estes ajustes mais tarde.

Vamos agora ver como compilar o Apache 2.4.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Fico muito feliz em saber que o Gabriel esteja diversificando os artigos, assim como comentei em outros artigos por aqui.

Parabéns, GT! Mais explicado que isto é impossível, e com certeza este tutorial é muito útil!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Eduardo, por isso que o "feedback" que vocês postam é muito importante. E como você pode ver, eu realmente leio o que vocês postam e tento melhorar sempre o site. Abraços.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente artigo, assunto muito importante. Ha anos acompanho o Clube do Hardware e faz tempo que o site havia se tornado previsível, mas esse artigo foi uma grata surpresa. Sei que o foco é hardware, mas tenho saudades dos artigos sobre coisas complicadas dos Sistemas Operacionais que aqui eram expostas de uma forma simples que qualquer um podia entender, este artigos me fez lembrar desses tempos de outrora.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando o MPM events, e notei que realmente ele mata as conexões que ficam em espera. 
Em meu site costumo ter uma media de 20 Rows (Conexões Simultâneas ) para 1100 usuários Simultâneos (Valores relatado pelo Google Analytics).

O servidor fica muito rápido com  as rows nestes valores, porém se o valor passar das 50 Rows o servidor fica extremamente lento.
Creio que seja para aguardar os novas conexões! Não quero jogar valores aleatórios como estou fazendo para aceitar mais clientes. isso não é o certo, mas não achei links ou tutorias que abordem como somar os valores de "conexões,  memoria e processamento" e adapta-los no MPM Events !

 Mais em resumo por mais que minha pessoa seja leiga, estou gostando do Apache 2.4 , muitas coisa sairão do http.config , o que o deixou o arquivo mais limpo, a pasta conf.modules.d também ficou ótima !

Obrigado pelo post, tenho grande dificuldade em acha Post do gênero em português! 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×