Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Modelo de Referência OSI para Protocolos de Rede


     491.926 visualizações    Redes    11 comentários
O Modelo de Referência OSI para Protocolos de Rede

O Modelo de Referência OSI

Na Figura 1 você pode ver uma ilustração do modelo de referência OSI. Os programas comunicam-se apenas com a camada 7, a camada de Aplicação, enquanto que a camada “abaixo” da camada 1 é o meio de transmissão da rede (por exemplo, cabo ou ar, no caso de redes sem fio). O cabeamento de rede é às vezes referido como “camada 0”.

O Modelo de Referência OSI para Protocolos de Rede
Figura 1: Modelo de referência OSI.

As sete camadas podem ser agrupadas em três grupos: Aplicação, Transporte e Rede, como você pode ver na Figura 1.

  • Rede: As camadas deste grupo são camadas de baixo nível que lidam com a transmissão e recepção dos dados da rede.
  • Transporte: Esta camada é responsável por pegar os dados recebidos da rede e transformá-los em um formato compreensível pelo programa. Quando seu computador está transmitindo dados, esta camada pega os dados e os divide em vários pacotes para serem transmitidos pela rede. Quando seu computador está recebendo dados, esta camada pega os pacotes recebidos e os coloca em ordem.
  • Aplicação: Essas são as camadas mais altas que colocam os dados no formato usado pelo programa.

Abaixo nós explicamos cada camada do modelo de referência OSI. Em nossos exemplos estamos assumindo que o computador está enviando dados pela rede – por exemplo, você está enviando um e-mail através do seu programa de e-mail.

  • Camada 7 – Aplicação: A camada de aplicação faz a interface entre o programa que está enviando ou recebendo dados e a pilha de protocolos. Quando você está baixando ou enviando e-mails, seu programa de e-mail entra em contato com esta camada. 
  • Camada 6 – Apresentação: Também chamada camada de Tradução, esta camada converte o formato do dado recebido pela camada de Aplicação em um formato comum a ser usado pela pilha de protocolos. Por exemplo, se o programa está usando um código de página diferente do ASCII, esta camada será a responsável por traduzir o dado recebido para o padrão ASCII. Esta camada também pode ser usada para comprimir e/ou criptografar os dados. A compressão dos dados aumenta o desempenho da rede, já que menos dados serão enviados para a camada inferior (camada 5). Se for utilizado algum esquema de criptografia, os seus dados circularão criptografados entre as camadas 5 e 1 e serão descriptografadas apenas na camada 6 no computador de destino.
  • Camada 5 – Sessão: Esta camada permite que dois programas em computadores diferentes estabeleçam uma sessão de comunicação. Nesta sessão, esses dois programas definem como será feita a transmissão dos dados e coloca marcações nos dados que estão sendo transmitidos. Se porventura a rede falhar, os dois computadores reiniciam a transmissão dos dados a partir da última marcação recebida em vez de retransmitir todos os dados novamente. Por exemplo, você está baixando e-mails de um servidor de e-mails e a rede falha. Quando a rede voltar a estar operacional, a sua tarefa continuará do ponto em que parou, não sendo necessário reiniciá-la. Note que nem todos os protocolos implementam esta função.
  • Camada 4 – Transporte: Nas redes de computadores os dados são divididos em vários pacotes. Quando você está transferindo um arquivo grande, este arquivo é dividido em vários pequenos pacotes. No computador receptor, esses pacotes são organizados para formar o arquivo originalmente transmitido. A camada de Transporte é responsável por pegar os dados enviados pela camada de Sessão e dividi-los em pacotes que serão transmitidos pela rede. No computador receptor, a camada de Transporte é responsável por pegar os pacotes recebidos da camada de Rede e remontar o dado original para enviá-lo à camada de Sessão.  Isso inclui controle de fluxo (colocar os pacotes recebidos em ordem, caso eles tenham chegado fora de ordem) e correção de erros, tipicamente enviando para o transmissor uma informação de reconhecimento (acknowledge), informando que o pacote foi recebido com sucesso. A camada de Transporte separa as camadas de nível de Aplicação (camadas 5 a 7) das camadas de nível Rede (camadas de 1 a 3). As camadas de Rede estão preocupadas com a maneira com que os dados serão transmitidos e recebidos pela rede, mais especificamente com os pacotes são transmitidos pela rede, enquanto que as camadas de Aplicação estão preocupadas com os dados contidos nos pacotes, ou seja, estão preocupadas com os dados propriamente ditos. A camada 4, Transporte, faz a ligação entre esses dois grupos.
  • Camada 3 – Rede: Esta camada é responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada também determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino, levando em consideração fatores como condições de tráfego da rede e prioridades.
  • Camada 2 – Link de Dados: Essa camada (também chamada camada de Enlace) pega os pacotes de dados recebidos da camada de rede e os transforma em quadros que serão trafegados pela rede, adicionando informações como o endereço da placa de rede de origem, o endereço da placa de rede de destino, dados de controle, os dados em si e uma soma de verificação, também conhecida como CRC. O quadro criado por esta camada é enviado para a camada Física, que converte esse quadro em sinais elétricos (ou sinais eletromagnéticos, se você estiver usando uma rede sem fio) para serem enviados através do cabo de rede. Quando o receptor recebe um quadro, a sua camada de Link de Dados confere se o dado chegou íntegro, refazendo a soma de verificação (CRC). Se os dados estiverem o.k., ele envia uma confirmação de recebimento (chamada acknowledge ou simplesmente ack). Caso essa confirmação não seja recebida, a camada Link de Dados do transmissor reenvia o quadro, já que ele não chegou até o receptor ou então chegou com os dados corrompidos. 
  • Camada 1 – Física: Esta camada pega os quadros enviados pela camada de Link de Dados e os transforma em sinais compatíveis com o meio onde os dados deverão ser transmitidos. Se o meio for elétrico, essa camada converte os 0s e 1s dos quadros em sinais elétricos a serem transmitidos pelo cabo; se o meio for óptico (uma fibra óptica), essa camada converte os 0s e 1s dos quadros em sinais luminosos; se uma rede sem fio for usada, então os 0s e 1s são convertidos em sinais eletromagnéticos; e assim por diante. No caso da recepção de um quadro, a camada física converte os sinais do cabo em 0s e 1s e envia essas informações para a camada de Link de Dados, que montará o quadro e verificará se ele foi recebido corretamente.
  • Amei 1

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Olá amigos!

Em 1° lugar pelo tutorial prático e de fácil entendimento.

Meu nome é Ciro. Sou recém-formado em Tecnologia em Análise de Sistemas e atualmente, estou trabalhando como docente em um Centro Estadual de Educação aqui na Bahia na área de Redes, em Regime de REDA. Já estudei o modelo OSI na faculdade porém, algumas duvidas crueis me perseguem:

1- Por que estudar o modelo OSI se o padrão de transmissão de dados pela rede (segundo pesquisas que fiz em vários sites) é o TCP/IP?

2- O padrão OSI é usado em algum modelo de rede? Se sim, como saber/diferenciar qual o padrão está sendo utilizado e poder explicar de forma 'prática' isso aos meus alunos?

Espero muito que alguem possa me ajudar nisso. Eu sou uma pessoa perfeccionista e detesto fazer as coisas de qualquer forma e por isto, não tenho nenhuma vergonha de admitir que não sei tudo. Aliás, não sei quase nada diante do universo que é a informática. Conto com a ajuda de vocês para elucidar estas duvidas e poder de forma segura, passar o conhecimento correto aos meus alunos!!

Abraços,

Ciro Leal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Por que estudar o modelo OSI se o padrão de transmissão de dados pela rede (segundo pesquisas que fiz em vários sites) é o TCP/IP?

o modelo OSI e usado como referencia para o TCP/IP

2- O padrão OSI é usado em algum modelo de rede? Se sim, como saber/diferenciar qual o padrão está sendo utilizado e poder explicar de forma 'prática' isso aos meus alunos?

hoje em dia so USAMOS o TPC/IP!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Por que estudar o modelo OSI se o padrão de transmissão de dados pela rede (segundo pesquisas que fiz em vários sites) é o TCP/IP?

o modelo OSI e usado como referencia para o TCP/IP

2- O padrão OSI é usado em algum modelo de rede? Se sim, como saber/diferenciar qual o padrão está sendo utilizado e poder explicar de forma 'prática' isso aos meus alunos?

hoje em dia so USAMOS o tópico/IP!

Raniel, o modelo OSI não é usado como referencia para o TCP/IP, pois o TCP/IP nasceu ANTES do modelo OSI. Isso foi na epoca da ARPANET.

Uma correção para o conteúdo do Gabriel Torres: As camadas, no modelo OSI, só comunicam com sua camada imediatamente superior, exceto a camada de aplicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gente, estou começando a me aprofundar neste assunto. E gostaria que tirassem minhas duvidas.

Se falei baboseiras peço desculpas, mas é o que entendi do assunto

1)Quais as camadas em que o roteador e o computador são responsaveis?

2)Os quadros que vocês falam da primeira camada seriam os binários, certo?

3)Na camada 3 o que vocês queriam dizer com endereços lógicos e fisicos?

4)Na camada 4 como é que os dados são divididos em pacotes, sendo que na são só numeros(0 e 1)

como consegue dividir isso?(Devo ter falado babosera nessa peço desculpas) mas queria entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1)Quais as camadas em que o roteador e o computador são responsaveis?

O roteador trabalha na camada três. As aplicações do computador não fazem parte do modelo OSI. Elas comunicam-se com a camada sete (Aplicação).

2)Os quadros que vocês falam da primeira camada seriam os binários, certo?

Os dados em todas as camadas são binários, mas entendi o que você quer dizer e sim, é isso que você falou.

3)Na camada 3 o que vocês queriam dizer com endereços lógicos e fisicos?

Endereço físico: endereço MAC

Endereço lógico: endereço IP

4)Na camada 4 como é que os dados são divididos em pacotes, sendo que na são só numeros(0 e 1)

como consegue dividir isso?(Devo ter falado babosera nessa peço desculpas) mas queria entender.

Cada camada adiciona cabeçalhos, e neste cabeçalho há sequências especificas onde o receptor consegue identificar a sequencia e com isso dividir os dados. Por exemplo, no cabeçalho diz que há x bits de dados e por causa do protocolo usado o receptor sabe quantos bits formam o cabeçalho.

Recomendo ainda a leitura do meu livro, que esclarece essas e muitas outras dúvidas:

https://www.clubedohardware.com.br/livros/esgotados/redes-1%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o-2009-r19/

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1)Eu confundo com um cabo de transmissão e nos meus estudos diz que ele é pra ser

usado mais na área de intranet a longa distância, mas veja bem, ficaria estranho

eu fazer cabeamento de frame relay por exemplo da minha casa até a alcides maya.

2)A Rede ATM é mais utilizada nas transmissões de dados a longa distância por exemplo.:de Porto Alegre até Caxias do Sul.

3)Redes orientada a conexões(ou redes não orientada a conexões). Seria um tipo de método?

4)Sobre a camada de enlace e a camada de transporte os dois falam de correção de erros de

dados, então na minha logica diria que os dois assumem o mesmo papel sendo que o transporte

é usado apenas para certificar se está tudo certo.correto?

Edit.: Eu e meu professor indicamos seu livro pra Alcides Maya sobre Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1)Eu confundo com um cabo de transmissão e nos meus estudos diz que ele é pra ser

usado mais na área de intranet a longa distância, mas veja bem, ficaria estranho

eu fazer cabeamento de frame relay por exemplo da minha casa até a alcides maya.

Não existe "cabeamento de Frame Relay". Frame relay é um tipo de rede que você contrata de uma operadora de telefonia.

2)A Rede ATM é mais utilizada nas transmissões de dados a longa distância por exemplo.:de Porto Alegre até Caxias do Sul.

Sim, mas existem outras. Lembrando que são redes oferecidas por empresas de telefonia e similares.

3)Redes orientada a conexões(ou redes não orientada a conexões). Seria um tipo de método?

Refere-se se a rede confirma ou não o recebimento de pacotes. Uma explicação mais detalhada está em meu livro.

4)Sobre a camada de enlace e a camada de transporte os dois falam de correção de erros de dados, então na minha logica diria que os dois assumem o mesmo papel sendo que o transporte

é usado apenas para certificar se está tudo certo.correto?

Qualquer camada pode fazer correção de erros. Na prática, porém, se isso ocorresse, a rede ficaria muito lento. Por isso, na prática, em geral esse papel é desempenhado pela camada Transporte. Há informações mais detalhadas em meu livro, que eu recomendo que você compre e leia...

Abraços,

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...