Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Os efeitos do “adblock” no Clube do Hardware

       
 18.866 Visualizações    Editoriais  
 90 comentários

Neste editorial discutimos o impacto do uso de bloqueadores de propaganda em nosso site.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

A parte mais difícil da vida de um empresário é lidar com situações adversas cuja solução não depende de si. Ser empresário no Brasil é muito mais difícil do que em países desenvolvidos pelas questões que todos nós já estamos carecas de conhecer, tais como crises, burocracia, regras que mudam no meio do jogo, um dos sistemas tributários mais complicados do mundo, a cultura brasileira do “jeitinho”, a dificuldade de muitos brasileiros entenderem o real significado de “propriedade privada”, os brasileiros que quererem tudo de graça, etc., etc., etc. Costumo dizer que para ser um empresário de sucesso no Brasil, um empreendedor precisa ser dez vezes melhor que um empreendedor em um país desenvolvido.

Crises e imprevistos fazem parte do jogo. Nesta atual, de 2014/2015, nossos anunciantes (com a exceção de apenas um) simplesmente sumiram, o que é compreensível. Com isso, temos de preencher nosso espaço publicitário com redes de anúncios, que pagam bem menos e, para compensar, temos de ter mais propagandas do que gostaríamos de ter em nosso site para podermos gerar um faturamento que pelo menos cubra as nossas despesas.

O “efeito Facebook”, que já discutimos em dois editoriais (ver aqui e aqui), causou uma abrupta queda em nosso tráfego e, consequentemente, faturamento.

E temos ainda o efeito do uso de programas do tipo “adblock”, que impedem que nossas propagandas sejam exibidas. Estimamos que pelo menos 30% de nossos usuários bloqueiam as propagandas do nosso site, ou seja, nosso faturamento, que atualmente é muito menor do que era há três anos, é pelo menos 30% menor do que potencialmente poderia ser por “culpa” dos nossos próprios usuários. A situação tende a piorar. O pessoal do site Guru3D, por exemplo, postou um editorial recentemente informando que metade de seus usuários usam bloqueadores de anúncios.

Nota: alguns usuários se justificam dizendo que temos muitas propagandas “irritantes”. Não é nossa intenção ter anúncios deste tipo. Por exempo, recentemente tivemos um problema de banners do tipo “pop-up” que apareciam em dispositivos móveis, mas era um bug de configuração em uma das redes que usamos que foi resolvido graças à reclamação dos usuários. Outro exemplo são de banners “piscantes” do tipo “você ganhou, clique aqui”, mas não é o tipo de propaganda que queremos aqui. É só você reclamar conosco que removemos. O problema, como explicado acima, é que estamos tendo de ter mais anúncios que o normal para compensar a perda de faturamento ocasionada pela crise e continuarmos operando no azul. Mas, como discutimos neste tópico, tentamos ser transparentes a respeito das novas propagandas e sempre que possível removemos propagandas.

Por conta desses três fatores, o faturamento do Clube do Hardware é hoje apenas 25% do que costumava ser há três anos, sendo que nossas despesas aumentaram, pois temos de aumentar os honorários dos nossos colaboradores de tempos em tempos para compensar a inflação.

Atualmente vamos sobrevivendo, mas sinceramente não sabemos até quando. Se formos pensar apenas no lado “business” do site, teríamos encerrado nossas atividades em 2014. E se a proporção dos usuários que usam bloqueadores de anúncios continuar aumentando a ponto de não conseguirmos mais pagar as nossas contas, não veremos alternativas a não ser começar a parar de publicar artigos e, eventualmente, fecharmos as portas.

Vivemos um paradoxo, que é exarcebado pela cultura brasileira de querer tudo de graça: os usuários gostam do nosso site, mas ao mesmo tempo se acham no “direito” de bloquearem as nossas propagandas e cortarem o nosso faturamento – este que justamente permite publicarmos artigos e mantermos nosso fórum de discussões no ar. Se todo mundo usar bloqueadores de anúncios, todos os sites de conteúdo com acesso grátis, como o nosso, sairão do ar.

O modelo de negócios que utilizamos é o mesmo da maioria dos sites de conteúdo do mundo: nossos usuários têm acesso total ao nosso conteúdo sem a necessidade de qualquer tipo de cadastro ou pagamento, mas precisamos ter propagandas para bancar nossos custos.

Em 2014, criamos um sistema “anti-adblock”, que fazia com que fosse mostrada uma mensagem explicando como o “adblock” era nocivo ao nosso negócio, e impedia o acesso do usuário ao nosso site e fórum. Alguns usuários ficaram furiosos conosco!

Veja bem: o usuário está impedindo propositadamente a gente de ganhar dinheiro, que será usado para pagar os custos do site (que ele gosta, do contrário ele não estaria acessando, não é mesmo?) e fica “p” da vida porque estamos falando que ele não pode fazer isso? O que ele acharia se fossemos até o trabalho dele e hackeássemos o computador que gera a folha de pagamentos para que ele não fosse mais pago, mas ele continuasse trabalhando normalmente? É exatamente a mesma coisa.

A quantidade de mensagens negativas que recebemos foi enorme, em sua grande maioria escritas em tom extremamente agressivo. Algumas das pérolas, só para vocês terem uma amostra do que temos de aturar em nosso dia a dia (e depois tem gente que acha que ter um negócio online é fácil):

  • “Vocês estão tirando o meu direito adquirido de acessar o site de vocês sem propagandas”. É mais ou menos como se o usuário frequentasse um clube sem ser sócio por que descobriu que não havia verificação na portaria; aí instalaram uma roleta e o usuário reclama que o clube “tirou o direito adquirido” dele de acessar o clube de graça;
  • “Vocês são ricos, uma meia dúzia de usuários usando bloqueadores não farão diferença”. Primeiro, não são só uma meia dúzia (30% de cinco milhões são 1,5 milhão de pessoas). Segundo, mostra como algumas pessoas acham “pecado” ganhar dinheiro honestamente (e, o agravante neste caso, que é para benefício do próprio usuário). Terceiro, comentários desse tipo mostra bem como determinados usuários têm dificuldade de entender o real significado de “iniciativa privada”;
  • “Vocês ganham dinheiro de outras formas”. Por favor, gostaríamos de saber quais formas são essas (a única que eu imagino é através dos meus livros, mas, com a crise, as vendas estão mortas – mas isto é papo para outra oportunidade);
  • “O alto índice de usuários usando bloqueadores no site indica que o conteúdo de vocês é irrelevante”. Então por que você está acessando o nosso site ou perdendo o seu tempo escrevendo uma bobagem dessas?
  • “Dessa forma vocês vão perder todos os seus usuários”. Não, perderíamos apenas os usuários que utilizam “adblock”, que são usuários que geram despesas para a gente (por consumir largura de banda e recursos dos servidores), mas não geram nenhuma receita. Do ponto de vista prático, perder tais usuários seria benéfico, pois diminuiria o uso dos nossos servidores. Do ponto de vista comercial, como as visualizações de página geradas pelos usuários que utilizam “adblock” não carregam nenhum anúncio, tais visualizações não são contabilizadas e, portanto, já não são utilizadas nas estatísticas que divulgamos aos nossos anunciantes.

A solução que demos foi o projeto “acesso VIP”, onde o usuário, através de um pagamento, pode acessar o nosso site e fórum sem propagandas e ter alguns benefícios exclusivos. Tivemos a adesão de poucos usuários. Inclusive, deixe sua opinião nos comentários deste editorial sobre o motivo de termos tido poucas adesões.

Uma solução mais radical poderia ser simplesmente removermos todas as propagandas, mas tornar o acesso ao nosso site e fórum pago. Não acreditamos que teríamos sucesso, pois, como já mencionado, brasileiro em geral só quer as coisas se for de graça (uma pessoa pagaria e daria a senha para todos os seus amigos, além de colocá-la na Internet).

Como você pode nos ajudar a continuarmos no ar:

  1. Desabilite o “adblock” para o nosso site.
  2. Considere tornar-se um membro VIP.
  3. Acesse a página principal do nosso site diariamente ou então use um leitor RSS para verificar se há algum conteúdo novo publicado. Não confie no Facebook para ser alertado sobre novo conteúdo, pois o que publicamos no Facebook só é mostrado para cerca de 1% de nossos usuários (clique aqui para entender melhor).
  4. Configure o seu Facebook para aumentar a probabilidade de você ver nossas publicações.

Se mesmo depois de toda essa explicação você quiser continuar usando bloqueadores de anúncio em nosso site, tudo bem. Só não venha depois reclamar ou postar comentários em redes sociais dizendo como ficou “triste” quando tivermos que tirar o site do ar.

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários




Um dos principais usos do site é para recomendação de hardware, existe a possibilidade de entrar em contato com pichau, kabum, mamute, balão, terabyte, etc... para tentar um programa de afiliados?

Assim os usuários ao sugerirem um produto poderiam usar um link criado pelo site para gerar comissão e quem sabe até mesmo um desconto para os usuários.

Acredito que uma comissão sobre "tudo" comprado devido as recomendações do site poderia elevar a receita e até mesmo vincular esses possíveis cupons de desconto com a área VIP para gerar receita de uma forma diferente...


 

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

Eu geralmente costumo desativar o AdBlock em sites que gosto do conteúdo, pois como trabalho com marketing digital sei que muito da receita de vocês depende diretamente destes anúncios.

Mas o que eu realmente sinto no Clube do Hardware é que a quantidade de anúncios é excessiva e o layout do site faz com que toda a atenção fique somente para os anúncios.

Antes da primeira rolagem do site são 3 anúncios e há anúncios dentro do conteúdo, anúncio este que se você passar o mouse por cima começa a emitir som.

Recomendo a leitura do seguinte artigo: http://searchengineland.com/google-updates-page-layout-algorithm-go-sites-top-heavy-ads-183929

 

Outro ponto que vale a pena ser abordado é a largura do layout. Vocês poderiam utilizar mais espaço da tela, exibir letras um pixel maiores com um pouco mais de espaçamento entre as linhas para facilitar a leitura.

Há muito espaço para se utilizado para propagandas, mas se elas aparecem do tipo pop-up realmente incomodam, pois ficam a frente do conteúdo.

Não consegui anexar aqui as imagens que gostaria, mas espero ter colaborado.
 

5 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não uso adblock mas também não acho q esse site tenha propagandas demais. Tem sites que tem muito mais propagandas e mais destacadas também.

Lamento saber o "sacrificio" que fazem para manter um site desses no ar e parabenizo o trabalho que fazem.

Eu particularmente sempre entro para ver os artigos e tento ajudar no que eu puder no forum, mas o q vem me irritando é gente pedindo ajuda no forum (normalmente problemas de hardware ou querendo dicas para comprar um PC novo) e vejo a data de criação do perfil é mesma da data de criação do tópico, ai o pessoal ajuda esse novo membro e após isso ele nunca mais entra no forum e nem entra no site. Eu agora já antes de responder no forum vejo se o membro tem um certo tempo de participação no forum.

Não seria possivel impedir que novos membros criem tópicos até que tenham um certo numero de post's??? Acho q limparia um pouco o numero de tópico futeis no forum.

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia talvez fazer assim, quem responde nos tópicos ás perguntas rotineiramente e recebe "joinhas" ( likes ) frequentemente estaria livre de propagandas por ajudar o fórum a se manter importante como fonte de informação.

 

Uma resposta bem dada que ajude a solucionar problemas vale dinheiro para muita gente.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma resposta bem dada que ajude a solucionar problemas vale dinheiro para muita gente.

 

A questão é q todo mundo quer que alguem lhe de essa resposta de graça ao invés de ir a um técnico e ter de pagar para resolver o problema.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é q todo mundo quer que alguem lhe de essa resposta de graça ao invés de ir a um técnico e ter de pagar para resolver o problema.

 

É por isso que o fórum ainda é acessado.

 

Tem gente disposta a meter a mão na obra para economizar uns caraminguás mas outros preferem pagar a alguém ou assistência técnica.

 

Outros são técnicos em busca de uma solução para seu cliente já que ele sozinho não consegue resolver e este espaço é muito utilizado por técnicos.

 

O setor de remoção de malwares também precisava ser melhorado pois leva muito tempo ( dias ) para dar respostas e as pessoas desistem do fórum para limpar seus PCs.

 

O Gabriel precisa conhecer o "Yahoo Respostas" onde muita gente entra para solucionar coisas banais que não são postadas aqui no "fórum dos técnicos" e que tira muito do acesso daqui.

 

Há também os que frequentam este fórum e o próprio site frequentemente para aprender e ensinar aprendendo.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não sou um usuário muito ativo e não tenho condição no momento de pagar o vip. porém gosto muito do trabalho que fazem e achei justo e explicativo o texto que fizeram. O minimo que posso fazer é desabilitar o adblock.

 

 

Continuem com o excelente trabalho e obrigado pela honestidade com os usuários.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

O Gabriel precisa conhecer o "Yahoo Respostas" onde muita gente entra para solucionar coisas banais que não são postadas aqui no "fórum dos técnicos" e que tira muito do acesso daqui.

 

 

Tenho 99,99% de certeza que o gabriel conhece. E se tu acha q a respostas de lá tem confiabilidade e certeza de estarem corretas, voce deve ser meio ingenuo.

 

Só para comparação, participo do forum XDA developers e lá em alguns locais no fórum membros novos não podem criar tópicos antes de terem um certo numero de postagens. E não vejo sinal de abandono, bem pelo contrario muitos acessos.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho 99,99% de certeza que o gabriel conhece. E se tu acha q a respostas de lá tem confiabilidade e certeza de estarem corretas, voce deve ser meio ingenuo.

 

Só para comparação, participo do forum XDA developers e lá em alguns locais no fórum membros novos não podem criar tópicos antes de terem um certo numero de postagens. E não vejo sinal de abandono, bem pelo contrario muitos acessos.

 

Sim, podem não ser respostas muitas vezes confiáveis mas é onde o povo vai buscar mesmo não tendo resposta nenhuma.

 

Isso de limitar o acesso dos novatos só os espantaria para outros locais.

 

E tem mais, o povão ao pesquisar a solução do seu problema no Google é direcionado para os tópicos abertos nesse "Yahoo Respostas".

Editado por Henrique - RJ
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto. Desativado o meu Adblock Plus ao site.

 

Não lembro se já em 1996 eu acessava ao site, mas lembro que eu sempre buscava no caderno de Informática da Folha de S.Paulo os artigos do Gabriel Torres. Só lembro agora que o link para o site era outro, acho que era "www.gabrieltorres.com.br". Testei ele aqui e funcionou.

 

Quanto a reclamar de propagandas, logo que desativei e atualizei, apareceu um vídeo com áudio bem alto de um comediante MTV. Se ele não tivesse áudio ou não fosse um vídeo, eu ficaria muito grato. Já quanto aos sites que mostram nádegas afeminadas (Hj é impossível ter a certeza se são femininas mesmo), não gosto, pois de vez em quando recebo meu pai, minha mãe, namorada, etc, e me sinto incomodado, MAS, compreendo a situação atual e a isso eu dou um jeito.

 

Sobre o Yahoo! respostas, seria interessante mesmo àqueles que entram no site com segundas intenções, que só querem fazer uma perguntinha e escapulir sem agradecer. Há ainda alguns que lhe fazem a bendita pergunta aí você vai e ajuda ao pacato cidadão. então ele se mostra satisfeito e ao pedir o fechamento do tópico, escolhe a resposta dele como a "melhor resposta". Aí só me resta torcer uma toalha de rosto, morder e berrar.

 

Havia me esquecido do "Acesso vip". Acho que vou aderir, pois 8 reais por mês não é difícil pra mim, já que faço uso do fórum para aprender (a área de eletrônica daqui é uma das melhores do Brasil, se não a melhor) e compartilhar conhecimentos.

 

(; ;)

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gurizada para pessoas leigas como eu, nem imiginava tamanho estrago que porém fazer um programinha como esse!!! Desativando essa ***** de "ADBLOCK" EM 3..2..1.... :D  ( PEÇO DESCULPA AO PESSOAL DO Clube do Hardware)     #chateado 

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irei aderir ao programa de membros vips quando o CdH voltar a ter mais artigos interessantes, por enquanto o portal anda meio parado se comparado a 5 anos atrás.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irei aderir ao programa de membros vips quando o CdH voltar a ter mais artigos interessantes, por enquanto o portal anda meio parado se comparado a 5 anos atrás.

O ***** é esse ponto.

Ou os editores do CdH aceitam um "salário/remuneração" menor para poder manter o nível e quantidade dos artigos e com isso atrair usuários dispostos a ajudar através da classe VIP.

Ou os usuários começam a ajudar através da classe VIP para que os editores do CdH fiquem com o mesmo "salário/remuneração" para mantar o nível e quantidade dos artigos.

 

 

Na minha opinião ambos os lados tem que ceder um pouco, eu como não tenho dinheiro sobrando no momento contribuo como site mantendo o adblock desativado aqui.

Se todos ajudassem com a classe VIP ou pelo menos deixassem o adblock desativado aqui (e quando aparecesse alguma propaganda fiadamãe reportassem para o CdH desativar) acredito que a situação melhore tanto a curto como longo prazo.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano. Patreon, pls. 

 

O fato é que, por mais o site reclame que precisa de dinheiro, a curadoria previa dos anuncios (ou a escolha de uma boa adnetwork) não é feita (ou n pode ser feita). Acredito que usuários n se importam com anuncios SE eles não interromperem (piscam, popam, mexem, prometem sexo casual) a dinâmica da leitura do conteudo. Ai, os sites de conteudo acabam sofrendo se n tem esse cuidado prévio.

 

Por isso, acho q o legal, por enquanto, usar o patreon. você vai se surpreender na quantidade de pessoas q vão contribuir (ainda mais com a quantidade de publico que vocês tem). Concomitante a isso, poderiam fazer uma prestação de contas do site (hospedagem, freelancers, salario dos editores).

 

Só reclamar muito no twitter n adianta... desculpe meus caros, mas n irei desativar o adblock se vocês n cuidarem previamente dos anuncios. Se a crise tá batendo, é hora de testar novas estratégias e pedir ajuda p quem quer contribuir.

Editado por Gabriel Torres
Post saiu triplicado. Removi as repetições.
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que estão totalmente equivocados nessa declaração. Sou membro bem antigo do fórum e do site e parei de acessar a muito tempo mas não tem nada a ver com o que disseram na postagem. A questão é que o mundo evolui e as tecnologias e o ambiente também, então se o site está lucrando 25% do que lucrava antes, a responsabilidade é totalmente do criador e gestor do negócio.

 

Existem vários sites do mesmo segmento que cresceram nos últimos anos como os do grupo NZN por exemplo. Eu acesso o Tecmundo todo dia independente de facebook ou não.

 

Já pararam pra dar uma olhada na página de vocês e comparar com os sites mais visitados desse segmento? Sabem o que é HTML5? CSS3? Layout reponsivo, template pra dispositivos móveis etc?

 

A lamentação de vocês é a mesma da blackberry que ta quase falindo depois que os smartphones passaram a fazer sucesso e eles ficaram para trás.

 

Entendam que o mundo evolui e vocês precisam caminhar junto ou então ir na frente em inovação pra conseguir crescer e se destacar. Achar que à 5 anos atrás o negócio dava certo e então é só deixar parado do mesmo jeito que vão continuar lucrando... Sinto muito mas estão totalmente equivocados.

 

A verdade é que foram omissos demais esse tempo todo. O site poderia ter crescido muito mais se tivessem acompanhdado o mercado, com uma página no youtube por exemplo pra postar análises etc, um layout acompanhando as novas tecnologias, ao invés de criticarem as redes sociais poderiam ter aproveitado pra divulgar as postagens e análises igual os grandes estão fazendo. O problema é que demoraram demais e só estão acordando agora.

 

Enfim, acredito que poderiam ter usado isso tudo ao favor e terem cresido muito mais. Esse ideia de site pago ou ficar choramingando pro povo desativar AdBlock, na minha opinião é um tiro no próprio pé e um atestado de incompetência.

 

Entendam isso como uma crítica construtiva e não um chingamento. Sempre fui fã du Clube do Hardware e desejo tudo de bom pra vocês.

Editado por raibom
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Propaganda é a alma do negócio haja visto as camisas de jogadores de futebool bem como demais esportes, e a F1 então nem se fala, e no macacão, no carro, no capacete, anuncios envolvendo milhões, então não há de se falar em um lugar hoje isento delas, a tv paga, cuja proposta inicial era não ter comerciais, vai ver hoje!!!!

Quanto ao Yahoo respostas, parece um local onde vale tudo, é um tal de nego ofendendo outro, palavrões, tópicos de sexo, e como disse o user acima, voce dá uma "googlada" e ele aparece direto, deve ser pago para constar nas primeiras respostas, é raro ver outros fóruns como baboo por exemplo, que tem fama de "puxa-saco" da Microsoft.

Na plataforma anterior aqui do FCH voce fazia uma pesquisa, enchia de posts achados pelo google, aqui do fórum, mas direto do site dele, já diminue e muito; no tocante a usuários, vejo que não é que o cara só quer resolver o problema dele e pronto, talvez ele não curta ou não detenha conhecimento o suficiente para postar, não vejo como "aproveitadores".

Além disso, tem que ver a faixa etária desse pessoal, pode ter garotos de 10, 12 anos ou menos; e posts ditos como "inúteis" também concordo, há muitos, como perguntando configuração; perguntando qual o melhor disso qual o melhor daquilo, ou quanto vale meu pc e por ai vai, mas acho que faz parte uma vez que é um espaço formado apenas por voluntários e na minha visão o máximo que se pode exigir é que cumpram as regras do jogo e quando topar com algo "inútil", faça como eu, ignore e quando não tenho noção em um assunto, não vou pesquisar para poder responder, também ignoro porque não vou ficar procurando no google para depois ser chamado a tirar uma dúvida do que apenas copiei e colei ai não saberei dizer, o máximo que faço pesquisa é quando quero complementar algo ou deixar mais claro do que meu entendimento permite.

As propagandas aqui até que é suportável, vou repetir, tem sites que enquanto voce não clicar na p***** do anúncio ele fica parado na tua cara, pode rolar a página que ele continua, inclusive sombreia o restante, enfim tem coisa muito pior do que aqui, e repetindo o que já disse, compete aos administradores do site buscar recursos através dos anúncios e a nós aceitar tranquilamente face ao acima expôsto.

Acho pior do que propaganda, sites ou fóruns que te obrigam a se cadastrar para ver alguma coisa, algum link, etc, perda de tempo, faço o cadastro e nunca mais volto lá, consultar é uma coisa, participar é outra então não vejo porque fazer cadastro.

Por mim pode continuar com elas todas e de preferência que coloquem ofertas imperdíveis e não apenas divulgar o nome da empresa, se não tiver preço tó fora..............

Editado por Gabriel Torres
Saiu duplicado, removi a duplicidade
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é ainda não li  ainda como o facebook está destruindo a internet,mas irei ler assim que puder,quanto ao Adblock já estou usando desativado aqui,pois o pouco que sei sobre fontes ATX,processadores e placas de video,me baseei muito nesse site,parabéns pela iniciativa,e ensino a equipe de vocês.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Equipe Clube do Hardware,bem,pra mim o negócio é bem simples: SEGURANÇA!!!

Sim,ISSO é o maior RISCO!!

Há tempos atrás,cerca da 1 ano,eu fiquei cheio de popups abrindo no meio do site e alguém de vocês me disse que "era só mudar as configurações,no perfil"!!hahaha... ledo engano,não havia jeito.

Agora sei que era problema do servidor,como vocês disseram aí.

Caso houvesse jeito seguro de pagar VIA BOLETO( nada de cartão de crédito no PC,por favor),bastando enviar o comprovante pra vocês,creio que o pessoal colaboraria.

Se o preço fosse bem acessível,podendo até ter propaganda fixa,sem filmes e barras no pé da página.

poderia fazer até 2 níveis de usuário.Mas pra isso,precisam GARANTIR que não haverá erros,do tipo várias vezes semanais o problema voltar.

Fora isso,eu agora não estou usando o Adblock,mesmo porque não está impossível a navegação no site.

Só este filme que abre sem eu permitir que me enche o saco!! Mas eu rolo a página só para não ver o que eu não consenti.

Se eu for obrigado a ver o tal filme,aí eu prefiro mesmo abandonar de vez o clube.mas enquanto for só fazer este malabarismo,tá valendo... mesmo sendo chato

Valeu!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,
 
Gostaria de agradecer a participação de todos e o altíssimo nível dos comentários, todos muito construtivos e apresentando soluções reais.
 
A seguir debato os pontos mais importantes que comentaram aqui; tentarei ser breve para minha mensagem não virar um testamento, pois foram muitos comentários interessantes.
 

Um dos principais usos do site é para recomendação de hardware, existe a possibilidade de entrar em contato com pichau, kabum, mamute, balão, terabyte, etc... para tentar um programa de afiliados?

Assim os usuários ao sugerirem um produto poderiam usar um link criado pelo site para gerar comissão e quem sabe até mesmo um desconto para os usuários.

Acredito que uma comissão sobre "tudo" comprado devido as recomendações do site poderia elevar a receita e até mesmo vincular esses possíveis cupons de desconto com a área VIP para gerar receita de uma forma diferente...

 
@SamirAbreu
 
Talvez esta tenha sido a melhor ideia que alguém já sugeriu para a gente. Uma solução simples e "limpa" para de fato diminuirmos os anúncios do site. Mas, infelizmente, vivemos no Brasil. As lojas de informática não querem pagar comissão. Como disse neste editorial, querem propaganda sim, mas desde que seja de graça... Aí não dá! Por outro lado, entendo que as margens dos lojistas já é extremamente apertada, não havendo espaço para comissões.
 
Outro detalhe importantíssimo que sua sugestão me fez lembrar e que eu me esqueci completamente de explicar a vocês. Há alguns anos, o Mercado Livre tinha um sistema de comissões que usávamos e faturávamos muito bem com esse sistema (só para uma ideia de proporções, o que ganhávamos do Mercado Livre era mais do que o nosso faturamento total hoje). Por esse motivo, na época, tínhamos bem menos propagandas do que temos hoje. Só que fomos vendo nossas comissões caindo, caindo, caindo sem qualquer explicação. Reclamamos com eles e disseram que não havia nada de errado. Até que caiu a um patamar ridículo e logo em seguida eles anunciaram que estavam acabando com o programa de parceria deles. Coincidência? Sinceramente, acho que não. Acho que foi fraude mesmo, pois eles não queriam mais pagar comissões. Pois é, ainda temos de lidar com esse tipo de coisa.
 
 

Mas o que eu realmente sinto no Clube do Hardware é que a quantidade de anúncios é excessiva e o layout do site faz com que toda a atenção fique somente para os anúncios.

 
@Claudio Leal Neto
 
Agradeço sua mensagem. O que você diz faz sentido, mas como eu expliquei no próprio editorial, o excesso de anúncios se dá justamente pela queda do nosso faturamento. Tão logo o faturamento volte a aumentar, teremos o maior prazer em desativar anúncios, como eu fiz no passado (veja o histórico do seguinte tópico que você verá eu anunciando a remoção de propagandas: http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1080882-sobre-as-propagandas-do-nosso-site/?view=getnewpost
 
Quanto ao layout do site, você está coberto de razão e é algo que estamos cientes e pretendemos modificar. O problema é que neste ponto, para mudar o layout do site para outro melhor, teremos também de modificar a plataforma semi-proprietária que usamos para uma nova plataforma como a WordPress e como não há plugins do WordPress para todas as funções que temos hoje, teremos de contratar um programador para criá-los, enfim, há o trabalho adicional de migração de plataforma, que por si só é complicada, além da mudança do layout. Mas é algo que começaremos a desenvolver internamente a partir do mês que vem, e esperamos ter essa migração pronta no primeiro trimestre de 2016.
 

Poderia talvez fazer assim, quem responde nos tópicos ás perguntas rotineiramente e recebe "joinhas" ( likes ) frequentemente estaria livre de propagandas por ajudar o fórum a se manter importante como fonte de informação.
 
Uma resposta bem dada que ajude a solucionar problemas vale dinheiro para muita gente.

 
Henrique, pensamos em fazer isso e chegamos a debater essa ideia internamente. Mas dado à nossa experiência passada, há no fórum muitos usuários com o perfil de "carentes de likes" e com certeza ia começar a ter usuário correndo atrás de like postando qualquer bobagem e fazendo "campanha" só para conseguir atingir o limite e acessar o site/fórum sem propagandas. Porém, em princípio sua ideia é muito boa e vou pensar alguma forma de implementá-la, mas entenda essa dificuldade que eu expliquei.
 
@ricardospimentel eu escrevia no "O DIA" (RJ) durante 1996 e 2007.
 
Aliás, por falar nisso, pensando aqui de repente seria o caso de eu criar uma promoção para o acesso VIP? Pois eu criei quatro planos (1 mês, 3 meses, 6 meses e 1 ano), os planos mais populares são de 1 mês e de 1 ano, que mostra bem o perfil de quem quer ajudar (no primeiro caso, dando uma força simbólica e, no segundo, mostrando que realmente quer nos ajudar). De repente ter apenas um único plano, de um ano, com um preço bem mais baixo? Opiniões sobre os preços atuais também são bem-vindas.
 

O ***** é esse ponto.
Ou os editores do CdH aceitam um "salário/remuneração" menor para poder manter o nível e quantidade dos artigos e com isso atrair usuários dispostos a ajudar através da classe VIP.
Ou os usuários começam a ajudar através da classe VIP para que os editores do CdH fiquem com o mesmo "salário/remuneração" para mantar o nível e quantidade dos artigos.
 
 
Na minha opinião ambos os lados tem que ceder um pouco, eu como não tenho dinheiro sobrando no momento contribuo como site mantendo o adblock desativado aqui.
Se todos ajudassem com a classe VIP ou pelo menos deixassem o adblock desativado aqui (e quando aparecesse alguma propaganda fiadamãe reportassem para o CdH desativar) acredito que a situação melhore tanto a curto como longo prazo.


Correr, sua colocação foi perfeita, é exatamente este o dilema. Por exemplo, o @Jorno reclama que não temos tantos artigos quanto há 5 anos. Só que atualmente nosso faturamento é 25% do que era há cinco anos, com despesas maiores... Entendeu o problema? Fica difícil. Atualmente, Jorno, passo por uma fase pessoal muito complicada e depois de 20 anos fazendo a mesma coisa, estou diminuindo um pouco o meu ritmo de trabalho (pesquisa "síndrome de burnout" para entender melhor). Se você reparar, os testes de produtos estão todos sendo feitos pelo @Rafael Coelho. Eu continuo escrevendo artigos, mas estou atuando cada vez mais em uma posição de supervisão. Eu não tenho mais como ficar trabalhando 12-14 horas por dia como eu fazia na época que você menciona.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK Gabriel, você me convenceu. Propagandas liberadas para o CdH.

 

Acredito eu que o pessoal usa o AdBlock e outras extensões que bloqueiam propagandas (como o Ghostery, por exemplo) por um outro motivo: Para ter um pouco (nem que seja um mínimo) de privacidade enquanto navegam na Internet. Vamos falar a verdade. Esses gigantes da informática (Google, Amazon, Apple, Facebook, Microsoft et caterva) ganham os bilhões que ganham violando veladamente a privacidade alheia.

 

Eu pelo menos uso por causa disso.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fulvio Longhi realmente não dá para fazer a curadoria prévia dos anúncios, por causa da maneira como as redes de anúncio funcionam. Como explicado, ao encontrar uma propaganda intrusiva ou de baixa qualidade, é só nos avisar que removemos. Exemplo real: http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1140025-banners-piscantes-tipo-%C3%A1rvore-de-natal/

 

Mas veja que usamos redes de anúncio por que nossos anunciantes sumiram com a crise atual de 2014/2015. Quando tínhamos mais anunciantes, a qualidade dos anúncios era melhor por conta disso (não termos de depender tanto das redes de anúncios).

 

Agora você toca em um ponto interessante e que gostaria de uma opinião sua. Você diz que precisamos pedir ajuda para quem quer contribuir. E pedimos (acesso VIP), só que quase ninguém quer contribuir... Por que será? Qual é a sua opinião?

 

Quanto à sua sugestão de abrir nossas receitas e despesas, nós somos uma propriedade privada, não uma instituição de caridade. Aliás, acho que esse é um dos problemas, muita gente, por algum motivo que eu ainda não entendi (talvez a questão de muitos brasileiros acharem que ganhar dinheiro honestamente é pecado) acha que devemos ser uma instituição de caridade. Nossa empresa é uma empresa como outra qualquer. Temos de dar lucro, do contrário não faz o menos sentido existirmos. Trabalhar "por amor" não paga as contas.

 

Curioso que você aparentemente gosta do nosso site (ou do contrário não teria vindo aqui comentar), mas ao mesmo tempo constribui com a nossa falência por usar adblock (e admitir, com orgulho, que usa). Não é um exemplo prático do que justamente explicamos no editorial?

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente, não me importo (muito) com propagandas, afinal, elas estão em todos os lugares da internet, inclusive em sites de e-commerce, o que acho até meio ridículo, pois quando estou numa pagina de alguma loja e me deparo com propagandas da concorrência me vem a pergunta "você está me direcionando a atenção pro seu concorrente, por que?", mas enfim, se até grandes varejistas estão recorrendo a isso pra se manterem, é compreensível que um site gratuito e de qualidade também recorra a esse expediente pra se manter.

 

Do que não gosto: Desses vídeos chatos que abrem e fecham no meio do texto, e que ativam o som quando se passa o mouse por eles, preferiria mil vezes que fossem fixos, e claro dos pop-ups, especialmente daquele que ficava no pé da pagina e abria quando se passava o mouse também, e que graças a Deus vocês tiraram.

 

Em relação a quantidade de artigos, também notei a diminuição da freqüência, mas acho que atualmente a "bola da vez" do hardware é o smartphone e (também o tablet) e como o foco do site sempre foi o PC - especialmente o desktop - me pareceu um movimento natural que refletia a predisposição da maioria das pessoas em buscar informação em maior quantidade sobre o que mais desperta o interesse deles hoje, que é o mobile. Alias, acho que os computadores estão destinados a virarem um "produto de nicho" no futuro, já que no mercado de jogos tantos os dispositivos "móveis" (smarts, tabletes e até notes - todos eles vendidos prontos e que nos impossibilitam de montá-los) quanto o de consoles parecem "podar" o de computadores "gamer".

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raibom eu não vou rebater ponto a ponto porque eu respeito suas opiniões, mesmo que divergentes. Só te deixo com algo a pensar. Nosso site é e sempre foi nicho, e poderíamos expandir para outras áreas (o que demandaria contratar mais gente, o que no momento não é possível) ou seguir o mesmo plano de outros sites do gênero, que partiram para conteúdo mais curto e superficial. É uma decisão editorial minha não ir por esse caminho. Poderíamos ter crescido mais, mas a que custo? Ao de jogar nossa reputação lá embaixo com artigos medíocres? Leia o seguinte editorial onde falo isso melhor na página 2 dele: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/como-o-facebook-esta-destruindo-a-internet-parte-2/3185
 
Quanto ao YouTube, nós temos sim um canal lá. Porém, analisamos a relação custo/benefício e não compensa produzir vídeos. O quanto ganhamos por vídeo é muito menos do que ganhamos em um artigo tradicional, sendo que é muito mais caro e demanda mais tempo preparar um vídeo. Para ganhar dinheiro com o YouTube você precisa gerar muitos vídeos, o que demanda ainda mais tempo.  Logo, não compensa para a gente. Claro que muitos pensam diferentes, preferem fazer zilhões de vídeos e postarem como um louco. Mas pelo o que eu tenho observado muitos desses "YouTubers" não têm vida e ainda moram com os pais.
 
Quanto ao layout, já respondi sobre esse assunto em minha resposta anterior neste tópico.
 
Digo, ainda, que provavelmente você não é um empreendedor nem um dono de negócio online, do contrário teria uma opinião um pouco diferente.
 

Há tempos atrás,cerca da 1 ano,eu fiquei cheio de popups abrindo no meio do site e alguém de vocês me disse que "era só mudar as configurações,no perfil"!!hahaha... ledo engano,não havia jeito.
Agora sei que era problema do servidor,como vocês disseram aí.


Bem, não me lembro dessa nossa interação anterior, mas se acontecer de você encontrar qualquer propaganda irritante ou pop-up, me avisa que é problema, e temos de resolver. Como explicado, há um limite para as propagandas e não queremos esse tipo de propaganda por aqui. Eu estou cuidando dessa questão pessoalmente e estamos sendo bem mais rápidos na solução desse tipo de problema. Basta abrir um novo tópico no fórum "Comentários, Elogios, Críticas e Sugestões sobre o Clube do Hardware" que eu cuido pessoalmente do problema: http://forum.clubedohardware.com.br/forum/26-comentários-elogios-críticas-e-sugestões-sobre-o-clube-do-hardware/
 

Caso houvesse jeito seguro de pagar VIA BOLETO( nada de cartão de crédito no PC,por favor),bastando enviar o comprovante pra vocês,creio que o pessoal colaboraria.

 
Infelizmente só temos como aceitar via PayPal, pois é um sistema automatizado. Se fossemos adicionar outras formas de pagamento, como boleto ou depósito, teríamos de contratar uma pessoa para fazer esse controle manualmente, e como o faturamento do acesso VIP é de menos de R$ 100/mês, não compensa. Sendo que você pode transferir da sua c/c para o PayPal e do PayPal para cá.
 
Mas, sendo muito sincero contigo, poderíamos ter todas as formas de pagamento existentes no planeta, e ainda teria gente reclamando. Viámos isso quando tínhamos nossa loja virtual. Tínhamos todas as formas de pagamento, mas aí o usuário reclamava que não iria comprar o produto porque não tínhamos conta no Banco do Brasil, na CEF ou sei lá qual o banco que ele tinha conta.
 

Só este filme que abre sem eu permitir que me enche o saco!! Mas eu rolo a página só para não ver o que eu não consenti.
Se eu for obrigado a ver o tal filme,aí eu prefiro mesmo abandonar de vez o clube.mas enquanto for só fazer este malabarismo,tá valendo... mesmo sendo chato
Valeu!


Do que não gosto: Desses vídeos chatos que abrem e fecham no meio do texto, e que ativam o som quando se passa o mouse por eles, preferiria mil vezes que fossem fixos, e claro dos pop-ups, especialmente daquele que ficava no pé da pagina e abria quando se passava o mouse também, e que graças a Deus vocês tiraram.


Agradeço sua opinião sobre essa propaganda. Estamos discutindo esse assunto no seguinte tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1128759-an%C3%BAncios-de-v%C3%ADdeo-atrapalhando/
 
Como explico em mais detalhes lá (dê uma passada por lá para entender melhor), é um parceiro novo que ainda estamos testando a relação custo/benefício, que ainda estamos por analisar (devo fazer isso até o final do mês). Mas a questão toda, e é esse o ponto que eu estou tentando explicar, é que esse excesso de propagandas só está ocorrendo por conta da queda do nosso faturamento, e não é algo que eu quero. Pretendo desativar todas essas propagandas em excesso assim que der.

===========================

Agradeço a todos e peço desculpas por ter escrito tanto, mas foram tantos comentários interessantes que não havia como não deixar de comentar.

Sendo que em nosso negócio damos a oportunidade de nossos usuários interagirem diretamente com o "dono". Vejam que outros grandes sites não trazem essa interação. Também acho que as críticas direcionadas ao site e a mim apenas mostram o quanto vocês gostam do site e querem que as coisas melhorem, do contrário não estariam perdendo o precioso tempo de vocês debatendo o assunto aqui.

Abraços a todos e espero que possamos começar a desabilitar as propagandas em excesso em breve.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres,acredito que o site pode sobreviver com as propagandas,já que nós usuários não temos mesmo compromisso com pagamento mensal.

Mas se as grandes redes de lojas não estão interessadas,que dizer das peguenas?

Todo lojista gostaria de ter um site especializado recomendando a sua loja,ao invés de produtos.

E pelo menos nas capitais brasileiras isso é bem viável.

Aliás,vocês podem fazer um anúncio no próprio site,para os leitores que são lojistas investirem em propagandas. É só ter um prazo curto podendo ser prolongadoque fica maleável para o anunciante.

 

Quando a fonte IceAge de 500W era a queridinha,o site BOADICA punha uma referência do CLUBE para dar credibilidade à ela e vendia muito.

Até recebi uma Infração por conta de minha oposição a tal propaganda!!rsrs

A reputação do site é que valoriza ele.Sendo assim,alguns artigos sobre configurações baixas e medianas para jogos seriam muito apreciadas pela MAIORIA que curte games.

Acho que vocês abandonaram i filé,e ficaram com o osso.Quanto mais que agora com a inflação ninguém mais pode gastar com I7 e mobo 170,Skylake e o escambáu!

Uma volta aos pequenos seria uma retomada aos leitores,como a Chipart faz.Foi como ela conseguiu atingir muita gente,mas agora la tá fazendo o caminho da elite e por isso,vendendo menos.

Já se mexeram e colocando configuraçõs de baixo custo,como a Pichau está fazendo.E lucrando!!

 

Uma coisa que faz falta é uma boa controvérsia de Intel x AMD!

Mesmo uma mais forte que a outra,só o fato de haver alternativa de baixo custo com desempenho mediano já faz diferença! E isto não existe mais aqui!

Ficou meio "bula de remédio",muito cerebral...

 

Enfim; uma maior aproximação com a massa ignara é a solução,mas tem que reconhecer que o poder aquisitovo da maioria não dá para luxar.

Boa sorte,Grande Chefe!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielTorres 

 

sobre redes de anúncio: use o adsense ou outra rede q tenha apenas texto, sem movimento. fica a dica

 

sobre usuário vips: é diferente de um patreon. No patreon você passa o chapeu pedindo uma contribuição da galera que curte teu trabalho. É o mesmo espírito da galera, assim como eu, paga por games independentes, só p ver o cara continuar trabalhando naquilo q ele gosta e q eu acho legal. E acho q consegue com certeza um dinheiro legal p manter o site e as custas com o editorial com o público q você tem. Com os dados q você disse em matérias anteriores, 5 milhoes de visitantes únicos (?) mensais... se 1% (50.000) contribuir com 1 dolar (R$ 3,80) mês = R$190.000/mês, acho q temos ai uma fonte de receita interessante. Sem falar que n custa nada tentar. 

 

caridade: você deduziu erroneamente coisas q eu n disse. A ideia de abrir as contas é para chamar mais atenção sobre a importância da colaboração, porque transparência é legal e inspira confiança de quem contribui. Não ia ficar satisfeito de saber que pago 50 reais p ter acesso ao conteudo exclusivo (e colaborando com o pedido de ajuda do site), e depois descobrir que os donos faturaram uma grana preta e enganaram seus leitores. Mas essa é minha opinião. Não seja radical porque eu n disse p trabalhar por amor exclusivamente: tem q se trabalhar com amor, mas tb saber dialogar com quem consome seu conteúdo. Outro fato importante é que n conheco nenhum case de sucesso do modelo de cobrar p acesso VIP no site.

 

sobre usar adblock com orgulho: outra dedução erronea. Uso porque infelizmente a internet é um lugar sem lei, com banner falsos de download, scripts de propaganda e rastreio (só nessa pag contei 38) que deixam a navegação lenta que doi (processador vai a mil as vezes), popunders, etc. Em compensação, vários sites com propagandas moderadas estão na minha whitelist (reddit, stackoverflow, blogs autorais, etc.).  Outra alternativa, é estudar as API's de propagandas como amazon, submarino, etc, e fazer uma listagem prévia (por categoria, wildcards, ou manual mesmo) p maximizar o CTR desses anuncios. já fiz isso como consultoria p outros sites, e te falo que uma propaganda sintética bem contextualizada alcança 10x mais performance do q anuncios a esmo. 

 

E tb, n adianta ficar irritado com seus usuários, porque acredito q a galera aqui é de alto nível, sabem se virar, e se atochar propaganda no site vão ignorar solenemente. Se vipar o site, a galera some ou dá um jeito de pegar o conteúdo por outros meios (a informação sempre acha um meio de se propagar se for boa). Se ficar indócil com os leitores (igual você esta sendo cmg), ai sim n vão ser camaradas mesmo com o seu trab. Por isso acho q o modelo é: pedir ajuda e ideias, expor os numeros, achar uma solução em conjunto com quem compoe audiencia do seu site. Como você mesmo diz, fb taí comendo a internet. 

 

 

Maaassssss, isso só sou eu dando pitaco (coisa q to fazendo de graça aqui porque gosto do site, mas por default cobro por isso). Pense com calma.

 

Como diria Napoleão: q eu consiga mudar o mutável, aceite o imutável, e tenha perspicácia para saber diferenciar uma da outra. 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora