Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Protegendo o Seu Micro Contra Invasões

       
 337.176 Visualizações    Tutoriais  
 3 comentários

Aprenda a proteger seu computador contra invasões e dê mais segurança a seus documentos. Atualizado!

Protegendo o Seu Micro Contra Invasões
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Cavalos de Tróia

Com a popularização da Internet banda larga, cada vez mais usuários ficam com a Internet ativa durante todo o tempo em que o micro está ligado. Mesmo que você não esteja de fato acessando a Internet, o micro está conectado. Com isso, esse tipo de usuário tende a estar mais preocupado com invasões do que os usuários que acessam a Internet através da linha telefônica e dos usuários que não têm acesso a Internet.

Para início de conversa é preciso deixar claro que um hacker só tem como invadir o seu micro se você "deixar". Por exemplo, um hacker só pode invadir o seu micro usando um backdoor ("porta dos fundos") como o Netbus e o Back Orifice se você tiver um programa desse tipo instalado no micro. Esse tipo de programa transforma seu micro em um servidor, fazendo com que qualquer pessoa no mundo possa invadir o seu micro e ler seus arquivos (com a ferramenta adequada, é claro). Mas quem é maluco de instalar um programa desse tipo no micro? Ninguém, é claro. Eles normalmente vêm no formato de "Cavalo de Tróia", isto é, disfarçados como uma proteção de telas bacana que um amigo (amigo?) te enviou. Por sorte, todos os antivírus atualmente reconhecem e removem esse tipo de programa, daí a importância de se manter um antivírus atualizado no micro. A gente já explicou aqui mais detalhadamente sobre esse tipo de programa há dois anos atrás. Se você perdeu, leia em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/redes/evitando-invasões-em-seu-micro-r33994/.

Atualmente os Cavalos de Tróia são propagados através de falsos e-mails oriundos de supostas instituições bancárias ou financeiras. Por exemplo, se você possui uma conta corrente no Banco do Brasil e receber um falso e-mail dizendo que você precisa atualizar seus dados cadastrais e junto com o e-mail um link para que tal atualização possa ser feita, é muito provável que você clique no link ou inclusive instale o programa que possa vir em anexo no falso e-mail. NÃO FAÇA ISSO! Este link ou o programa em anexo irá roubar suas senhas e dados bancários! Essa técnica, também conhecida com phishing, está se tornando cada vez mais popular.

Por isso, nosso conselho é: Não clique em links ou instale programas contidos em e-mails que você desconhece o remetente. É cada vez maior o número de pessoas inescrupulosas que se utilizam da técnica de phishing para enviar e-mails dizendo que a pessoa que você ama acaba de te mandar um cartão e para ler a mensagem de amor você deve clicar em um link. Não seja tolo, não caia nessa! Não clique no link! Isso é um Cavalo de Tróia.

Mas, além de um Cavalo de Tróia, que outro tipo de procedimento um usuário comum pode fazer sem querer e que deixa o seu micro exposto para invasões? O compartilhamento de arquivos. Falaremos sobre isso na próxima página.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


A matéria "Protegendo o Seu Micro Contra invasões", é incompleta e contem erros absurdos. Foram deixados de lado dicas como usar um navegador alternativo, para fugir dos spys mais comuns, e a retirada do "clientes para redes microsoft" apenas da conexão de rede ligada a internet, possibilitando manter o compartilhamento habilitado na rede interna

Quanto aos erros ninguém está protegido apenas por ter um roteador, ao contrário os roteadores tem vindo com uma política plug e use (para que mesmo o usuário mais simples consiga fazer funcionar) onde as políticas de firewall não vem configuradas por padrão.

Vale lembrar que alguns ditos roteadores tem dificuldades com certos protocolos, outros nem mesmo tem boa política de firewall, por isso se a opção for um roteador adquira um de marca conceituada, e consulte seu técnico de confiança para ter certeza de que políticas de segurança como DMZs e outras estejam implementadas.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera

para um PC ficar "protegido" contra ataques e vírus, você usando o Windows,

basta termos um anti virus atualizado com freqüência, e um anti spy...

com estes e com o windows bem configurado, os riscos de ataque ficam, baixos...

mas não existe PC 100% protegido...

e muitos vírus vem por causa dos proprios usuários, mais leigos...

Obrigado...

:-BEER:bye:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×