Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Qual a diferença de se ter um SSD no servidor para hospedagem web?

       
 7.052 Visualizações    Artigo  
 5 comentários

Artigo patrocinado da Weblink sobre as vantagens do uso de SSDs em servidores para a hospedagem de sites.


Este é um artigo patrocinado por Weblink.

Com a quantidade de sites que vem sendo criados, mesmo com todas as inativações que também crescem, hoje na internet temos mais de 1.128.300.900 segundo o Internet Live Stats até a escrita deste artigo. E com a popularização de construtores de site o índice de paginas só tem a crescer.

Por isso a preocupação dos servidores de hospedagem de site em ter uma estrutura bem construída para oferecer aos clientes. Uma das grandes soluções que foram dadas para a falta de velocidade dos servidores foi a troca de HDs para SSDs. Por isso vamos falar sobre quais são as implicações desse hardware em um servidor.

Qual é a diferença entre os HDD e SSD?

Um disco rígido (HD) pode ser melhor imaginado como um CD para o seu computador. Consiste em um disco de metal com revestimento magnético que registra seus dados. Como em um CD Player, seu computador tem a unidade de leitura que passa pelo disco rígido em rotação, fazendo que os dados sejam lidos, transferidos e exibidos em seu computador. O grande detalhe é que quanto mais rápido esse disco girar, mais rápido ele responde e pode executar as informações que estão nele, a contra partida, tudo isso gera calor um atrito, que leva ao aquecimento do computador.

Já a unidade SSD (ou Solid State Drive) tem as mesmas funções do HD, só que é muito mais eficiente por usar memórias flash, e como elas são unidades que não precisam girar pra funcionar, podem ter o tamanho bem ajustado para cada necessidade. Mas entendam que SSDs não são um monte de pen drives juntos em uma placa de circuito (não que não fosse funcionar). O circuito dos SSDs é muito mais complexo, mas podemos simplificar falando que ele é um grande cartão de memória que não fica fragmentando seus dados.

Vamos falar de preço? Embora o preço dos SSDs esteja caindo, o preço por gigabyte ainda dá uma grande vantagem para os HDs. Porém, se o desempenho e bootup rápido são os seus principais fatores de escolha e dinheiro não for um problema, SSD é o melhor caminho a seguir.

Resumindo se você queira começar com uma boa estrutura, mas não tenha muito capital inicial, os HDs serão sua melhor opção. Mas, se você tiver como investir em uma estrutura melhor, os SSDs são a sua melhor opção nos quesitos de velocidade e desempenho, porém são mais caros. Entendendo essas diferenças, vamos falar como esses dois tipos de hardware influenciam quando os colocamos em servidores de hospedagem web.

SSD em web hosting?

Quando falamos de hospedagem de site podemos utilizar ambos os tipos de unidade de armazenamento, mas devemos considerar qual tipo de projeto teremos. Os SSDs são, em média, vinte vezes mais rápidos que os HDs. Embora esta diferença seja gritante, na maioria das empresas que oferecem serviços de hospedagem web, assim como VPS, os preços não são tão diferentes.

Portanto, se deseja ter uma hospedagem de qualidade, vale muito mais a pena pagar um servidor com a estrutura em SSD e ter todos os benefícios que eles provêm. Principalmente para quem tem sites que fazem muitas leituras e escritas na unidade de armazenamento, como, por exemplo, sites baseados em banco de dados (como fóruns), blogs, sites em Joomla, comércio eletrônico, Worpress, Drupal e PHP. Em planos tradicionais e baratos de hospedagem na web, empresas usam unidades HDs, fazendo que o acesso seja muito lento devido à necessidade dos movimentos mecânicos dos discos rígidos.

Para quem tem site de comércio eletrônico, a velocidade de carregamento é um fator muito importante: se o cliente tem de esperar para que cada página seja carregada ou mesmo para a atualização do carrinho, usuários desistem e, consequentemente, as vendas diminuem. Pense assim: quando for montar um servidor ou vender um serviço para uma loja, em média 25% dos clientes não gosta de esperar mais de quatro segundos para a página carregar. Por isso, a velocidade para sites de comércio eletrônico é muito importante para o andamento do negócio.

Sites que respondem com maior velocidade têm mais acessos, pois os usuários conseguem navegar com mais facilidade. Para aqueles que têm anúncios em suas páginas isso é indispensável, pois o usuário não vai esperar o anúncio abrir e depois esperar a página carregar: um desses dois será cortado e ambas situações não são boas para o dono do site.

Para servidores de jogos, hospedagem baseada em SSD tem uma vantagem muito maior sobre seus concorrentes que usam HDs, pois para servidores desse tipo a velocidade e a falta de oscilação na resposta pesam muito na balança para beneficio dos SSDs.

Embora as diferenças no tempo de acesso aos dados brutos em uma unidade SSD em comparação a uma unidade de disco normal podem ser medidas em milissegundos, quando o seu site está sendo bombardeado por um de tráfego altíssimo, esses milissegundos podem fazer uma enorme diferença.

E em relação à economia de energia?

Os SSDs consomem menos energia do que as unidades HDDs e trabalham mais frios: cerca de 80% em média a menos de consumo de energia por gigabyte. Em um nível de servidor individual caseiro ou empresarial, pode até não haver um grande impacto no conta de eletricidade, mas se colocarmos em uma escala de data centers, a economia feita é enorme.

Finalizando

Portanto, escolha bem seu servidor antes contratar um serviço que poderá lhe frustrar mais que ajudar. Pesquise bem serviços de hospedagem que ofereçam servidores com SSD com qualidade e preço justo, com tempo de resposta e velocidade que você  e seu site merecem.

Conheça os planos de hospedagem da Weblink.

Compartilhar

2 pessoas curtiram isso


Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Eu utilizo SSD no meu notebook há mais de 5 anos, não teria coragem de por um HDD novamente. Nestes 5 anos de uso, percebo que é bem mais estável, não existe ruído nem aquecimento que seja notado, São muito mais rápidos em todos aspectos, acesso, leitura e gravação.

 

Sei que os SSDs para servidores trabalham com uma placa controladora com interface PCI-e e custam muito mais caro, apenas citei minha vivência porque a tecnologia é a mesma e o que muda é a finalidade, porém o resultado esperado é bem semelhante.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
16 horas atrás, richardfb disse:

Sei que os SSDs para servidores trabalham com uma placa controladora com interface PCI-e

 

Não necessariamente, servidores podem usar SSDs no formato de 2,5 polegadas sem problemas. Mas em geral de uma série com memórias SLC para maior vida útil. Uso de placa PCIe é indicado apenas para servidores onde haja a necessidade de uma largura de banda violenta com o sistema de armazenamento (ex: servidores de banco de dados de altíssimo desempenho).

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada vez mais temos opções para cada solução, além de SSDs para servidores terem desempenho e recursos diferentes dos para PCs, apesar de também haver a possibilidade de adaptações.

Sempre há uma solução

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe por entrar em um assunto fora do de hospedagem:

 

Faltou uma coisa bem importante, SSD's são mais dificieis de recuperar dados caso haja uma falha física ? HDs possuem maior chance de recuperação física, em alguns casos basta retirar os pratos em uma sala preparada para isso e instalar em um HD igual sem defeito. 

 

E o SSD como fica ? Se os CHIPS queimarem já era, informações não podem ser recuperadas. Agora pratos não sofrem curto eletrônico. 

 

 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora