Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Segurança de Dados

       
 82.235 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Saiba mais sobre Segurança em Bancos de Dados lendo nosso artigo.

Segurança de Dados
Alberto Cozer Especialista em segurança de sistemas e criptografia e colaborador do Clube do Hardware.

Introdução

É incrível como de alguns meses para cá conseguiu-se criar um pânico com a questão da segurança de dados. A imprensa realmente tem grande parcela de culpa nisso tudo. Neste artigo estarei abordando exatamente o que você precisa saber para passar firmeza a seus clientes e ajudar a espanar esta névoa que foi criada em cima desta questão.

Segurança de dados é um assunto muito complexo, com muitos meandros, algo sem semelhantes pelo simples fato de lidar com um número extremamente grande de variáveis e ainda poder incorrer no aparecimento de variáveis novas e totalmente imprevisíveis. É aqui que o problema nasce. Ora, temos gente falando sobre segurança sem ter noção de segurança! Isso é uma constatação perigosa.

É claro e evidente que é um assunto que mereça destaque hoje em dia. Afinal de contas, todo mundo está se ligando em rede. Mas o que precisa se ter em mente é o contexto em que cada um está se inserindo. Um usuário doméstico que está simplesmente se ligando à Internet não pode se preocupar com riscos absurdos como o de, por exemplo, alguém invadir o seu computador e roubar o arquivo da sua declaração do Imposto de Renda.

Onde eu estou pretendendo chegar é que as pessoas tem que parar e pensar nos absurdos que andam dizendo aos Leigos em informática. O risco que mencionei acima é, probabilisticamente, nulo. Além do que, existem uma série de estruturas que precisam existir para tornarem um risco desses viável. Se, intencionalmente, às vezes não se consegue fazer um sistema Cliente/Servidor aonde o Servidor fornece espontaneamente dados ao Cliente, funcionar, imagina esse caso! E olha que isso não é estória não. Eu mesmo ouvi.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×