Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Segurança de Dados


     92.591 visualizações    Redes    0 comentários
Segurança de Dados

As soluções

Mais do que uma simples questão de adquirir programas de bloqueio, geradores de senha, protetores contra intrusos e etc., existe a questão de que o usuário é o único responsável pelo bem-estar do sistema. Ele é obrigado a se proteger, não comprando softwares para esse fim, mas definindo metodologias simples de, por exemplo, somente acessar um disquete depois de passar Antivirus no mesmo.

As pessoas vem se preocupando demais com vírus assustadores, e-mails que explodem, programas que queimam a impressora do vizinho e terríveis hackers que roubam todos os seus cartões de crédito e compram Ferraris pela Internet, mas se esquecem de ter responsabilidade.

A responsabilidade começa pelo backup. Nada desses backups que ocupam 140 disquetes copiando o HD todo, não. Aliás, isso não serve para nada. Tirar backup só dos arquivos que você gera e considera importantes. Defina uma metodologia de backup: periodicidade, "interlívio" da mídia e local de armazenagem dela. Isso basta para que você consiga dormir mais tranqüilo.

Outro ponto importante é parar de acreditar nestas histórias que inventam por aí de vírus assustadores, etc. Software não consegue danificar o hardware. Pode ter certeza de que aquele vírus que o seu amigo já viu e que queimou a impressora dele não existe.

Mail bomba não explode! Nada mais fazem do que chatear. São mensagens grosseiras, repetidas, etc. Podem sim, trazer em attach um arquivo com um vírus ou instruções para destruir o seu computador. Mas lembre-se de que abrir e ler a mensagem não faz mal algum. Você só poderá ter problemas se executar este arquivo. Sendo assim, arquivos texto, imagem, som etc. não fazem mal algum ou mesmo trazem vírus.

Para que alguém possa ter acesso ao conteúdo do seu disco rígido é necessário que você tenha um programa Servidor rodando para este fim. Então uma outra pessoa, com o programa cliente, acessa este programa servidor que fornece a ele o conteúdo do seu disco rígido e interpreta instruções. O que significa que fugir de ter o seu computador acessado por terceiros reside simplesmente no ato de não executar programas desconhecidos ou enviado por desconhecidos.

Não existe risco em se fazer download de arquivos da Internet, desde que esse download seja proveniente de um site conhecido. Ainda assim, se não for, em geral basta uma simples checagem contra vírus para se ter garantia de segurança.

Também não acredite em soluções do tipo: "deltree C:WINDOWS". Pessoas sem o menor conhecimento de informática adoram este tipo de coisa. É uma solução grosseira, pior do que a doença e na maioria dos casos não resolve o problema, porque esse mesmo problema pode estar sendo gerado por um programa instalado ou algo parecido. Além do mais, esse tipo de coisa impede que se venha a detectar a causa a fim de evitar que se repita no futuro.

 


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...