Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Usando o Google para Pesquisar Seu Computador

        115.474 Visualizações     3 comentários     Artigos   

Que tal usar o Google para procurar arquivos em seu computador? Leia nosso artigo e saiba como.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

O Google (http://www.google.com) é, sem sombra de dúvida, uma das ferramentas de busca mais populares da Internet. A grande notícia é que agora todos os usuários podem ter a tecnologia do Google instalada em sua própria máquina.

A ferramenta de busca que vem com o Windows (Iniciar, Pesquisar) é até interessante, mas além de a pesquisa demorar um tempão, quando você procura por um texto que esteja dentro dos arquivos (opção "que contenha") ela apenas lista os arquivos que têm a palavra-chave que você está procurando, sem informar em que trecho do arquivo a palavra-chave aparece. Isso pode ser um problema se a palavra-chave for uma palavra comum.

Com a ferramenta do Google você consegue encontrar todos os arquivos localizados em seu disco rígido que falem sobre um determinado assunto. A atual versão desta ferramenta procura dentro de e-mails do Outlook e Outlook Express, arquivos do Word, Excel, PowerPoint e arquivos de texto (txt), logs de chat do AOL Instant Messenger (AIM) e arquivos HTML, tanto de sites que você tenha baixado para leitura off-line quanto no histórico do Internet Explorer. Este último recurso torna essa ferramenta realmente única: imagine que você queira voltar a um site sobre um determinado assunto que você navegou há alguns dias e não se lembra mais o link dele. Basta usar a ferramenta de busca do Google em seu micro que ela achará o site para você.

Para você ter este recurso em seu micro, você precisa instalar um programa, chamado Google Desktop Search, que pode ser baixado gratuitamente em http://desktop.google.com. Após a instalação, o programa fará uma varredura no seu disco rígido para "conhecer" os seus arquivos. Esta varredura (chamada indexação) pode demorar algumas horas, especialmente se o seu disco rígido for grande e você tiver muitos arquivos de dados. Durante este processo você terá de deixar o Outlook aberto para que o programa consiga indexar os seus e-mails.

A aparente "perda de tempo" na indexação compensa. Fizemos vários testes e a ferramenta de busca nunca demorou mais do que 1 segundo (!) para encontrar os arquivos que estávamos procurando. Em alguns casos a busca retornou em 0,10 segundo. Realmente impressionante.

Após instalado, o seu micro terá o ícone do Google Desktop Search na barra de tarefas ao lado do relógio do Windows. Basta você dar um duplo clique neste ícone para iniciar a sua busca. O programa irá abrir o seu browser com um formulário de busca, similar ao do site do Google. Com este ícone presente, o programa passa a automaticamente indexar novos arquivos que são criados e sites que você visita.

O resultado da busca lista todos os arquivos encontrados em seu micro que contenham as palavras-chave procuradas. Para melhor visualização dos resultados, você pode clicar em quatro categorias existentes, emails, files, chat e web history, o que fará com que somente e-mails, arquivos (Word, Excel, PowerPoint, Texto), chat do AIM ou sites visitados, respectivamente, sejam apresentados.

Após a instalação deste programa em seu micro, ao usar o site do Google para suas pesquisas na Internet, ele passa a avisá-lo quando há arquivos em seu micro que possuem a palavra-chave pesquisada (ex: "56 results stored on your computer"), com um link para listar os arquivos que foram encontrados em seu micro.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Postado Originalmente por matthews_se@12 de outubro de 2005, 17:01

Sou mais o Tubo Searcher

Eu também gosto muito do Turbo Seacher. Mas essa nova versão do Google

me surpreendeu, muito completa. Mas esquecer o Turbo Seacher é impossível...Já voltei pra ele.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o google desktop ele é seguro para se usar em uma REDE DE GRANDE PORTE!?

Alguem sabe responder?

obrigado pela atencao

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora