Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Verificando Todos os Links de Seu Site

       
 35.822 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Veja como testar todos os links de seu site e mostre a seus visitantes o quanto organizado e atualizado ele é.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Um dos pesadelos para quem tem um site na Internet é ter de verificar se todos os links do site estão corretos, isto é, se o site está funcionando 100% bem. Não existe nada pior do que um usuário clicar em algum link de seu site e aparecer aquela famosa mensagem "404 - File Not Found" na tela do browser. Se você fica chateado quando você navega pela Internet, é fácil saber o que os visitantes do seu site sentem caso encontrem esse tipo de erro em seu site!

Links quebrados são o maior anti-marketing para um site na Internet, porque passa a impressão que o site está desatualizado e que o responsável pela manutenção é completamente desleixado.

O problema é que, por mais caprichoso você seja, sempre há uma alta probabilidade de existirem links quebrados em seu site, especialmente se você tem alguma página contendo links para outros sites. Muitos sites mudam de endereço, apagam páginas ou deixam de existir de uma hora para outras, fazendo com que links existentes em seu site não funcionem mais.

Independentemente do tamanho do seu site, é muito chato ter de ficar testando cada link existente em seu site. Para nossa sorte, existem alguns programas que fazem essa tarefa para a gente. Um deles é o LinkBot (http://www.watchfire.com), que pode ser baixado em http://www.watchfire.com/solutions/linkbot.asp, clicando em "Free Evaluation". O programa é meio grandinho (6,3 MB) mas vale a pena.

Depois de instalá-lo, entre o endereço de seu site e pronto! Ele automaticamente testará todos os links existentes, gerando um relatório extremamente detalhado de todo o seu site, o que o ajudará a resolver não só o problema dos links quebrados: o programa é capaz de detectar 50 diferentes tipos de problemas em seu site. Entre esses problemas, o programa lista todas as páginas que estão sem títulos, as páginas que estão muito difíceis de se chegar até elas (o programa lista as páginas que necessitam passar por quatro ou mais páginas a partir da principal), páginas que estão muito antigas, etc.

Se a sua conexão for discada, você terá de se conectar ao provedor antes de executar o programa.

O tempo que o programa demorará para verificar todos os links de seu site dependerá do tamanho dele. Se o seu site for meio grandinho, o programa demorará um bocado, mas de qualquer forma é bem melhor do que ficar testando todos os links manualmente.

O único ponto fraco desse programa é que ele só testa até 1.000 links por site, o que pode ser um inconveniente para sites grandes.

Verificando Todos os Links de Seu Site
Figura 1: Através do programa LinkBot podemos testar automaticamente todos os links de nosso site.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×