Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler para Placas de Vídeo Accelero X1 da Arctic Cooling


     57.492 visualizações    Refrigeração    2 comentários
Cooler para Placas de Vídeo Accelero X1 da Arctic Cooling

Introdução

A Arctic Cooling fabrica duas séries de coolers para placas de vídeo: Accelero e Silencer. Os coolers da série Silencer retiram o ar quente gerado pela placa de vídeo para fora do gabinete do micro. Já os coolers da série Accelero não fazem isto e são voltados para o mercado de placas de vídeo de alto desempenho. O Accelero X1 é um cooler desenvolvido para as séries de placas de vídeo GeForce 6800 e GeForce 7800 da NVIDIA, enquanto que o Accelero X2 é desenvolvido para as séries de placas de vídeo Radeon X1800 e Radeon X1900 da ATI. Nós já demos uma olhada no NV Silencer 6 e agora é a vez de darmos uma olhada no Accereo X1.

Você pode ver a lista completa dos coolers para placas de vídeo da Arctic Cooling em seu site na Internet. Lá você encontrará vários modelos, cada um desenvolvido para um tipo específico de placa de vídeo. Você não pode usar um cooler desenvolvido para uma placa de vídeo em outra por vários motivos. O primeiro deles é que os furos localizados na placa de vídeo para prender o cooler podem não coincidir. O segundo motivo é que cada chip gráfico tem diferentes requisitos térmicos – ou seja, o tamanho mínimo e o material da base do cooler variam de um chip gráfico para outro. Terceiro, o cooler pode ser maior do que o espaço disponível na placa de vídeo (ou seja, a área em volta do chip gráfico pode ter outros componentes como capacitores eletrolíticos que evitam a instalação de coolers grandes).

É muito importante notar que apesar de em sua embalagem estar escrito que o Accelero X1 é apenas compatível com as séries GeForce 6800 e GeForce 7800, ele também pode se instalado em placas GeForce 7900 GTX. No entanto, ele é incompatível com a GeForce 7900 GT.

Cooler para Placas de Vídeo Accelero X1 da Arctic Cooling
Figura 1: Embalagem do Accelero X1.

Na Figura 2 você pode ver todos os itens que vêm com o produto.

Cooler para Placas de Vídeo Accelero X1 da Arctic Cooling
Figura 2: Itens que vêm com o Accelero X1.

Como você pode ver na Figura 2, o Accelero X1 tem um dissipador de calor para os chips de memória localizados na parte traseira da placa de vídeo (peça metálica em forma de “L”). Para as placas de vídeo onde os chips de memória estão localizados na parte frontal (ou seja, no lado dos componentes), o dissipador de calor principal tocará e refrigerará os chips de memória, como você verá adiante.

O Accelero X1 tem uma ventoinha grande de 60 mm que gira a 2.000 rpm. Se sua placa de vídeo tiver recurso de controle de velocidade da ventoinha, esta será sua velocidade máxima (placas de vídeo com este recurso podem controlar a velocidade da ventoinha dependendo da temperatura do chip gráfico; é muito fácil saber se sua placa de vídeo tem este recurso já que o conector da ventoinha terá quatro fios em vez de apenas dois). Esta ventoinha joga o ar no dissipador de calor, que tem a base de cobre presa a três heat-pipes também feitos de cobre, usando aletas de alumínio. Como você pode ver na Figura 4, o dissipador já vem com pasta térmica instalada.

Cooler para Placas de Vídeo Accelero X1 da Arctic Cooling
Figura 3: Cooler para placas de vídeo Accelero X1.

Cooler para Placas de Vídeo Accelero X1 da Arctic Cooling
Figura 4: A base do dissipador é feita de cobre e já vem com pasta térmica instalada.

Cooler para Placas de Vídeo Accelero X1 da Arctic Cooling
Figura 5: Três heat-pipes de cobre podem se encontrados entre a base de cobre e as aletas de alumínio.

Cooler para Placas de Vídeo Accelero X1 da Arctic Cooling
Figura 6: Detalhe do duto de ventilação.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...