Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Cooler 3RSystem Ice Age

       
 30.478 Visualizações    Primeiras Impressões  
 7 comentários

Demos uma olhada no Ice Age, cooler da 3RSystem para processadores soquete 775, 939 e AM2.

Cooler 3RSystem Ice Age
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

O Ice Age é um cooler da 3RSystem com quatro heat-pipes e um grande radiador resfriado por uma ventoinha de 120 mm e que dependendo do seu sistema pode ser usado inclusive no modo passivo (sem ventoinha). Confira!

IceAGe
Figura 1: Embalagem.

A embalagem do Ice Age é muito vistosa e prática, tendo uma alça que permite que seja carregada como uma pasta, bem como uma ampla "janela" que permite visualizar o radiador. Na Figura 2 vemos as peças principais do cooler, já retiradas da embalagem.

O cooler em si é bastante simples, mas muito bem construído, grande e leve. Na base, podemos ver que os quatro heatpipes de cobre responsáveis por conduzir o calor desde o processador até as aletas de alumínio ficam em contato direto com o processador, proporcionando uma excelente condução.

 IceAge
Figura 2: Peças.

O cooler é fixado à placa-mãe com um simples grampo, muito fácil de colocar e retirar. Para instalá-lo em um processador AMD (soquete 939 ou AM2) basta colocar o clipe sobre a base do cooler, colocá-lo no lugar e prender os dois lados ao suporte da placa-mãe. Já no uso com processadores Intel (soquete LGA775) é necessário primeiro instalar a moldura que acompanha o Ice Age. Essa moldura é muito simples de ser instalada, basta inseri-la nos furos da placa-mãe e fixá-la com pequenos "cravos". Tudo muito simples, sem necessidade de retirar a placa do gabinete nem fazer força. Depois é só fixar o grampo nos encaixes da moldura.

O Ice Age não vem com pasta térmica pré-aplicada, mas vem acompanhado de um pequeno saquinho de pasta térmica branca.

IceAge
Figura 3: Clipes de fixação da ventoinha.

A ventoinha é de 120 mm, transparente e dotada de LEDs azuis de alto brilho. Também há um pequeno potenciômetro de controle de velocidade, que pode ser instalado em um dos slots traseiros do gabinete. Se com a ventoinha na máxima rotação o barulho não chega a incomodar, na rotação mínima não se ouve absolutamente nada com o gabinete fechado. E a boa notícia é que mesmo nessa rotação mínima a refrigeração do processador é muito eficiente. A ventoinha é fixa no radiador por meio de dois clipes de pressão. Note na Figura 3 que há pequenas "almofadas" de espuma coladas na ventoinha, que servem para absorver a vibração, reduzindo ainda mais o ruído.

Na Figura 4 vemos uma forma de instalar o cooler. Nos processadores AMD não há opção de escolher a posição do radiador, mas nos processadores Intel a moldura pode ser instalada de forma a colocá-lo na horizontal ou na vertical. Nesse caso, optamos por deixá-lo na vertical porque assim o radiador ficava exatamente em frente à ventoinha traseira do gabinete, formando um fluxo de ar contínuo. Nessa situação, poderíamos ter instalado o Ice Age até sem ventoinha.

IceAge
Figura 4: Instalado.

Com o micro ligado o Ice Age brilha forte dentro do gabinete. Isso, somado ao baixo ruído e bom nível de dissipação de calor, faz com que ele seja uma boa opção para quem procura um bom cooler. Só atente para um detalhe: ele não vai caber dentro de gabinetes estreitos. 

IceAge
Figura 5: Brilhando.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Eu estava interessado em um desses, porém você sabe quando deve sair o teste de sempenho? Ou não tem previsão ainda?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×