Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Cooler Zalman CNPS6000-Cu

       
 52.941 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Testes realizados com o cooler CNPS6000-CU da Zalman.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Nós não conhecíamos os coolers da Zalman e ficamos muito surpresos ao recebermos o modelo CNPS6000-Cu do representante da Zalman no Brasil (Windys) para testes, pois trata-se de um cooler de alto desempenho com um desenho totalmente inovador.

O dissipador de calor, totalmente em cobre, possui suas finas aletas em formato de leque. A grande diferença desse cooler para todos os demais cooler de alto desempenho que vimos até hoje é que a ventoinha não é presa ao dissipador de calor, como explicaremos mais adiante. Primeiro, vamos falar do dissipador de calor. Nas Figuras 1, 2 e 3 nós vemos o exótico dissipador de calor deste cooler.

 

Cooler Zalman CNPS6000-Cu
Figura 1: Dissipador de calor do cooler Zalman CNPS6000-Cu.

Ficamos bastante impressionados com a base desse dissipador (Figura 2). Ela é tão bem feita que fica parecendo que é feita com uma única peça de cobre. Na realidade, a base é formada pela junção da parte inferior de todas as aletas. As bases são tão bem presas, alinhadas e polidas que a área de contato com o processador é perfeitamente lisa.

 

Cooler Zalman CNPS6000-Cu
Figura 2: Visão da base do dissipador de calor.

Cooler Zalman CNPS6000-Cu
Figura 3: Visão superior do dissipador de calor.

O dissipador de calor é preso ao soquete do processador através de uma presilha de clipe único. Essa presilha passa pelo centro do dissipador (área central sem aletas da Figura 3). Ao contrário de todos os coolers que já vimos até hoje, essa presilha é fixada ao soquete usando uma ferramenta própria, que vem junto com o cooler. Veja na Figura 4 as presilhas e a ferramenta de fixação. Essa ferramenta torna a fixação muito mais segura, pois seu sistema de encaixe não permite que a ferramenta "escorregue", como às vezes ocorre durante a fixação de coolers usando chaves de fendas.

 

Cooler Zalman CNPS6000-Cu
Figura 4: Presilhas e ferramenta de fixação do Zalman CNPS6000-Cu.

Como comentamos anteriormente, a ventoinha não é presa no dissipador de calor. Neste cooler, a ventoinha é presa ao gabinete do micro, através de um braço regulável. Esse braço é fixado no local de fixação das placas periféricas e seu desenho permite que ventoinhas adicionais sejam instaladas nele, para refrigerar o interior do gabinete. Isso torna esse braço muito versátil. Além disso, há uma total regulagem de posição de ventoinha, permitindo que você a coloque na posição que der a melhor refrigeração possível.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×