Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Cooling After

       
 31.077 Visualizações    Tutoriais  
 1 comentário

Saiba o que é Cooling After.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Quando nós desligamos o micro, a ventoinha do cooler do processador é imediatamente desligada. Isso significa que o processador da máquina continua quente por vários minutos após desligarmos o micro. Como atualmente os processadores geram muito calor e os fabricantes prometendo processadores de 3 GHz já para 2003, essa característica inerente ao PC pode diminuir a vida útil do processador.

A IOSS (http://www.ioss.com.tw) desenvolveu um produto extremamente interessante que promete aumentar a vida útil do processador do PC. Chamado Cooling After ou simplesmente RD7, esse dispositivo tem um temporizador que faz com que a ventoinha do processador continue funcionando por alguns minutos após o PC ter sido desligado. Nós testamos o produto e ele realmente funciona a contento.

Cooling After
Figura 1: Cooling After da IOSS.

Sua instalação é extremamente simples, mas exige que a sua placa-mãe tenha um conector chamado WOL (Wake-up On LAN), que é da onde o dispositivo puxa a alimentação para a ventoinha depois do micro ter sido desligado. Se a sua placa-mãe não tiver esse conector, você não pode instalar o Cooling After. Fora isso, o dispositivo é instalado como intermediário na conexão da fonte de alimentação (ou placa-mãe) com a ventoinha. Ele vem com uma série de cabos, de forma a ser compatível com todos os tipos de ventoinhas e conectores existentes no mercado. Como ele tem duas saídas, é possível manter a alimentação não só da ventoinha do processador, mas também de uma ventoinha auxiliar (ventoinha do chipset da placa-mãe ou ventoinha do gabinete, caso existam).

O Cooling After possui dois jumpers onde você pode configurar quanto tempo você quer que as ventoinhas fiquem ativadas depois do desligamento do micro. As configurações possíveis são 1 minuto, 3 minutos, 5 minutos e 10 minutos.

Cooling After
Figura 2: Detalhe dos jumpers de configuração do Cooling After.

Para que ele não fique solto dentro do gabinete, ele possui furos que permite que você o aparafuse no gabinete ou então cole-o dentro do gabinete usando um adesivo de velcro que vem com o kit.

O dispositivo tem ainda uma saída para o LED power do gabinete, aquele LED verde que indica que o micro está ligado, fazendo com que esse LED fique piscando quando o micro for desligado e as ventoinhas ainda estiverem rodando por conta do dispositivo.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Vi no ML este produto a alguns meses passados, mas nao estou mais conseguindo achar, pois nao sei se ele estava com este nome.

Onde adquirir este produto?

Acho que o produto já foi até melhorado, com a possibilidade de você ligar e desligar a hora em que você programar...

Agradeço!

Editado por Evandro
removendo citação desnecessária, excesso de pedidos de ajuda e pontos de interrogação.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora