Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Gabinetes: Como evitar o superaquecimento

       
 233.091 Visualizações    Tutoriais  
 5 comentários

Aprenda como evitar o superaquecimento em seu computador escolhendo um bom gabinete. Veja também como funciona o fluxo de ar dentro do micro e como instalar ventoinhas auxiliares para diminuir a temperatura dentro do gabinete.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Tradicionalmente, pouca ou nenhuma atenção é dada na escolha do gabinete que será usado pelo micro. Só que, com os processadores esquentando cada vez mais, a correta escolha do gabinete é fundamental para que o micro não apresente problemas de superaquecimento.

Atualmente não é só o processador do micro que esquenta muito: o chipset da placa-mãe e o processador de vídeo da placa de vídeo também são responsáveis pelo aquecimento do ar que fica no interior do gabinete.

Se o seu micro está enfrentando problemas de superaquecimento, com certeza você será capaz de resolver o problema com este tutorial. O sintoma típico do micro com superaquecimento é ele estar travando (congelando) muito e dando erros de Falha Geral de Proteção ("Este programa executou uma operação ilegal e será fechado") e a famosa "tela azul da morte". Se você tirar a tampa do gabinete e, com o micro aberto, o micro parar de apresentar problemas, então significa que ele está com problema de superaquecimento. Note que esses sintomas também aparecem em outras situações de manutenção, ou seja, eles não necessariamente indicam que o micro está superaquecido.

O gabinete vem com a fonte de alimentação do micro junta. Pouca gente sabe, mas a fonte de alimentação tem um papel fundamental na ventilação interna do micro. Para entender isso, você deverá entender como funciona a circulação de ar dentro de um gabinete. Você já deve ter reparado que toda fonte de alimentação tem uma ventoinha. Essa ventoinha deve estar sempre funcionando no sentido de exaustão, isto é, soprando para fora do gabinete, jogando o ar quente de dentro do gabinete para o lado de fora.

Observe a Figura 1 para entender isso melhor. Como o ar quente tem a tendência natural de subir, o ar quente gerado pelo micro automaticamente sobe para a parte de cima do gabinete. A ventoinha da fonte, então, puxa esse ar quente de dentro do gabinete para fora, fazendo assim a correta ventilação do micro. O ar frio automaticamente entra pela parte da frente do gabinete, através de uma ranhura apropriada existente abaixo da baia destinada ao disco rígido.

Gabinetes: Como evitar o superaquecimento
Figura 1: Circulação de ar em um gabinete do tipo torre.

A fonte de alimentação deverá ter ranhuras em suas laterais de forma que o ar quente consiga sair do gabinete e o micro não fique superaquecido. O local exato dessas ranhuras dependerá do tamanho do gabinete, já que, dependendo do tamanho do gabinete e do tamanho da fonte de alimentação, a fonte poderá ficar acima, ao lado ou em frente ao processador do micro. Com um pouco de bom senso é fácil perceber onde essas ranhuras deverão existir. Vendo o micro da Figura 1 um pouco mais de perto (ver Figura 2), chegamos à conclusão que a sua fonte de alimentação está corretamente dimensionada para o gabinete. Repare que as ranhuras existentes na fonte de alimentação estão no caminho correto para a exaustão do ar quente gerado pelo processador e pelos demais componentes internos do micro, isto é, a posição da fonte de alimentação não atrapalha a exaustão do ar quente vindo do processador e as ranhura existentes estão praticamente em frente ao processador para que o ar consiga sair corretamente para fora do micro.

Gabinetes: Como evitar o superaquecimento
Figura 2: Detalhe do espaço entre o processador e a fonte de alimentação.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Rounded cables não fazem diferenca nenhuma??

Tambem teria sido importante mostrar a diferenca entre um gabinete de boa qualidade e um de baixa qualidade para mostrar como devemos escolher entre os modelos disponiveis (gabinetes tipo torre... estes mini que vocês mostraram pouca gente usa ultimamente...)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sofro com problemas de "superarquecimento" tenho meu pc a um ano quando eu ia jogar Medal of Honor, NFSU etc... o pc travava eu ficava de cara e dai eu fiquei pensando o q sera q ta travando? e cheguei a uma conclusão abri a tampa lateral do pc e coloquei um "ventilador" qm disse q travo mais :D

mais a partir desse mês vou compra umas peças dessentes pro pc hahhaha

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"UMA OTIMA DICA PRA TODOS QUE SOFREM COM SUPER AQUECIMENTO!!!

Compre Um Gabinete 4 Baias da VCOM (E-STAR) ele e maior do que os normais

Fure a parte de cima do PC... Coloque um cooler entre a fonte e os CD-ROMS...

Coloque um Cooler Frontal...

Coloque um Cooler Totalmete de Cobre no Processador

Use Passa Termica Tope de Linha

Use um Exalstor sempre no Ultimo Slot do PC

Use um Cooler de baixo das baias do HD jogando AR FRIO PARA DENTRO...

Corte os cabos de frete de 5 em 5 vias compre aspiral.. e faça Round Cables mais enconta....

Coloque Aspiral nós fios da fonte

e sempre mantenha seu pc Sempre muiito lindo limpe ele pelo menos 1 vez a cada 2 meses.. OK

essa e minha opiniao eu uso tudo isso e fica bom.. logo logo eu posso umas fotos da minha maquina aqui no forum pra você verem.. beleza...

ai se alguem quiser tc comigo no MSN.. tai ai

luiz131@hotmail.com

Minhas maquina não esquenta nem ferrando.. e super boa..

aconselho a todos q sofrem de super aquecimento fazerem isso.. fica uma pouco caro mais compensa...

E Sempre sigam esse ditado q eu aprendi quando tinha 12 anos.

" O Barato sai CARO"

então beleza... TAI EI TUDO o que EU ACHO>> T+++ PRA TODOS

LZ

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou, se eu for colocar um cooler na parte lateral do meu gabinete (à frente do processador) eu devo coloca-lo como exaustor ou puxando o ar frio para o processador?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Eu li o Artigo Falando sobre gabinetes e seuperaquecimento e veio a seguinte duvída:

Se eu quiser instalar uma ventoinha proxima a o processador ele deve soprar af frio pro processador ou aspirar o ar quente ?

Eu tenho um Gabinete que dispõe de pesiannas (furos) e um espaço pra encaixar um ventoinha junto ao uma tubina de vento devo instalar a ventoinha pra soprar ou pra aspirar ?

A minha placa mãe modelo Gigabyte 8V800VM Para processadores de socket 478 dispõe de de conectores que regulam a velocidade das ventoinhas como eu posso integrá-las as 3 ventoinha que eu tenho ?

A Placa mãe gigabyte 8V800VM é boa ?

Agradeço aos que me puderem responder as minhas duvídas.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora