Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Protegendo seu PC Contra Animais

       
 55.060 Visualizações    Tutoriais  
 1 comentário

Aprenda a proteger seu Micro com a invasão de insetos.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Atraídos pelo calor existente dentro do micro, diversos pequenos animais podem resolver simplesmente morar dentro do seu PC. Formigas, baratas e até camundongos podem de uma hora para a outra a usar o seu micro como um hotel de alto luxo. Espantoso mesmo foi o que aconteceu no micro do leitor Rodrigo Vieira Santos: marimbondos fizeram uma colméia dentro do micro. Ele inclusive tirou uma foto e nos enviou.

Protegendo seu PC Contra Animais
Figura 1: Colméia de marimbondos dentro do PC.

Esse tipo de problema é mais comum do que se imagina. O problema é que muita gente só descobre que o seu PC está infestado com algum tipo de animal quando o micro apresenta defeito e o técnico ou o usuário abre o micro. Em alguns casos, animais podem queimar partes internas do micro - especialmente a fonte de alimentação. Já ouvimos vários relatos de micros exalando um cheiro forte de queimado que, quando o técnico abriu o micro, a causa era algum pequeno animal presente no interior da fonte de alimentação.

Há uma maneira bem simples de diminuir a probabilidade de animais morarem dentro do seu PC: basta tampar as ranhuras não utilizadas da parte traseira do gabinete que ficam em frente aos slots da placa-mãe. Repare na foto que no micro com problema de marimbondos há duas ranhuras abertas, que foi por onde possivelmente os marimbondos entraram.

Ou seja, basta você fechar essas ranhuras com o acabamento metálico apropriado, que vem junto com o gabinete. Se você não tiver mais essas tampas metálicas, basta pedir essas tampas para qualquer amigo que trabalha com montagem e manutenção de PCs. Normalmente técnicos possuem quilos desses acabamentos metálicos sobrando e com certeza irão doá-los por uma boa causa.

Já outros buracos existentes na parte traseira do gabinete deverão ser avaliados com cautela. Todos os gabinetes possuem, em sua fonte de alimentação, um buraco por onde sai o ar quente. Vários gabinetes possuem, adicionalmente, pequenos orifícios para a circulação de ar. Esses buracos não devem ser tapados, ou você criará um outro problema em seu micro, que é o superaquecimento. Você só deve, portanto, tampar os buracos que não deveriam estar abertos, levando em conta que buracos de circulação de ar devem permanecer abertos.

Se você encontrar animais em seu micro, você deverá contratar uma empresa especializada no controle de pragas urbanas, pois se há animais morando dentro do seu micro, possivelmente há mais animais habitando o ambiente onde o micro está instalado (sua casa ou seu escritório), oferecendo risco à sua saúde, além do risco de ter esses animais morando em outros equipamentos eletrônicos, podendo ocasionar um significativo prejuízo material.

Adicionado em 15 de julho de 2003:

O leitor Fábio Bellanda complementa nossa dica: "Já tive esse tipo problema (meu scanner estava cheio de formigas dentro) e resolvi definitivamente esse problema colocando duas bolinhas de naftalina dentro dele, após limpá-lo". Fica aí a dica.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Isso me lembra uma vez quando fui ouvir um CD no meu Discmam, ele parou de tocar repentinamente, abri a tampa e sairam dezenas de formigas, elas até carregavam seus ovinhos.

É mole? :ahh:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×