Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Superaquecimento de Gabinetes ATX

       
 38.871 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Alguns gabinetes ATX superaquecem por um erro de instalação da ventoinha da fonte de alimentação. Aprenda a corrigir este problema.

Superaquecimento de Gabinetes ATX
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Diversos gabinetes ATX estão vindo de fábrica com um problema muito sério: a ventoinha da fonte de alimentação, que serve para fazer com que o calor produzido pelos componentes do micro seja removido, está invertida. Como conseqüência dessa instalação errônea da ventoinha do gabinete, o micro superaquece e faz com que ocorram diversos erros no micro, como "congelamentos", "travamentos", resets aleatórios, excesso de erros de Falha Geral de Proteção ("Esse programa executou uma operação ilegal e será fechado") e muito mais.

Em um gabinete minitorre, a circulação de ar é forçada através de uma ventoinha instalada na fonte de alimentação do micro, que funciona no sentido de exaustão, ou seja, jogando o ar de dentro do micro para fora. Como é ensinado nas escolas, o ar quente sobe e o frio, desce. Com isso, o ar que é aquecido pelos componentes do micro (placa-mãe, disco rígido, processador, memória RAM, etc) sobe para o topo do gabinete. Através de ranhuras existentes na fonte de alimentação, esse ar sai do gabinete com o auxílio da ventoinha. Como conseqüência, ar frio acaba entrando automaticamente pelas ranhuras existentes no painel frontal do gabinete, criando um fluxo de ar constante e inevitável, como você pode observar na Figura 1.

Em gabinetes onde a ventoinha foi instalada de forma errada (invertida), o ar, em vez de sair, entra. Com isso, o ar quente do gabinete não tem por onde sair (pois a tendência natural do ar quente é subir), criando um superaquecimento no gabinete, como você pode observar na Figura 2. Você notará que, em gabinetes com esse problema, os CDs inseridos na unidade de CD-ROM ficam mais quentes que o normal. Micros instalados com a ventoinha da fonte invertida apresentam diversos problemas por causa do superaquecimento.

Identificar um gabinete com esse problema é simples. Basta colocar a mão em frente à ventoinha da fonte de alimentação com o micro ligado e sentir se o ar está entrando ou saindo. O correto é o ar estar saindo (você sentirá um vento relativamente forte saindo do micro).

Caso o seu micro esteja com a ventoinha invertida, a solução é simples. Basta você desmontar a fonte de alimentação e desinvertê-la. Caso você ache que não tem requisitos técnicos necessários para esse procedimento, contrate um técnico para fazê-lo.

Atenção: Se o seu micro ainda estiver na garantia, não mexa em nada, pois, abrir o gabinete (e ainda mais a fonte de alimentação) anula a garantia. Nesse caso, entre em contato com a empresa que vendeu o seu micro de modo a providenciar o reparo.

Superaquecimento de Gabinetes ATX
Figura 1: Correta circulação de ar em um gabinete minitorre.

 

Superaquecimento de Gabinetes ATX
Figura 2: Circulação de ar em um gabinete com ventoinha invertida.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×