Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste do Cooler para Placas de Vídeo NV Silencer 5 da Arctic Cooling

       
 29.051 Visualizações    Testes  
 8 comentários

O NV Silencer 5, como o próprio nome diz, é um cooler para placas de vídeo baseadas em chips da NVIDIA, voltado aos usuários que querem um computador mais silencioso. Confira se ele realmente \"silencia\" uma 9600 GT.

Teste do Cooler para Placas de Vídeo NV Silencer 5 da Arctic Cooling
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

O cooler para placas de vídeo NV Silencer 5 da Arctic Cooling é voltado para placas com chips das séries GeForce 6800 e 7800 da NVIDIA. É um produto que já saiu de linha no exterior, mas que ainda pode ser encontrado por aqui. O modelo equivalente para placas com chips da ATI/AMD chama-se ATI Silencer 5 e suporta placas das séries Radeon X800 e X850. Vamos ver como ele se sai em nossos testes.

Apesar de oficialmente o produto só suportar as séries GeForce 6800 e 7800, nós instalamos o mesmo em uma GeForce 9600GT da PNY, onde coube perfeitamente.

NV Silencer 5
Figura 1: Embalagem.

 NV Silencer 5
Figura 2: Cooler e acessórios.

O cooler em si é composto de uma base grossa de cobre onde estão soldadas as finas aletas de dissipação. Sobre esse conjunto há um duto de ar de plástico transparente com uma ventoinha centrífuga de 72 mm. Essa ventoinha pega o ar de dentro do gabinete, e o duto faz com que esse ar, após passar pelas aletas, seja jogado para fora do gabinete. Com isso, o calor gerado pela placa de vídeo não é transmitido aos demais componentes como placa-mãe, processador e discos rígidos.

Na Figura 2 podemos ver o conteúdo da embalagem: o cooler propriamente dito, O conjunto de uma chapa de metal, um isolador de borracha e quatro parafusos que farão a fixação do cooler na traseira da placa de vídeo, um dissipador passivo para instalação nas memórias da parte traseira (bem como adesivos para colá-lo) caso sua placa possua chips de memória nessa posição, duas tampas de slots para o caso de sua placa de vídeo atual ter uma tampa que impeça a instalação do cooler, e um adesivo para ser colado na parte frontal do gabinete. Também vem junto um pequeno saquinho com pasta térmica comum (branca).

Note na Figura 3 que o NV Silencer 5 também resfria os chips de memória da parte frontal da placa de vídeo, o que sempre é uma boa opção, principalmente em caso de overclock.

 NV Silencer 5
Figura 3: Parte traseira.

 NV Silencer 5
Figura 4: Vista geral.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


muito bom o teste

e realmente e um cooler para diminuir o barulho pois em relaçao a temperatura nao vi grande coisa

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do preço, do design do cooler (limpo e transparente - sem frescuras) do pouquíssimo barulho que produz e do fato de que ele já abrange as memórias. Excelente alternativa para quem compra uma placa de vídeo mais barata, que não possua um bom cooler já de fábrica, e deseja resfriá-la de maneira mais eficiente.

A versão desse cooler para a ATI deveria ter compatibilidade com a HD 4770, já que o cooler padrão dela é bem feinho... :D

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cooler da HD4770 provavelmente é mais eficiente que esse. Nesse teste o cooler de fábrica é muito bom, não o trocaria.Em que temperatura ambiente foi feito o teste,achei bastante fria a placa, está quase igual a minha HD4670 + vf900-*****.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×