Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Cooler Spire TherMax Eclipse


     34.459 visualizações    Refrigeração    16 comentários
Teste do Cooler Spire TherMax Eclipse

Como Testamos

Em nossos testes de coolers para processadores estamos adotando a seguinte metodologia.

Escolhemos um processador com o maior dissipação térmica que tínhamos disponível, um Core 2 Extreme QX6850, que possui um TDP (Thermal Design Power) de 130 W. A escolha de um processador com alto TDP é óbvia: como queremos medir quão eficiente é o cooler testado nada melhor do que usar um processador que esquenta bastante. Esse processador trabalha originalmente a 3 GHz, mas nós o colocamos em overclock a 3,33 GHz, para esquentá-lo o máximo possível.

Nós fazemos medições de ruído e temperatura tanto com o processador ocioso (idle) quanto em carga total. Para conseguirmos 100% de uso nos quatro núcleos do processador, rodamos ao mesmo tempo o Prime 95 na opção "In-place Large FFTs" e três instâncias do programa StressCPU.

Nós comparamos o cooler testado ao cooler padrão da Intel com base de cobre, que vem com o processador usado, e com alguns dos coolers já testados nessa mesma metodologia.

As medidas de temperatura foram obtidas com um termômetro digital, com o sensor encostado na base do cooler e nos heatpipes, e também pela leitura de temperatura dos núcleos dada pelo programa SpeedFan (que é dada pelo sensor térmico do processador). Nesse caso, foi utilizada a média entre as temperaturas lidas nos quatro núcleos.

A medida do nível de pressão sonora foi obtida com um decibelímetro digital, com o sensor a 10 cm da ventoinha. Paramos o cooler da placa de vídeo para que este não influenciasse no resultado, mas mesmo assim a medida obtida serve apenas para fins de comparação, pois uma medição precisa de nível de pressão sonora precisaria ser feita em uma sala com isolamento acústico e sem nenhuma outra fonte sonora atuando, da qual não dispomos.

Configuração de Hardware

Configuração de Software

  • Windows XP Professional instalado em partição NTFS
  • Service Pack 3

Programas Utilizados

Margem de Erro

Adotamos uma margem de erro de 2 °C. Com isso, diferenças de temperatura inferiores a 2 °C não podem ser consideradas significativas. Em outras palavras, produtos onde a diferença de temperatura seja inferior a 2 °C deverão ser considerados como tendo desempenhos similares.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Ola, vocês poderiam tentar o teste com apenas 1 ventoinha? fiquei pensando se utilizar 2 nao poderia atrapalhar o fluxo de ar, pois é engracado este cooler ser estão semelhante ao iCE AGE e ser tão pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pasta térmica azul?? Isso seria um daqueles chicletes que deixam a língua azul? :lol:

Decepção total, mas a ideia de testar com outras pastas térmicas eu creio que seja algo a ser estudado com urgência pelo CDH. Um teste desse cooler com uma AS5 ou MX-2 seria bom, pastas térmicas de bom desempenho e preço bem acessível.

Ola, vocês poderiam tentar o teste com apenas 1 ventoinha? fiquei pensando se utilizar 2 nao poderia atrapalhar o fluxo de ar, pois é engracado este cooler ser estão semelhante ao iCE AGE e ser tão pior.

Com 2 fans iguais, um injetando e outro tirando ar (push-pull) é com certeza melhor do que apenas 1 fan, sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal esses testes que pretendem fazer com as pastas térmicas, espero que não esqueçam das fabricadas aqui por uma empresa anunciante no site, tem os modelos baratinhos e os melhores com silicone e os importados sem silicone, quero ver como elas se saem.

O cooler, ficou estranho esse resultado, tão parrudo e perdeu do buffalo que é bem simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparência não é nada em coolers. Vejamos por exemplo o V10, que é uma jerigonça enorme que usa até mesmo uma placa TEC mas perde para vários outros coolers bem menores que ele e sem um bando de quinquilharias que o V10 tem, como hetpipes pra tudo quanto é lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae tem alguma coisa errada ai meu... Como foi dito no teste, hitepipe bem feito ventuinhas com altos fluxo de ar, vários detalhes bem feitos, cara teve ter algo errado com essa pasta térmica ae, deve ser um babaloo de marca barata.

Falou ae.PANAO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ViX, certeza não podemos ter. Mas é sintomático que o o fabricante tenha lançado uma segunda versão igualzinha... Às vezes um pequeno detalhe (constituição interna dos heatpipes, por exemplo) põe a perder todo um bom projeto.

Note que em idle ele se saiu relativamente bem.

Vamos ver se o fabricante nos envia a segunda versão para comparar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que esse cooler pode ter algum defeito de fabricação, seu desempenho era para ser muito melhor, eu por exemplo tenho um phenom II x4 965 de tdp 125w e uso um cooler master hyper x2 nele e consegue esfriar numa boa não passa dos 53C mesmo em full load, lembrando que a temp max estiupulada pela AMD dele é 63C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...