Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Cooler Thermaltake TMG IA1


     36.075 visualizações    Refrigeração    7 comentários
Teste do Cooler Thermaltake TMG IA1
Produto Recomendado

Como Testamos

Nessa nossa safra de testes de coolers para processadores estamos adotando a seguinte metodologia.

Escolhemos um processador com o maior dissipação térmica que tínhamos disponível, um Core 2 Extreme QX6850, que possui um TDP (Thermal Design Power) de 130 W. A escolha de um processador com alto TDP é óbvia: como queremos medir quão eficiente é o cooler testado nada melhor do que usar um processador que esquenta bastante. Esse processador trabalha originalmente a 3 GHz, mas nós o colocamos em overclock a 3,33 GHz, para esquentá-lo o máximo possível.

Nós fazemos medições de ruído e temperatura tanto com o processador ocioso (idle) quanto em carga total. Para conseguirmos 100% de uso nos quatro núcleos do processador, rodamos ao mesmo tempo o Prime 95 na opção "In-place Large FFTs" e três instâncias do programa StressCPU.

Nós comparamos o cooler testado ao cooler padrão da Intel com base de cobre, que vem com o processador usado, e com alguns dos coolers já testados nessa mesma metodologia.

As medidas de temperatura foram obtidas com um termômetro digital, com o sensor encostado na base do cooler e nos heatpipes, e também pela leitura de temperatura dos núcleos dada pelo programa SpeedFan (que é dada pelo sensor térmico do processador). Nesse caso, foi utilizada a média entre as temperaturas lidas nos quatro núcleos.

A medida do nível de pressão sonora foi obtida com um decibelímetro digital, com o sensor a 10 cm da ventoinha. Paramos o cooler da placa de vídeo para que este não influenciasse no resultado, mas mesmo assim a medida obtida serve apenas para fins de comparação, pois uma medição precisa de nível de pressão sonora precisaria ser feita em uma sala com isolamento acústico e sem nenhuma outra fonte sonora atuando, da qual não dispomos.

Configuração de Hardware

Configuração de Software

  • Windows XP Professional instalado em partição FAT32
  • Service Pack 3
  • Versão do driver Intel Inf: 8.3.1.1009
  • Versão do driver de video NVIDIA: 182.08

Programas Utilizados

Margem de Erro

Adotamos uma margem de erro de 2 °C. Com isso, diferenças de temperatura inferiores a 2 °C não podem ser consideradas significativas. Em outras palavras, produtos onde a diferença de temperatura seja inferior a 2 °C deverão ser considerados como tendo desempenhos similares.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Parece um bom produto mesmo.. só acho q a thermaltake está cobrando cada vez mais pela marca.

Quando comprei meu volcano v11+ ele era o topo de linha (dizem q é até melhor que o V12... é um cooler pesado, com sensor de temperatura, potenciometro (vem com 2, escolher por ou na baia traseira (nas placas pci) ou no baia dos drivers de dvd)... na época paguei 90 reais nesse cooler. (numa loja mesmo, fora do mercadolivre)

Hoje, um cooler desses custa mais de 250 reais aqui. Claro que a contruçao desse cooler do teste é BEM melhor, mas o preço meio abusivo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito bom o cooler, mas como disse o amigo acima, o Nero é MUITO mais barato, possui conector PWM (não precisa ficar abrindo o PC pra ajustar a rotação do cooler), MUITO mais silencioso, a fan pode ser trocada, ou seja, possui um custo/benefício muito melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...