Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema de arquivos


     321.541 visualizações    Armazenamento    4 comentários
Sistema de arquivos

Partition Magic

O Partition Magic, que chegamos a citar antes, permite fazer tudo aquilo que dizíamos impossível, especialmente o reparticionamento e a troca do tipo de sistema de arquivos do disco rígido sem qualquer perda de dados.

É claro que queríamos ver isto na prática. Para isto, utilizamos um disco rígido de 1.6 GB com Windows 95 já instalado. Como o Windows 95 utiliza o sistema FAT-16, os clusters do disco rígido são de 32 KB, conforme vimos.

Executando-se o Partition Magic, podemos saber exatamente o quanto de slack space (espaço desperdiçado) o nosso disco rígido possui. No nosso caso, com apenas 700 MB do disco rígido ocupado, temos 173 MB de espaço desperdiçado. Um loucura.

 

Sistema de arquivos
Figura 2:
Vendo o espaço desperdiçado do disco com o Partition Magic 

O próprio programa recomendou-nos a alterar esta situação, reparticionando o disco rígido em duas partições, uma de 1 GB e outra com o espaço restante (cerca de 600 MB), pois, neste caso, os clusters iriam ter 16 KB, diminuindo consideravelmente o desperdício.

 

Sistema de arquivos
Figura 3:
Recomendação do Partition Magic para o nosso disco rígido.

Mandamos o Partition Magic executar sua recomendação e foi tudo muito rápido. Em apenas dois minutos o disco rígido estava reparticionado e o mais importante: com todos os dados em seu interior. Com clusters de 16 KB, o desperdício caiu para menos da metade: de 173 MB para 80 MB!

 

Sistema de arquivos
Figura 4:
Com clusters menores há menos desperdício. 

Além disto, podemos converter uma partição para qualquer sistema de arquivos, preservando-se todos os dados já instalados. Isto inclui, além da FAT-16, a FAT-32, o HPFS e o NTFS. Fora o boot manager, que comentamos semana passada.

A PowerQuest, empresa criadora e produtora do programa está realmente de parabéns. O Partition Magic é um programa do tipo "BB": Bom e Barato (custa, em média, R$ 85,00). Ele é todo em português e - pasmem! - muito bem traduzido. A equipe de tradução está de parabéns, pois não há um só erro técnico ou de português. Parece até que o programa foi criado aqui no Brasil. Para quem não se lembra, até pouco tempo atrás tínhamos que conviver com pérolas do tipo "Aviso do MS-DOS" (em vez de "Prompt do MS-DOS") em programas supostamente traduzidos...

O manual do Partition Magic é super detalhado e cheio de figuras e nos ensina muito não só sobre o programa, mas também sobre o funcionamento do sistema de arquivos. É muito raro isto. Basta lembrarmos que o Windows 95 custa uma pequena fábula e o manual não explica absolutamente nada sobre o sistema (restringe-se a recomendar que o usuário compre um livro sobre Windows 95. É mole?)

O Partition Magic entra no rol dos programas indispensáveis e que todo "micreiro" que se preza deve ter.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

é.. um tópico um pouquinho antigo esse, mas eu achei que vale a pena comentar.. o artigo foi muito interessante na minha opinião ;) fiz aqui e vi que o tamanho do cluster do meu hd é de 8mb, menos desperdicio, se comparado ao do exemplo.. mas ja faz um bom tempo que o topico foi criado, então talvez ja esteja bem ultrapassado tb... e o autor está de parabéns, pena que ninguem alem de mim comentou nesses ultimos 11 anos que se passaram da criação do topico rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante o artigo, embora tenha 15 anos, não é datado, pois, esses sistemas de arquivos ainda são muito usados nos dias atuais, muito interessante.

Sem contar que o Partition Magic está aí até hoje, firme e forte!

Seria interessante incluir(atualizar com) os sistemas EXT2, EXT3 e afins.

Parabens!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já  usei muito o Partition. Mas essa da MS recomendar que compre livros sobre o assunto é  um absurdo da parte deles. Seus livros antigos de hardware tinham mais informações sobre o sistema do que a própria empresa disponibilizava aos usuários.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Partition Magic de fato era um excelente programa. Até uns 15 anos atrás. De lá para cá, foi descontinuado não é mais recomendado. Por exemplo, com todos discos usando setores físicos de 4 KiB, o PM não alinhará as partições corretamente e causará perda de desempenho.

 

Se o artigo for atualizado, é melhor recomendar o GParted, que pode ser usado com qualquer mídia live Linux. É ativamente desenvolvido e faz o que o finado Partition Magic fazia.

 

Acho que há programas freeware similares para Windows, mas estou por fora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...