Imprimir artigo
SLI vs. CrossFire
por em Tutoriais
Última atualização:
337.325 visualizações
Página 3 de 8

Sobre slots PCI Express

Antes de prosseguirmos, é importante que você tenha conhecimento sobre algumas informações muito importantes a respeito de slots PCI Express, a fim de que você possa comparar corretamente os diferentes modelos de placas-mãe com mais de um slot PCI Express existentes no mercado..

Existem três versões da especificação PCI Express, 1.1, 2.0 e 3.0, com as velocidades padrão de 2,5 Gbps (250 MB/s), 5 Gbps (500 MB/s) e 8 Gbps (1 GB/s) por pista (a explicação do porque a conversão de Gbps para GB/s se dá dividindo-se por dez nas versões 1.1 e 2.0 mas por oito na versão 3.0 é explicada no tutorial indicado ao final desta página).

Para o maior desempenho possível, idealmente você deverá usar slots PCI Express 3.0 e placas de vídeo PCI Express 3.0. Você pode usar placas de vídeo PCI Express 2.0 em slots PCI Express 3.0 e placas de vídeo PCI Express 3.0 em slots PCI Express 2.0, porém a largura de banda será limitada à do padrão 2.0 (que é metade da do padrão 3.0).

O número próximo ao “x” indica quantas pistas são usadas. Assim, uma conexão PCI Express 3.0 x16 usa 16 pistas e tem uma taxa de transferência máxima teórica (largura de banda) de 128 Gbps ou 16 GB/s.

Porém, os slots PCI Express x16, que são usados por placas de vídeo, não necessariamente têm 16 pistas conectadas a ele.

O mais comum com placas-mãe intermediárias com dois slots PCI Express x16 é o primeiro slot trabalhar a x16 quando há apenas uma placa de vídeo instalada, mas sua velocidade cair para x8 quando duas placas de vídeo estão presentes. Essa é uma configuração também chamada “x16/x0 e x8/x8”, sendo um macete usado para dividir 16 pistas PCI Express entre dois slots. O que significa é que uma placa sozinha tem uma largura de banda de 16 GB/s (supondo PCI Express 3.0) para a comunicação com o processador do computador, enquanto que quando uma segunda placa de vídeo é instalada, a largura de banda disponível cai pela metade (8 GB/s neste exemplo).

Teoricamente, portanto, há queda de desempenho nesse tipo de configuração. Na prática, porém, vários testes indicam que a comunicação entre duas placas de vídeo não requer tanta largura de banda quanto há disponível, não havendo queda no desempenho. Além disso, placas de vídeo que podem ter problema de desempenho por causa de alguma limitação na comunicação PCI Express fazem uso de “pontes”, conectores para uma conexão dedicada entre as placas de vídeo, eliminando esse problema.

No caso de placas-mãe mais simples (“de entrada”) com dois slots PCI Express, você deverá tomar muito cuidado, pois normalmente o primeiro slot é PCI Express 3.0 x16 mas o segundo é PCI Express 2.0 x4, havendo uma redução significativa na largura de banda no segundo slot (16 GB/s vs. 2 GB/s) que pode limitar o desempenho da segunda placa de vídeo. Esta configuração mais simples existe porque fabricantes raciocinam que usuários usando placas-mãe “de entrada” as utilizarão em conjunto com placas de vídeo mais simples, que não requerem tanta largura de banda. Porém, como placas de vídeo mais simples comunicam-se entre si utilizando o PCI Express e não conexões dedicadas externas (“pontes”), a queda de desempenho pode ser perceptível em comparação com a mesma configuração usando uma placa-mãe que não limita o desempenho no segundo slot.

Há ainda as placas-mãe topo de linha, onde não há queda no desempenho do primeiro slot e o segundo slot trabalha a x16. Este tipo de configuração é normalmente obtida através do uso de um chip chaveador na placa-mãe. Este tipo de placa-mãe é voltada ao entusiasta que só compra “o melhor do melhor”, quer ter certeza que sua máquina para jogos terá o maior desempenho possível, e pode pagar para isto.

Para uma explicação mais aprofundada sobre o funcionamento do PCI Express, recomendamos a leitura do nosso tutorial “Tudo o que você precisa saber sobre a conexão PCI Express”.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM VÍDEO
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.613 usuários cadastrados
1.265 usuários on-line