Imprimir artigo
SLI vs. CrossFire
por em Tutoriais
Última atualização:
337.180 visualizações
Página 5 de 8

Como montar arranjos SLI

Vamos agora dar algumas dicas importantes caso você queira montar arranjos SLI..

Para montar arranjos SLI, você deverá:

  • Ter uma placa-mãe com pelo menos dois slots PCI Express x16 e que seja compatível com o modo SLI. Você poderá verificar isso indo ao site do fabricante da sua placa-mãe (ASUS, ASRock, Gigabyte, MSI, etc.) e procurando pela página de especificações técnicas da sua placa-mãe. Procure, nesta página, por “SLI”. Se não houver nenhuma referência a esta palavra, muito provavelmente sua placa-mãe não é compatível. Não deixe de ler a página “Sobre slots PCI Express” que apresentamos anteriormente com dicas de como escolher a placa-mãe ideal.
  • Ter duas (ou mais) placas de vídeo baseadas no mesmo chip gráfico e com a mesma quantidade de memória e que sejam compatíveis com o modo SLI. Veja a lista de placas compatíveis. É possível usar placas de vídeo de nomes diferentes caso elas sejam “clones” (por exemplo, a GeForce 9800 GTX+ pode ser usada em conjunto com a GeForce GTS 250 de 1 GiB porque elas são exatamente a mesma placa). Nós mantemos uma lista de placas clonadas que pode ser útil.
  • Todas as placas na lista acima suportam SLI de duas vias. Para saber se as placas suportam SLI de três vias ou de quatro vias, você deverá clicar na placa de vídeo na lista acima, clicar em “Specifications” e procurar por “SLI Options” ou “SLI Ready”. Ali constará o número de placas que poderão ser instaladas em paralelo (“two-way” = duas; “three-way” = três; “four-way” = quatro; mas, cuidado: “quad” = duas, pois significa que a placa de vídeo tem dois chips gráficos e, dessa forma, com duas dela você terá quatro chips gráficos, atingindo o limite do modo SLI).
  • Conferir se a sua fonte de alimentação dará conta do recado ou se você precisará comprar uma nova fonte. Assista ao nosso vídeo “Como calcular a potência da fonte de alimentação”. Além de verificar a potência da fonte, você deverá verificar se a fonte tem conectores de alimentação auxiliar suficientes para todas as placas (é possível usar adaptadores, porém não recomendamos).
  • Verifique se é necessário conectar as placas de vídeo com pontes.
  • Se houver placas de vídeo com clocks diferentes (isto é, modelos com overclock de fábrica), recomendamos que você configure todas as placas para usarem os mesmos clocks, para evitar o surgimento de erros na imagem (“artefatos”). Este ajuste não é feito de forma automática e pode ser feito com os utilitários Afterburner ou Precision (apesar de serem programas da MSI e da EVGA, respectivamente, eles funcionam com qualquer placa que use chip da NVIDIA).
  • Após instalar o hardware e ligar o computador, o driver de vídeo detectará o arranjo SLI e adicionará opções de configuração antes inexistentes. Recomendamos que você abra o driver (ícone da NVIDIA próximo ao relógio) e certifique-se que o modo SLI foi ativado.
ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM VÍDEO
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.362 usuários cadastrados
943 usuários on-line