Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Dez coisas que você deve levar em conta ao escolher um novo smartphone

        1.510.721 Visualizações     6 comentários     Tutoriais   

Com dezenas de modelos de smartphones disponíveis no mercado, como escolher a melhor opção para você? Neste tutorial, daremos dez dicas de como descobrir o melhor smartphone para as suas necessidades.

Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

Você quer trocar de smartphone mas não sabe nem por onde começar a escolher em um mercado que oferece dezenas de modelos cheios de características técnicas variadas? Fica perdido em meio a tantas especificações? Nós fizemos uma lista de dez pontos que você pode analisar para fazer a melhor compra, explicando o significado de cada um. Confira!

Hoje em dia, a maioria das pessoas anda com uma pequena maravilha em seu bolso: um smartphone, que além de ser usado para ligações telefônicas, ainda possibilita acesso a mensagens, redes sociais, páginas, jogos, além de servir como câmera (fotográfica e filmadora), agenda, despertador, dentre várias outras funções. E muitos trocam de smartphone com certa frequência, seja porque o aparelho anterior pifou, está com a tela quebrada, ou simplesmente porque está defasado frente aos modelos atuais. E, na hora de escolher um novo modelo, vem o desafio de escolher o modelo mais adequado às suas necessidades e ao seu bolso, já que são várias informações que muitas vezes não fazem sentido para o usuário que não é especialista em tecnologia.

Neste tutorial, traremos uma lista de dez pontos que você deve observar, de forma a escolher o melhor modelo para você. Lembre-se que esta lista não representa uma ordem de importância, até porque alguns pontos são mais importantes para algumas pessoas do que para outras.

Convém também deixar claro que nós buscamos listar e explicar rapidamente as principais características técnicas destes aparelhos. Um maior aprofundamento técnico tornaria o texto muito extenso e fugiria do propósito deste artigo.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Parabens Rafael e equipe do CdH pelo artigo. Espero que realmente vejamos pessoas escolhendo seus gadgets com base em "suas necessidades e seu bolso", e as pessoas comecem a deixar de adquirir produtos apenas por status e ostentação.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo artigo.

 

Acho que também deve se pensar em um vidro que resista a maioria dos impactos e arranhões na tela do celular (Gorilla Glass, Sapphire ou similar - Moto X Force que o diga), e além das especificações técnicas é importante sempre comprar também de uma marca boa, que apresenta baixo índice de defeitos de fabricação, que tem uma boa durabilidade, assistência técnica tanto para o período de garantia quanto para depois de vencida, ou seja, um pós-venda que atenda os requisitos necessários em caso de RMA.

Editado por agnaldoreis
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na parte da câmera, eu acrescentaria 3 pontos:

- Pesquisar por exemplos de fotos e filmagens em sites especializados. No flickr  dava para filtrar por aparelho, é uma ótima base de comparação.

- Faltou dizer que muitos modelos mais simples podem não possuir auto-foco, então você não vai conseguir tirar fotos nítidas de perto.

- Faltou um ponto muito importante: estabilização ótica de imagem! Faz toda a diferença na filmagem. Se você vai usar o celular para filmar, mais importante do que ter 4k ou 60fps é estabilização! Evita tremedeira das mãos e dá um ar mais profissional, muito bacana.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueceu de acrescentar o mais importante e também o mais chato...

Posso dizer Bloatwares?

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sistema operacional não é algo tão simples assim.

A maioria dos celulares Android são largados pelos seus fabricantes sem atualização alguma. Nem mesmo correções para falhas de segurança são liberadas, deixando os usuários expostos a perderem seus créditos por conta de ligações e mensagens para números premium, serem usados como botnets, terem dados roubados por hackers ou sofrerem outros tipos de golpes.

Por isso que a melhor coisa que se pode fazer com o Android é evitá-lo. Se você gosta do sistema, considere então os modelos mais recentes da linha Nexus (5X e 6P), que contam com 3 anos de suporte no sistema operacional feito diretamente pelo Google a contar a partir do lançamento (o que eu ainda considero um ciclo meio curto, mas ao menos não chega a ser horrível como os demais) Do restante é melhor correr como o diabo corre da cruz.

Editado por ignacho

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa importante que não foi comentado é sobre o Wireless e sobre a tecnologia  Wi-Fi 802.11ac. Fora isso o artigo está bom.

Editado por CORE2
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora