Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do smartphone Samsung Galaxy S5


     46.089 visualizações    Smartphones    5 comentários
Teste do smartphone Samsung Galaxy S5
Produto Recomendado

O hardware

O que você pensar em tecnologia existente para smartphone em 2014, o Galaxy S5 tem e melhor que em aparelhos intermediários, por isso ele é considerado um modelo topo de linha.

A tela é de 5,1 polegadas com tecnologia AMOLED e resolução nativa “Full HD” (1920x1080). O principal concorrente do Galaxy S5, o Xperia Z2 da Sony, traz uma tela um pouco maior, de 5,2 polegadas.

O processador é o Snapdragon 801 de quatro núcleos e 2,5 GHz (processador de vídeo Adreno 330 rodando a 578 MHz integrado), que é o modelo mais rápido disponível para smartphones hoje. Ele vem com 2 GiB de RAM (LPDDR3) em modo de dois canais, rodando a 933 MHz, e 16 GiB ou 32 GiB de armazenamento, e, se você achar pouco, pode instalar um cartão microSD de até 128 GiB. O principal concorrente do Galaxy S5, o Xperia Z2 da Sony, usa o mesmo processador, porém rodando a 2,3 GHz, mas vem com 3 GiB de memória em vez de apenas 2 GiB.

A câmera, como já mencionado, permite fotos de até 16 megapixels e filmagem com resolução até Ultra HD 4K (3840x2160 a 30 quadros por segundo). Seu principal concorrente, o Xperia Z2 da Sony, também filma em 4K, no entanto sua câmera vai até 20,7 megapixels. O sensor usado chama-se ISOCELL (tecnologia proprietária da Samsung) e este vídeo da Samsung explica como ele funciona. A filmagem com a câmera traseira é limitada a 30 quadros por segundo, em todas as resoluções.

A câmera frontal, de 2 megapixels, grava e transmite vídeos a até 30 quadros por segundo.

A rede sem fio do aparelho suporta até o padrão IEEE 802.11ac, que é o mais recente. A velocidade máxima suportada é a HT80 (80 MHz com intervalo de guarda de 400 ns), isto é, 433 Mbit/s. Além disso, o Galaxy S5 permite o uso da faixa de frequência de 5 GHz, que permite uma maior taxa de transferência na prática, visto que ela não é tão congestionada quanto a faixa de 2,4 GHz (assista ao nosso videotutorial sobre o assunto). O seu concorrente da Sony também suporta essas configurações.

Obviamente, o aparelho utiliza redes 4G LTE Cat4 (máximo de 150 Mbit/s de download e 50 Mbit/s de upload), podendo baixar para padrões 3G caso uma rede 4G não esteja disponível. Se você quiser, pode habilitar o modo “Download Booster”, que divide o download de um mesmo arquivo entre as redes Wi-Fi e celular, aumentando consideravelmente a velocidade de download. Obviamente, esse modo consome banda do seu plano de acesso.

O aparelho tem também um sensor NFC (Near Field Communication), tecnologia que está se tornando bastante popular no exterior para transferir dados. Alguns usos incluem a comunicação entre o celular e o sistema de áudio do carro, e entre o celular e uma impressora com essa tecnologia, em ambos exemplos substituindo a tecnologia Bluetooth. Porém, o uso mais comum dessa tecnologia no dia a dia é para efetuar pagamentos em pontos de venda que aceitem cartões NFC, assim você pode efetuar pagamentos apenas encostando seu smartphone no sensor existente no caixa da loja (desde que o celular esteja configurado para tal, é claro). Até onde sabemos, essa tecnologia de pagamento ainda não está disponível no Brasil, pelo menos em larga escala.

Ainda na área de comunicação, o aparelho tem transmissor/receptor infravermelho, como já mencionado, e Bluetooth 4.0, como é de se supor.

O Galaxy S5, assim como seu concorrente, permite o espelhamento de sua tela em uma tela maior, como a de uma TV.

O diferencial do aparelho é o seu sensor de batimentos cardíacos, sobre o qual falaremos na próxima página. Ele também tem um leitor de impressões digitais embutido na tecla “home”, que permite que você, em vez de entrar senhas, use sua impressão digital para se autenticar.

Outra característica do aparelho é ele ser resistente à água (padrão IP67, isto é, a um metro de profundidade por meia hora, desde que a proteção da porta USB esteja devidamente em seu lugar).


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Gostei do teste. Belo Smartphone. É bom abrir um teste de um produto e ver que ele realmente é inovador. Aliás, há algum tempo que a Samsung vem sendo a principal concorrente da Apple nesse segmento. Desde a estratégia de Marketing, passando pela linha de produtos diversificada e "para todos os gostos", e chegando ao consumidor final com uma experiência do usuário satisfatória.

 

A parte boa é que, com a chegada do S5, o S4 tende a ter preços melhores, aí, podemos mirar nele (o S4) sem tem medo de ser feliz...

 

Parabéns a Samsung!

 

Parabéns ao CDH!

 

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o teste do Samsung Galaxy S5. Faz tempo que quero experimentar o universo Android e até então este foi o primeiro Galaxy que cogitei comprar no lugar de um iPhone novo. Meu iPhone 4 já esta bem lerdinho com o iOS 7.1.

 

Só senti falta do teste do recurso de reconhecimento de digital, que foi mostrado no vídeo promocional do S5. O recurso parece legal, tanto pela praticidade para fazer compras, quanto pela segurança, para bloqueio e desbloqueio da tela, além de funcionar de forma um pouco diferente do iPhone 5S, pois o reconhecimento é diretamente na tela. Será que é melhor, pior ou da na mesma? Esse recurso não esta disponível ainda, ou apenas não foi testado? 

 

Quanto as demais características do aparelho, são mais que suficientes, ainda mais que não pretendo trocar tão logo por um Galaxy S6 ou um iPhone 6 ou 7. Acredito que um smartphone nesse valor tem que se manter com um desempenho aceitável por pelo menos uns 2 ou 3 anos. Afinal, trocar de smartphone todo ano é muita ostentação, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@nfilho realmente eu só me toquei disso 15 minutos atrás, fuçando o telefone. Realmente foi puro esquecimento. Ele tem reconhecimento de impressão digital, o que é sensacional para travá-lo e só permitir que o dono tenha acesso. Além disso, com esse recurso ativado, você pode só passar o dedo em vez de entrar senhas em sites e no PayPal. A leitura é feita no botão "home". Veja a tela que capturei abaixo mostrando.

post-281750-0-00457100-1400221622_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...