Imprimir artigo
Teste das Unidades SSD Kingston HyperX Predator 480 GiB vs. Kingston HyperX Savage 480 GiB
por em Testes
Última atualização:
33.995 visualizações
Página 9 de 9

Conclusões

Como já mencionamos no início deste artigo, é preciso ter em mente que o Kingston HyperX Savage de 480 GiB e o HyperX Predator de mesma capacidade não são produtos que concorrem entre si. Além de utilizarem formatos diversos, o preço dos dois produtos é bastante diferente também. Enquanto o HyperX Savage é voltado ao mercado doméstico, sendo considerado topo de linha dentre os SSDs “convencionais” de 2,5 polegadas e interface SATA-600 (600 MB/s), o HyperX Predator é um SSD voltado ao mercado de alto desempenho, seja para usuários entusiastas, aplicações profissionais que exigem alto desempenho de armazenamento, ou mesmo para servidores de pequeno porte, e utiliza a interface PCI Express 2.0 x4 (2 GB/s) e utiliza o formato M.2 e pode vir com uma placa adaptadora para ser instalado diretamente em slots PCI Express..

Disto isto, podemos afirmar que o desempenho dois dois produtos é realmente bastante diferente. Apesar de o HyperX Savage de 480 GiB apresentar um ótimo desempenho, o HyperX Predator de 480 GiB apresenta um desempenho que chega, em alguns casos, a ser três vezes superior.

Os resultados de nossos testes deixam claros alguns pontos. Primeiro, enquanto o HyperX Savage apresenta diferença de desempenho entre as medições com dados compactáveis e não compactáveis em alguns testes, o Predator teve um desempenho similar nos dois tipos de teste, o que mostra que sua controladora não utiliza compactação de dados para atingir velocidades mais altas.

Outro resultado importante que os testes mostraram é que o HyperX Predator atingiu um desempenho realmente excepcional nos testea com a profundidade de fila de 32, o que sugere que ele realmente mostra todo seu potencial quando submetido a uma carga de trabalho intensa. Assim, aplicações que utilizem leitura e escrita de dados com mais de uma requisição simultânea é que realmente se beneficiarão de forma consistente do desempenho desta unidade.

Em outras palavras, o HyperX Predator de 480 GiB tem um desempenho excepcional, mas apenas aplicações que necessitem de um uso intenso de armazenamento vão tirar proveito de todo seu potencial. Para aplicações onde o acesso de leitura e escrita no armazenamento é pequeno ou moderado, um SSD como o HyperX Savage de 480 GiB é uma alternativa melhor, por conta de seu preço bem mais baixo, mas ainda assim com ótimo desempenho.

AUTOR
Rafael Otto Coelho
Rafael Otto Coelho
Editor-Chefe

Técnico em Eletrônica, Licenciado em Física e Mestre em Educação, Rafael Coelho é apaixonado por hardware, e trabalha como professor de Física em uma instituição de ensino superior. É também comentarista do nosso podcast e moderador do nosso fórum. Tem como hobby aeromodelismo. Mora em Pelotas/RS.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ARMAZENAMENTO
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.149 usuários cadastrados
129 usuários on-line