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Teste de desempenho da tecnologia Hyper-Threading
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Desempenho em programas

Cinebench R15

O Cinebench R15 é baseado no software Cinema 4D. Ele é muito útil para medir o ganho de desempenho obtido pela presença de vários núcleos de processamento ao renderizar imagens 3D pesadas. Renderização é uma área onde ter um maior número de núcleos de processamento ajuda bastante, pois normalmente esse tipo de software reconhece vários processadores (o Cinebench R15, por exemplo, reconhece e utiliza até 256 núcleos de processamento)..

Já que nós estamos interessados em medir o desempenho de renderização, nós rodamos o teste CPU, que renderiza uma imagem “pesada” utilizando todos os processadores ou “núcleos” - tanto reais quanto virtuais - para acelerar o processo. O resultado é dado como uma pontuação.

Hyper-Threading

Neste teste, fica claro que um maior número de threads traz um bom aumento de desempenho (usando quatro núcleos, a tecnologia HT proporcionou 32% a mais de desempenho), mas que núcleos “reais” apresentam um desempenho maior do que núcleos virtuais (no teste com oito núcleos reais o desempenho foi 52% superior ao teste com quatro núcleos físicos e quatro virtuais).

CPU-Z

Na sua versão 1.76, o famoso programa de identificação de hardware CPU-Z vem com uma ferramenta de medição de desempenho, utilizando apenas um núcleo e também todos os núcleos disponíveis.

Hyper-Threading

Neste teste obtivemos um pequeno aumento de desempenho com a tecnologia HT habilitada (11%) mas apenas os núcleos reais é que proporcionaram um acréscimo razoável de desempenho (85% mais rápido com 8 núcleos sem HT do que com 4 núcleos sem HT).

WinRAR

Uma tarefa na qual o processador é bastante requisitado é na compactação de arquivos. Nós rodamos um teste, onde uma pasta com 9.646 arquivos, totalizando 12 GiB, foi compactada em um arquivo utilizando o WinRAR 4.2.

O gráfico abaixo mostra o tempo gasto em cada teste.

Hyper-Threading

No WinRAR, também obtivemos um acréscimo de desempenho ao habilitar a HT (26%) mas quando duplicamos os núcleos reais sem utilizar HT o aumento de desempenho foi bem maior (53%).

DivX Converter

Nós usamos o DivX converter, ferramenta incluída no pacote do DivX, para medir o desempenho de codificação de vídeo utilizando esse codec. O codec DivX é capaz de reconhecer e utilizar não apenas mais de um processador (ou seja, mais de um núcleo), mas também as instruções SSE4.

Nós convertemos um vídeo .mov de seis minutos em resolução Full HD em um arquivo .avi, utilizando o perfil de saída “HD 1080p”.

Os resultados estão em segundos, de forma que valores mais baixos são melhores.

Hyper-Threading

Na codificação DiVX, notamos que quatro núcleos reais mostraram 30% mais desempenho do que dois núcleos com HT. Porém, em ambos os testes com oito threads, tivemos resultados inconsistentes. Notamos que isso aconteceu porque o processador utilizado reduziu o clock nestes testes: em vez de manter-se em 3,5 GHz, ele ficou oscilando entre 1,2 GHz e 3,0 GHz, porque a tecnologia SpeedStep (que reduz o clock do processador quando o mesmo não está sendo totalmente utilizado) entrou em ação. Nosso palpite é que este programa não utiliza 100% do processador quando há mais do que quatro threads, de forma que o mesmo reduz a taxa de clock porque considera que não está sendo exigido. De qualquer forma, parece ser um problema de otimização do codec para trabalhar com oito núcleos, reais ou virtuais.

Media Espresso

O Media Espresso é um programa de conversão de vídeo que utiliza a unidade de processamento gráfico da placa de vídeo para acelerar a conversão. Nós convertemos um arquivo de vídeo .mov de 1 GiB, 1920 x 1080, 23.738 kbps para um arquivo .MP4 H.264 com resolução de 320 x 200, para visualização em smartphones.

Os resultados são dados em segundo, de forma que, quanto menor, melhor.

Hyper-Threading

No Media Espresso, nós observamos um resultado semelhante ao do teste com o DivX. Supomos que o motivo seja o mesmo.

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