Imprimir artigo
Teste do cooler Wraith da AMD
por em Testes
Última atualização:
19.935 visualizações
Página 1 de 6

Introdução

Como mostramos no teste do processador FX-6350, a AMD está vendendo alguns de seus processadores juntamente com um novo cooler, chamado Wraith ("assombração", em tradução livre). Vamos ver qual é o desempenho deste novo lançamento. Confira!.

O Wraith vem com a promessa de ser mais potente e mais silencioso do que o cooler padrão que vinha sendo vendido junto com os modelos “box” de seus processadores de maior consumo. Aqui cabe uma explicação: desde o Athlon 64, lançado em 2003, o encaixe para os coolers padrão da AMD é praticamente o mesmo. Porém, mesmo hoje em dia, há vários modelos de cooler padrão. Nos modelos mais básicos de processadores da AMD, como o A4 ou A6, o cooler que acompanha os processadores é um modelo com dissipador todo em alumínio, como o que podemos ver neste teste. Já nos modelos FX e A10, por exemplo, o cooler incluído no modelo “box” é maior, tem base de cobre e heatpipes.

O Wraith inicialmente foi anunciado para acompanhar apenas o modelo FX-8370, mas atualmente pode vir junto com o FX-8350 e com o FX-6350. Como vimos na Tabela comparativa de preços AMD vs. Intel deste mês, alguns modelos podem vir com o cooler padrão ou com o Wraith, e existe uma diferença de preço entre US$ 10 e US$ 25 entre os dois modelos do mesmo processador com diferentes coolers. Ou seja, nos processadores onde ele está incluído, o consumidor estará pagando este valor para levar o Wraith junto.

A Figura 1 mostra o Wraith. O que salta aos olhos é a grande moldura em torno da ventoinha.

AMD Wraith

Figura 1: o cooler Wraith

A Figura 2 mostra o Wraith lado a lado com o cooler padrão dos processadores de 125 W da AMD.

AMD Wraith

Figura 2: o Wraith (à esquerda) e o cooler padrão da AMD (à direita)

Discutiremos este cooler em detalhes nas próximas páginas.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.362 usuários cadastrados
943 usuários on-line