Imprimir artigo
Teste do Google Chromecast
por em Testes
Última atualização:
31.783 visualizações
Página 3 de 5

Utilização

Produto Recomendado Clube do Hardware

Logo que você liga o ChromeCast pela primeira vez, ele mostra a tela apresentada na Figura 7. Todo o processo de configuração (que é bem simples) deve ser feito utilizando um smartphone, tablet ou computador com acesso Wi-Fi, após instalar um aplicativo específico chamado ChromeCast. Ao rodar o aplicativo, o primeiro passo é configurar o acesso do aparelho à sua rede sem fio, o que é bem intuitivo. Ele inicialmente conecta o seu dispositivo (por exemplo, o smartphone ou tablet que você está utilizando) a uma rede criada pelo próprio ChromeCast, o que permite que seu dispositivo comunique-se com o ChromeCast antes de você configura o acesso à sua rede..

Após configurar o acesso do ChromeCast à sua rede sem fio, ele está pronto para ser utilizado.

Google Chromecast
Figura 7: tela inicial de configuração

Ao abrir um aplicativo compatível com o ChromeCast (como o YouTube) em seu smartphone ou tablet, o aparelho fica pronto para receber o vídeo ou áudio que você escolher. Dentre os aplicativos compatíveis estão o YouTube, Netflix, Vevo, Deezer, Google Play, dentre vários outros, para Android ou iOS. O navegador Chrome para computadores também é compatível e permite que você faça o espelhamento de uma determinada aba em sua TV.

Apesar disso, o ChromeCast não tem o recurso de espelhar a tela de seu smartphone como padrão; este recurso só está presente em alguns modelos específicos de smartphones.

Enquanto não está sendo exibido nenhum vídeo, a tela da TV fica apenas mostrando uma imagem como a mostrada na Figura 8. Toda a navegação e escolha do conteúdo a ser reproduzido é feita na tela do seu smartphone ou tablet; o conteúdo só aparece na tela da TV quando o vídeo começa a ser exibido. Em nenhum momento aparece em sua TV algum menu ou algo assim.

Google Chromecast
Figura 8: tela da TV ao abrir o aplicativo do YouTube

No seu smartphone, o aplicativo compatível mostrará um ícone (“cast”) referente ao ChromeCast, destacado nas Figuras 9 e 10. Ao pressionar este ícone, o vídeo passará a ser exibido na sua TV, e não na tela de seu smartphone, sem nenhuma outra ação necessária. O interessante é que, enquanto o seu vídeo está sendo exibido, o seu celular (ou o tablet que você está usando para controlar o ChromeCast) não está mais sendo utilizado, e pode até ser desligado que o vídeo continua sendo exibido, já que o ChromeCast acessa o vídeo autonomamente. Porém, para controlar o vídeo (pausar, avançar ou retroceder) é necessário utilizar o aplicativo no dispositivo que você está utilizando, já que os comandos continuam na tela do dispositivo que está controlando o ChromeCast.

Google Chromecast
Figura 9: tela do aplicativo YouTube

 

Google Chromecast
Figura 10: tela do aplicativo Netflix

Um detalhe que notamos é que o ChromeCast fica relativamente quente após algum tempo de uso. Segundo o fabricante, isso é normal.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.097 usuários cadastrados
905 usuários on-line