Imprimir artigo
Teste do Samsung Chromebook
por em Testes
Última atualização:
25.200 visualizações
Página 5 de 7

Usando o Samsung Chromebook

Em relação à sua utilização é que o Samsung Chromebook se diferencia de um notebook comum, pois programas e dados ficam armazenados principalmente na “nuvem” e não em armazenamento local. O sistema operacional Google Chrome OS é totalmente baseado no navegador Chrome. Porém, também se diferencia de um tablet por não ter tela sensível ao toque..

Algo que nos chamou a atenção é a rapidez com que o dispositivo inicializa: mesmo desligado, ele está pronto para uso em menos de 10 segundos. Se estiver hibernando, basta abrir a tela e você pode utilizá-lo quase que instantaneamente.

Para utilizar o Chromebook, você deve fazer o login com uma conta do Google. No primeiro uso com uma nova conta, ele deve obrigatoriamente estar conectado à Internet, mas depois de registrar uma conta, você pode utilizá-lo desconectado, embora fique com poucas funcionalidades.

Outro ponto interessante é que não há nenhum tipo de configuração a ser feito pelo usuário: tudo é automático, inclusive a atualização do sistema.

A Figura 13 mostra a tela principal logo no primeiro uso. Note que os ícones padrão são todos relacionados aos serviços do Google: navegador Chrome, Gmail, pesquisa no Google, Google Docs e YouTube. Na verdade, cada um deles vai simplesmente abrir o navegador Chrome na página específica do serviço.

Samsung Chromebook
Figura 13: tela principal

Clicando no ícone do canto inferior esquerdo da tela, você tem acesso aos “aplicativos” instalados. Estes são também, em sua maioria, links para abrir páginas específicas no navegador.

Há, também, o ícone “Files”, que abre uma janela que permite acessar o espaço livre para armazenamento local de arquivos. Apesar de existir espaço para armazenamento local, o Chromebook baseia-se principalmente na utilização do Google Drive para manter os arquivos de usuário “na nuvem”.

Samsung Chromebook
Figura 14: lista de aplicativos

Há uma loja virtual que permite instalar novos aplicativos, onde novamente, a maioria deles se resume a links para páginas a serem abertas no navegador.

Samsung Chromebook
Figura 15: loja

O uso do Chromebook em geral é bastante rápido, e você fecha e abre janelas sem nenhum tipo de demora. Abrimos alguns sites e serviços que funcionaram perfeitamente. Conseguimos assistir um filme no Netflix sem problemas.

Segundo a Samsung, a bateria dura sete horas de uso. Essa boa duração deve-se à arquitetura com menor consumo de energia do que a de um notebook comum. Além disso, considerando que não há cooler nem disco rígido, o funcionamento do Chromebook é totalmente silencioso.

A câmera embutida funciona bem para conversas por vídeo, apesar da baixa resolução.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.018 usuários cadastrados
721 usuários on-line