Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo o que você precisa saber sobre chipsets


     499.974 visualizações    Placas-mãe    7 comentários
Tudo o que você precisa saber sobre chipsets

A Ponte Sul

O chip ponte sul, também chamado ICH (I/O Controller Hub, Concentrador Controlador de Entrada e Saída) ou PCH (Platform Controller Hub, Concentrador Controlador de Plataforma) é conectado à ponte norte ou ao processador, no caso dos processadores Intel atuais, e sua função é basicamente controlar os dispositivos on-board e de entrada e saída tais como:

  • Portas para unidades de armazenamento (ATA e SATA)
  • Portas USB
  • Som on-board (*)
  • Rede on-board (**)
  • Barramento PCI (se disponível)
  • Pistas PCI Express (se disponível)
  • Relógio de Tempo Real (RTC)
  • Memória de configuração (CMOS)
  • Dispositivos antigos, como controladores de interrupção e de DMA
  • Barramento ISA, em placas-mãe antigas

(*) Se a ponte sul tiver controlador de som on-board, será necessário a utilização de um chip externo chamado de codec (abreviação de codificador/decodificador). Para mais informações, leia nosso tutorial “Como Funciona o Áudio On-Board”. Algumas placas-mãe topo de linha usam um controlador de áudio externo que é conectado ao chip ponte sul através de uma pista PCI Express x1.

(**) Se a ponte sul tiver controlador de rede on-board, será necessário a utilização de um chip externo chamado phy (pronuncia-se “fái”, abreviação de physical, camada física, em português) para funcionar. A maioria das placas-mãe usa um controlador de rede externo conectado ao chip ponte sul através de uma pista PCI Express x1.

Entre os dispositivos integrados que a placa-mãe pode ter estão controladores USB, SATA e de rede adicionais. Estes dispositivos são conectados ao chip ponte sul através de uma pista individual PCI Express x1. No entanto, em algumas placas-mãe estes dispositivos poderão ser conectados ao chip ponte norte, se o controlador PCI Express integrado ao chip ponte norte tiver pistas PCI Express suficientes.

A ponte sul é também conectada a dois outros chips disponíveis na placa-mãe: o chip de memória ROM, mais conhecido como BIOS (BIOS é um dos programas dentro deste chip), e o chip Super I/O, que é o responsável por controlar dispositivos antigos tais como portas seriais, porta paralela, unidade de disquete e portas PS/2 para teclado e mouse.

Na Figura 6 você pode ver um diagrama que mostra a função da ponte sul no computador.

chipset_04.jpg
Figura 6: A ponte sul

  • Curtir 2
  • Amei 1

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Tudo o que você precisa saber sobre chipsets


"O que é um chipset? Quais são suas funções? Qual é a sua importância? Qual é a sua influência no desempenho do micro? Neste tutorial responderemos a estas e outras questões."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Quando é dito que uma placa-mãe usa chipset tal (X38, Z77, P35, Z68...), estão falando do South Bridge? (No caso da Intel). Já que o North Bridge está "embutido" no processador atualmente (ou seja, não existe).

Exatamente. No entanto a Intel chama esses chipsets de "PCH". Dois nomes diferentes para a mesma coisa.

Os processadores llano da AMD possuem o controlador pciexpress integrado e vídeo integrado.

Obrigado por esta pequena correção, vou atualizar o artigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom este tutorial sobre um assunto importantíssimo que geralmente as pessoas na área de informática sabem muito pouco. O texto ficou ótimo, bem ilustrado e com a linguagem simples e de fácil entendimento característica do CdH. Obrigado Gabriel e galera do CdH! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Danielengenharia FDI (Flexible Display Interface) é a conexão do vídeo integrado do processador. Repare como os conectores de vídeo estão conectados ao chipset e não ao processador. Então a conexão de vídeo sai do processador e vai para o chipset, que converte o formato FDI no formado usado pela interface apropriada (HDMI, DVI, VGA).

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...