Imprimir artigo
Vale a pena comprar um monitor 4K?
por em Tutoriais
Última atualização:
49.994 visualizações
Página 2 de 4

Utilizando o padrão 4K em um computador de mesa

Como mencionamos na página anterior, o padrão 4K Ultra HD (UHD) é de 3840 x 2160. Se você reparar, a resolução horizontal e a vertical são exatamente o dobro da Full HD, o que significa que o número total de pixels do padrão 4K é quatro vezes maior do que o Full HD. Este padrão surgiu no comércio primeiro em aparelhos de TV de tela grande..

Atualmente os modelos de monitores de vídeo com resolução 4K mais fáceis de encontrar no comércio têm tela de 28 polegadas e custam em torno de R$ 2.200. Então a pergunta que vamos tentar responder é: vale a pena investir tanto dinheiro em um monitor? A resposta é: depende do uso que você vai dar a ele.

Há muita confusão a respeito do hardware necessário para poder utilizar a resolução 4K. Muitas pessoas costumam dizer que, para utilizar um monitor 4K, você precisa ter um hardware topo de linha, com uma placa de vídeo super poderosa ou mesmo mais de uma placa de vídeo topo de linha. Porém, a grande maioria das placas de vídeo atuais suporta a resolução 4K, mesmo o vídeo integrado presente em equipamentos de baixo custo.

A confusão acontece por conta do uso. Placas de vídeo básicas ou integradas ao processador permitem que você configure sua área de trabalho para trabalhar na resolução 4K e utilizar programas de edição de texto ou imagem, navegação na internet etc. sem problemas, e funciona muito bem. Porém, para jogos, a situação muda completamente de figura, como nós mostramos em nosso teste da placa de vídeo GeForce GTX TITAN X.

Como uma imagem em resolução 4K tem quatro vezes mais pixels do que uma em Full HD, a placa de vídeo pode levar até quatro vezes mais tempo processando cada quadro (pelo menos em teoria), o que representa uma taxa de quadros (fps) até quatro vezes mais baixa do que na resolução Full HD. Claro que, na prática, outros fatores interferem nessa relação, mas em jogos você sempre obterá uma taxa de quadros mais baixa em resolução 4K do que em Full HD com a mesma placa de vídeo. Com isso, uma placa de vídeo mais “poderosa” é realmente necessária.

O benefício, obviamente, é enorme: tudo fica mais nítido, o que, além de deixar o visual do jogo mais bonito, também representa uma vantagem em jogos de tiro, pois você pode ver detalhes mais longe do que seus adversários.

Por outro lado, para trabalhar com edição de textos, fotos ou documentos, não é necessário um hardware poderosíssimo. Basta comprar um monitor 4K, conectá-lo à saída de vídeo de seu computador, e configurar a resolução para 3840 x 2160.

Nesta resolução, tenha em mente que você pode abrir em sua tela quatro janelas simultâneas, cada uma com resolução equivalente a um monitor Full HD. Um modo de trabalho que fica excelente para quem edita textos é trabalhar com duas janelas, lado a lado, cada uma em modo retrato (ou seja, mais altas do que largas).

Se você estiver saindo, por exemplo, de um monitor de 23 polegadas Full HD para um de 28 polegadas 4K, a resolução aumenta muito mais do que o tamanho da tela. Com isso, ícones e menus ficam muito pequenos. Se você não tiver uma visão perfeita, torna-se muito difícil trabalhar.

Na próxima página explicamos como resolver este problema.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM VÍDEO
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.858 usuários cadastrados
154 usuários on-line