Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Aumentando o Desempenho 3D de sua Máquina

       
 65.106 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Aprenda a aumentar o desempenho de sua máquina.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Freqüentemente dizemos aqui em nossa coluna da importância de se instalar os drivers que vêm no CD-ROM da placa-mãe. Falamos algumas vezes sobre os drivers de bus mastering e a importância dele para o aumento do desempenho de disco do micro (se você perdeu nossa série de tutoriais sobre o assunto, leia em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/programas/configurando-corretamente-o-sistema-operacional-r34021/), mas ainda não havíamos falado sobre o driver do barramento AGP, fundamental para que a sua placa de vídeo 3D consiga atingir o máximo de desempenho possível.

O que ocorre é que quando montamos um micro e instalamos o sistema operacional, a máquina aparentemente está funcionando bem e, por isso, muitas vezes não nos preocupamos com detalhes como a configuração do bus mastering e a instalação dos drivers do barramento AGP. Pois deveríamos. Fizemos uma série de testes em nosso laboratório e descobrimos que o desempenho 3D da máquina muitas vezes triplica quando os drivers do barramento AGP estão instalados corretamente!

Para você ter uma idéia do que estamos falando, montamos uma máquina com o processador Athlon-1000, 256 MB de memória DDR-SDRAM PC2100, disco rígido Seagate ST-310212A e placa de vídeo Chaintech AGPRI93 (GeForce 2 GTS com 64 MB de memória DDR-SDRAM). Usamos dois programas para medir o desempenho 3D: o programa 3DMark2001 (http://www.futuremark.com) e o jogo Quake III Arena (http://www.quake3arena.com). Testamos com esse conjunto várias placas-mães diferentes. Primeiro, com a configuração default do sistema operacional. E, depois, após instalarmos os drivers do barramento AGP da placa-mãe.

O aumento de desempenho foi surpreendente. Em uma placa-mãe Gigabyte GA-7DXR, o desempenho 3D da máquina aumentou 131,21% no 3DMark2001 (passando de 1131 para 2615 3DMarks), ou seja, mais do que dobrou! No Quake III, o aumento foi de 28,06% no Demo 1 (passando de 105,5 para 135,1 quadros por segundo). Já com uma placa-mãe ECS K7VTA3, o desempenho aumentou 207,81% no 3DMark2001 (passando de 884 para 2721 3DMarks), ou seja, triplicou! No Quake III, o aumento foi de 28,08% no Demo 1 (passando de 95,1 para 121,8 quadros por segundo). Em mais um teste que fizemos, dessa vez com uma placa-mãe ASUS A7V-E (com processador Duron-600 e 256 MB memória PC-133), o desempenho 3D da máquina aumentou 227,76% no 3DMark2001 (passando de 670 para 2196 3DMarks), ou seja, mais do que triplicando! Já no Quake III, o aumento foi de 27,23% no Demo 1 (passando de 79,7 para 101,4 quadros por segundo).

Os números mostram claramente que é indispensável a instalação dos drivers do barramento AGP de sua placa-mãe se você pretende obter o máximo de desempenho 3D que sua placa-mãe proporciona.

Para saber se os drivers estão instalados em seu micro, basta você ir no Gerenciador de Dispositivos do Windows (ícone Sistema do Painel de Controle) e abrir a chave Dispositivos do Sistema. Observe todos os itens instalados nessa chave, procurando algum item que possua a palavra AGP. Por exemplo "Intel 82443BX Pentium II Processor to AGP Controller", "AMD-761 AGP Host to PCI Bridge", "ALi M1631 AGP System Controller", "VIA CPU to AGP Controller" ou similar. O nome exato varia de acordo com o chipset de sua placa-mãe (Intel, VIA, ALi, SiS, etc). Se esse item aparecer listado, significa que o driver do barramento AGP está corretamente instalado em seu micro.

Na próxima página ensinaremos passo-a-passo a como instalar os drivers do barramento AGP em seu micro, caso eles não estejam instalados.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×