Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Aumentando o Desempenho de Vídeo

        200.911 Visualizações     0 comentários     Tutoriais   

Aprenda a aumentar o desempenho do vídeo de seu micro.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

O driver de vídeo é responsável por converter instruções de vídeo solicitadas por programas em instruções que a placa de vídeo seja capaz de reconhecer. Sem a instalação do driver da placa de vídeo, você não consegue ter acesso a todos os recursos que a sua placa de vídeo é capaz de oferecer, isto é, todas as suas resoluções e configurações de cor.

Quando você compra uma placa de vídeo ela vem com um CD-ROM contendo os seus drivers, que deverão ser instalados. O próprio sistema operacional já vem com drivers para as placas de vídeo mais antigas e conhecidas do mercado.

Acontece que muitas vezes os drivers que vêm com a placa de vídeo ou com o sistema operacional não são os que oferecem o melhor desempenho para o micro. Para que você consiga obter o desempenho máximo que a sua placa de vídeo é capaz de oferecer, o ideal é ter instalado em seu micro a versão mais recente do driver da placa de vídeo, que está disponível para download no site do fabricante na Internet.

Você pode conferir qual é a versão do driver da sua placa de vídeo através do Gerenciador de Dispositivos (ícone Sistema do Painel de Controle), dando um duplo clique sobre a sua placa de vídeo (chave Adaptadores de vídeo). Na guia Driver, você confere a data de lançamento do driver que está atualmente instalado em sua máquina. Clicando na caixa "Detalhes do arquivo de driver" você pode ver a versão exata do driver que está instalado em seu PC, através do campo "Versão". Basta você ir no site do fabricante de sua placa de vídeo e ver se existe para download uma versão mais atualizada do driver de vídeo da sua placa (você pode obter uma lista completa de fabricantes de placas de vídeo em http://www.clubedohardware.com.br/pagina/drivers_vga).

Aumentando o Desempenho de Vídeo

Figura 1: Verificando a versão do driver de vídeo atualmente instalado em seu micro.

Nós fizemos um teste em nosso laboratório para vermos se esse procedimento realmente aumenta o desempenho de vídeo do micro. Montamos um micro com uma placa-mãe Chaintech CT-6AJR4, 64 MB de memória PC-133, disco rígido Seagate ST310212A (10 GB) e placa de vídeo TNT2 M64 com 32 MB de memória de vídeo (configurada na resolução 800 x 600 x 16 bits). Utilizamos para medir o desempenho de vídeo o programa 3DMark (que pode ser baixado em http://www.futuremark.com). O driver que veio com essa placa de vídeo era a versão 4.12.01.0532, de 26/06/2000. Baixamos no site do fabricante da placa a versão mais nova disponível (4.12.01.0650, de 04/12/2000). O desempenho de vídeo 3D aumentou 2,98% (passando de 3.895 para 4.009 3Dmarks, que é a unidade de medida de desempenho do programa 3Dmark). É claro que esse é um aumento pequeno, mas dependendo de quão antigo seja o driver da sua placa de vídeo, maior será o aumento de desempenho ao instalar um driver mais atualizado.

Você pode efetuar esse procedimento em sua casa para ver se houve aumento no desempenho de vídeo com a instalação do novo driver.

A instalação da versão mais atualizada do DirectX também garante um melhor desempenho de vídeo. No momento a última versão do DirectX é a 9.0b, que pode ser baixada em http://download.microsoft.com/download/c/9/c/c9c8a1d4-7690-4c98-baf3-0c67e7f3751f/dx90update_redist.exe.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora