Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Cobertura do Lançamento do GeForce 7800 GTX (G70)

       
 84.753 Visualizações    Artigos  
 1 comentário

Conheça em detalhes o novo chip gráfico GeForce 7800 GTX que foi lançado hoje.

Cobertura do Lançamento do GeForce 7800 GTX (G70)
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Arquitetura

A arquitetura do GeForce 7800 GTX pode ser vista na Figura 2.

GeForce 7800 GTX
Figura 2: Arquitetura geral do GeForce 7800 GTX.

Os blocos grandes ao centro são as canalizações de pixel shader. Como você pode ver, há seis blocos com quatro canalizações cada, dando um total de 24 canalizações de pixel shader. Abaixo deles você pode ver uma referência a um cache L2, que falaremos em um minuto. No topo você pode ver oito blocos, que são as oito canalizações de vertex shader desse chip.
 
Na Figura 3 você pode ver o diagrama em blocos de uma das canalizações de vertex shader e na Figure 4 você pode ver o diagrama em blocos de uma das canalizações de pixel shader. Como você pode ver, tanto as canalizações de vertex shader quanto as de pixel shader têm acesso a um cache L2 de texturas, que aumenta o desempenho do chip, e as canalizações de pixel shader têm ainda acesso a um cache L1 de texturas.

GeForce 7800 GTX
Figura 3: Canalização de vertex shader do GeForce 7800 GTX.

GeForce 7800 GTX
Figura 4: Canalização de pixel shader do GeForce 7800 GTX.

Na sére GeForce 7800 mais poder computacional foi colocado dentro das canalizações de pixel shader. Na série GeForce 6800, cada canalização consistia em duas unidades de shader com uma unidade de textura entre elas. Cada unidade de shader tinha um poder de processamento de quatro operações por pixel, com cada canalização atingindo, portanto, um total de oito operações por pixel. Na arquitetura do GeForce 7800 GTX, a unidade de textura foi movida e colocada ao lado da primeira unidade de shader (e não entre as unidades de shader) e o desempenho de cada unidade de shader foi aumentada para 10 operações por pixel, fazendo com que a canalização tenha um poder de processamento de 20 operações por pixel, um aumento de 150% sobre a arquitetura do GeForce 6800. Impressionante.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×