Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Como Instalar um Segundo Monitor no Micro

       
 161.834 Visualizações    Tutoriais  
 16 comentários

Aprenda a verificar se o seu micro aceita um segundo monitor de vídeo e a como instalar fisicamente um segundo monitor em seu micro.

Como Instalar um Segundo Monitor no Micro
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Com os preços dos monitores LCD ficando cada vez mais baixos até mesmo usuários comuns podem cogitar a possibilidade de instalar um segundo monitor no micro.  Com dois monitores você não apenas aumenta sua área de trabalho, mas também aumenta sua produtividade, já que pode ter dois programas maximizados ao mesmo tempo (por exemplo, uma planilha do Excel sendo mostrada em um monitor e um documento do Word sendo mostrado em outro monitor), não perdendo tempo minimizando e maximizando janelas para ler e copiar informação como corre em um ambiente  de trabalho típico com apenas um monitor instalado. Depois que você se acostuma a trabalhar com dois monitores dificilmente voltará a ter apenas um monitor instalado no micro! Neste tutorial ensinaremos a você como verificar se o seu micro aceita um segundo monitor sem a necessidade da instalação de hardware adicional, como instalar fisicamente um segundo monitor no micro e como fazer todas as configurações necessárias no Windows. Confira.

A primeira coisa que você precisa verificar é se o seu micro aceita um segundo monitor. Para saber isso tudo o que você precisa fazer é olhar para o painel traseiro do micro. Siga o cabo que conecta o seu monitor ao micro e você encontrará a parte traseira da sua placa de vídeo.

Atualmente todas as placas de vídeo têm duas saídas de vídeo permitindo a você conectar diretamente dois monitores no micro sem a necessidade de nenhum hardware adicional. No entanto, se o seu micro tem vídeo on-board – ou seja, seu computador não tem uma placa de vídeo de verdade e o vídeo é produzido pela placa-mãe – você só pode ter apenas um monitor instalado no micro. Vídeo on-board também é conhecido por outros nomes como vídeo integrado ou chip gráfico integrado. Se este for o seu caso, você precisará comprar uma placa de vídeo de “verdade” para instalar no micro, assegurando que sua placa-mãe tenha um slot disponível para a instalação de uma placa de vídeo avulsa (algumas placas-mães com vídeo on-board não têm um slot para instalação de um placa de vídeo, impossibilitando você de ter dois monitores de vídeo instalados no micro).

Beleza, mas como você pode dizer qual é o tipo de configuração que o seu micro tem? Isto é exatamente o que iremos explicar a você.

Nas Figuras 1 e 2 você pode ver a parte traseira dos dois tipos de placas de vídeo mais populares que podem ser encontrados no mercado. Siga o cabo que conecta o seu monitor ao micro para ver quais tipos de conectores você tem disponível no seu PC. A placa de vídeo mostrada na Figura 1 tem dois conectores DVI, que tem vários pinos e são normalmente brancos, enquanto a placa de vídeo mostrada na Figura 2 tem um conector DVI e um conector VGA, que tem 15 pinos e é normalmente azul.

dois monitores
Figura 1: Placa de vídeo com dois conectores DVI.

dois monitores
Figura 2: Placa de vídeo com um conector DVI e um conector VGA.

Como você provavelmente já tem um monitor instalado no micro, o que você verá ao seguir o cabo que conecta seu monitor ao micro é algo parecido com o mostrado na Figura 3: um conector DVI está disponível. Este é o local onde você conectará o segundo monitor de vídeo.

dois monitores
Figura 3: Em um PC típico normalmente há um conector DVI disponível.

Se você não encontrar um conector VGA ou DVI ou se ele estiver localizado em uma posição diferente da mostrada na Figura 3, provavelmente significa que o seu micro tem vídeo on-board. Na próxima página explicaremos este cenário.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Olá, fiquei com uma dúvida agora: tenho suas saídas de monitor VGA no meu computador, mas uma é on-board e outra é da placa GeForce 4 MX 440. Será q assim dá certo ligar dois monitores ao mesmo tempo?

Obrigado!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tente ver se a sua placa de video on-board não esta desabilitada.. se não estiver penso que sim

acho que quando você instala a placa de video fica a sua escolha usar a on-board ou a off-board

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, pessoal eu estava justamente com essa mesma dúvida.

Como vi no tutorial que tendo uma placa de vídeo integrado e uma off pode-se ligar até 3 monitores fiquei intrigado...

Tenho uma placa de vídeo GeForce 4 MX-440 e uma placa mãe com vídeo integrado (8VM800M da Gigabyte) e gostaria de ligar ela junto com o vídeo integrado da placa...

Se vocês souberem de alguma coisa que eu pudesse fazer para conseguir o souberem de alguém que consegui isso por favor me ajudem.

Tks!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a matéria quando diz que quem se acostuma trabalhar com dois monitores fica sem jeito de trabalhar com um, ainda mais se no trabalho forem 2x de 20' e em casa for um de 15'

No trabalho, os micros tem placas de video dedicadas com um tipo de saída DVI que não foi abordadas no artigo: é uma saída bem maior e que dela saem duas saídas DVI simples ou duas saídas VGA simples. Mas a ligação não tem mistério.

Quanto ao uso de placa onboard + offboard, em casa tenho a M2NPV-VM (geforce 6150 onboard), e me permite ativar a placa onboard mesmo com a offboard conectada, permitindo que eu tenha até 4 (QUATRO) monitores na mesma máquina. Minha única curiosidade é saber se é possível usar separadamente duas placas de vídeo em placas-mãe que suportam SLI ou crossfire.

Se eu não estiver enganado, mesmo nas placas mais simples é possível ativar a VGA on e off ao mesmo tempo, já que programas como o BeTwin se beneficiam desse recurso.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu também acho que deve ser possível, já que o barramento utilizado pela placa de vídeo não interfere no que é usado pelo chipset da placa que gera o vídeo onboard.

Só não consigo arranjar um meio de ativar o vídeo onboard, quando eu coloco a placa off (MX-440) ele some com o vídeo onboard :P e não consigo reativá-lo.

Quem souber como se faz isso por favor me ajude! Estou ficando maluco com isso...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As GeForce da serie 8 não suportam dois monitores em resoluções diferentes para diferentes monitores... Apenas modo Dual-View, que soma a resoluçao de um dois eixos (X ou Y).

PS. Pelo menos até o driver que eu estou usando em minha 8500GT, só posso "setar" a mesma resolução nos dois monitores...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, fiz isso aqui em casa, foi bem fácil pois minha placa de video tem duas saidas dvi...

Mas ficou uma dúvida, utilizei a resolção 2880x900 em dois lcd samsung 931bw 19", consegui rodar jogos, acessar o expolorer, iexplorer normalmente com a tela dividida em 2 nos monitores, a questão ficou quanto a videos, filmes... de um lado aparecia a metade do filme normalmente, do outro apenas uma sombra escura, de modo que o lado que tivesse a maior parte do video exibia normalmente e o outro não, ao arrastar a janela do video havia essa mudança na exibição.

Alguem aí já configurou dessa forma e conseguiu exibir filme normalmente?

minha config:

asus m2v

amd 64 3000+

1gb ddr2 667@dual chanel

7300gt xfx

samsung sata2 250gb

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho esse defeito... no trabalho eu uso como expansão do desktop.

Quando se usa como expansão, o sistema interpreta +/- como se existissem duas áreas de trabalho. Em algumas estações temos até monitores com resoluções diferentes (1600x1200 + 1280x1024). O que acontece é de vídeos em tela cheia só exibirem no monitor 1.

Já em duas estações, nós usamos desktop estendido (3200x1200), mas nunca rodei vídeos nelas.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então roberotto, a minha momo é da Gigabyte modelo GA-8VM800M 478pinos c/ chipset VIA.

Eu uso uma GeForce4 MX-440 de 64MB da Inno3D.

Poxa se existir realmente uma forma de fazer isso funcionar ia ajudar muito porque ia evitar que eu faça um upgrade desnecessário da máquina só por causa da placa de vídeo.

valeu

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muito interessante a assunto abordado no topico e estou querendo colocar em pratica, mas nao entendi muito bem como devo proceder no caso de eu ter que adicionar uma placa de video off em uma MB com placa de video integrada... Se vocês puderem me dar uma luz, agradeço

obrigado

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Como Instalar um Segundo Monitor no Micro

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1438

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"Com os preços dos monitores LCD ficando cada vez mais baixos até mesmo usuários comuns podem cogitar a possibilidade de instalar um segundo monitor no micro.* Com dois monitores você não apenas aumenta sua área de trabalho, mas também aumenta sua pro..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

http://www.clubedohardware.com.br

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é amigos, eu to no mesmo barco que vocês...

Tenho uma placa mãe Gigabyte 945GZM-S2 com chipset Intel, onde aqui mesmo no site em uma havaliação mostra a possibilidade de dual vídeo entre o vga onboard e o pci-express offboard.

No manual da placa também tem essa informação, mas no meu caso não funciona.

Uso uma placa vga pci-express nvidia geforce 7300GT 512MB. A opção de dual monitor tá ativada na BIOS, na opção do vga onboard "Always Enabled", mas nunca apareceu a placa vga intel nos dispositivos de sistema.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, to com uma enorme duvida com relação a isso......quero montar um micro com a seguinte placa-mãe, a GA-G31M-SL2 da gigabyte, ela tem dois slots pci, um pci express e video on-board.

Alguem ai tem alguma sugestao para essa config para colocar betwin e usar tres ou quatro terminais usando todas as pci e a on-board totalizando tres ou quatro terminais???

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Pois é amigos, eu to no mesmo barco que vocês...

Tenho uma placa mãe Gigabyte 945GZM-S2 com chipset Intel, onde aqui mesmo no site em uma havaliação mostra a possibilidade de dual vídeo entre o vga onboard e o pci-express offboard.

No manual da placa também tem essa informação, mas no meu caso não funciona.

Uso uma placa vga pci-express nvidia GeForce 7300GT 512MB. A opção de dual monitor tá ativada na BIOS, na opção do vga onboard "Always Enabled", mas nunca apareceu a placa vga intel nos dispositivos de sistema.

Essa sua 7300gt não suporta dual vídeo sozinha?

Verifique se aparece algum item desconhecido nos dispositivos e se a memória ram disponível está completa ou "faltando" alguns megabytes que a vga onboard possivelmente está utilizando.

Putz, to com uma enorme duvida com relação a isso......quero montar um micro com a seguinte placa-mãe, a GA-G31M-SL2 da gigabyte, ela tem dois slots pci, um pci express e video on-board.

alguém ai tem alguma sugestao para essa config para colocar betwin e usar tres ou quatro terminais usando todas as pci e a on-board totalizando tres ou quatro terminais???

Se tratando de betwin, não é muito recomendável mais que duas estações. Você acaba dividindo muito o conjunto responsável pelo processamento (CPU/IO/MEMO/HD). Se lembre que são necessários teclado, mouse e som para cada cliente (haja porta). Dependendo da aplicação, o melhor é utilizar thin clients dedicados acessando o RDP ou Citrix, etc... Mas isso depende muito da aplicação, investimentos e hardware já disponível.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×