Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como testar placas 3D


     203.006 visualizações    Vídeo    0 comentários
Como testar placas 3D

Introdução

O bate-papo típico entre gamemaníacos fissurados em jogos 3D é uma loucura. Um assunto sempre presente nessas rodas de conversa é o desempenho das placas 3D. Pretendemos, nesta pequena série, ensinar algumas dicas básicas de como medir o desempenho das placas 3D.

O processo de criação de imagens 3D consiste em duas etapas básicas: cálculo geométrico e renderização. O processo de cálculo geométrico é realizado, na maioria das vezes, pelo processador da máquina (pela unidade de ponto flutuante, isto é, o co-processador matemático, para sermos mais precisos). Já a etapa de renderização é realizada exclusivamente pela placa aceleradora 3D.

Como a primeira etapa depende do micro e não da placa 3D sozinha, isso significa que você não poderá comparar o desempenho de placas caso o teste tenha sido feito em máquinas diferentes. Dessa forma, o teste comparativo de desempenho deverá ser feito em uma mesma máquina. Em outras palavras, uma placa de vídeo 3D instalada em um micro mais rápido tende a ter um melhor desempenho.

O programa mais completo para o teste de desempenho de placas de vídeo 3D é o 3D Winbench, disponível em http://www.etestinglabs.com/main/services/zdmbmks.asp. Esse programa executa testes de qualidade de imagem (para ver se a placa de vídeo 3D que está sendo testada suporta todos os processos de renderização disponíveis) e testes de desempenho 3D. O grande problema é que, segundo muitos especialistas em animação 3D, os testes de desempenho desse programa inflam artificialmente o resultado, apresentando resultados que talvez não sejam os mais corretos.

Dessa forma, a melhor maneira de se testar placas 3D é na prática, usando jogos 3D. Quase todos os jogos 3D apresentam opções para teste de desempenho da placa de vídeo. O desempenho 3D é medido em quadros por segundo. Essa medida informa a quantidade de quadros ("telas") que a placa de vídeo é capaz de renderizar ("desenhar") em um segundo. Quanto maior esse valor, melhor. Quando uma placa de vídeo apresenta um número baixo de quadros por segundo, você percebe uma certa "quebra" quando "anda" dentro do jogo, isto é, você sente que o vídeo fica "agarrando" ao movimentar-se dentro do jogo.

Atualmente a maioria das placas 3D têm embutidas uma placa de vídeo tradicional, isto é, 2D. As funções de vídeo 2D são usadas durante o boot do micro e dentro de todos os programas tradicionais. Já as funções 3D são usadas exclusivamente por programas 3D, basicamente jogos. Dessa forma, é importante você testar não só o desempenho 3D da placa, mas também o seu desempenho 2D. Os programas mais usados para essa finalidade são o Winbench e o Winstone, ambos disponíveis em http://www.etestinglabs.com/main/services/zdmbmks.asp.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...