Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Como Transformar sua Radeon em uma FireGL

       
 33.807 Visualizações    Tutoriais  
 7 comentários

Em nosso tutorial, saiba como transformar sua Radeon em uma FireGL.

Como Transformar sua Radeon em uma FireGL
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

O mesmo grupo de programadores russos que descobriu que os chips GeForce são na verdade chips Quadro com recursos desabilitados, descobriu que o mesmo processo ocorria na família de chips da ATI. Ou seja, chips Radeon são na verdade chips FireGL com recursos desabilitados. Com isso, é possível transformar chips Radeon em FireGL.

Essa dica porém só funciona com chips nome-código R300, ou seja, Radeon 9500, Radeon 9500 Pro, Radeon 9700 e Radeon 9700 Pro. Ou seja, se você tem uma placa de vídeo baseada em um dos chips Radeon listados nesta tabela, você pode turbinar o seu PC sem gastar nada. A conversão pode ser feita para um chip FireGL X1 ou para um FireGL Z1 (independentemente de qual seja a sua placa), sendo que o FireGL X1 é mais rápido do que o FireGL Z1.

A conversão do chip Radeon R300 em um FireGL é feita no driver da placa de vídeo. Você terá de baixar o driver atualizado da ATI para o FireGL, rodar um programa de conversão (SoftFireGL, que está presente no programa Riva Tuner) e instalar o driver modificado. Note que você terá de baixar, modificar e instalar os drivers para o chip FireGL, sendo que em seu micro você terá atualmente instalado os drivers para o chip Radeon.

O passo a passo da conversão é o seguinte:

1. Baixe os drivers de vídeo atualizados do chip FireGL Z1-128 ou FireGL X1-128, de acordo com o seu sistema operacional, em http://www.ati.com/support/driver.html.

2. Descompacte o arquivo baixado em um diretório temporário (por exemplo, c:ati). Isso pode ser feito com o WinZip, mesmo o arquivo baixado sendo um executável.

3. Baixe o programa Riva Tuner em http://www.guru3d.com/index.php?page=rivatuner&menu=8. Instale este programa e rode-o ao menos uma vez para que o programa crie associações de arquivos no sistema operacional.

4. Rode o script SoftFireGL. Para fazer isso, execute o arquivo SoftFireGL w2k.rts existente em C:Arquivos de programasRivaTunerPatchScriptsATISoftFireGL1024+. Basta dar um duplo clique sobre este arquivo usando o Windows Explorer.

5. Na janela do SoftFireGL, selecione a conversão que será efetuada (FireGL Z1 ou FireGL X1) e aponte o diretório onde o driver de vídeo foi descompactado (c:ati, por exemplo). Como o FireGL X1 é mais rápido do que o Z1, a nossa preferência é pela conversão pelo X1.

6. Após modificar os drivers, instale-os no sistema. Isso tem de ser obrigatoriamente feito através do Gerenciador de Dispositivos, selecionando o driver de vídeo atual e mandando o sistema atualizar o driver. O instalador automático que acompanha o driver não funcionará.

Note que em alguns casos a ATI vendeu chips R300 que não passaram nos testes para funcionar como um Radeon 9700 ou como um FireGL X1 como sendo um Radeon 9500. Por isso, em alguns casos a conversão para o chip FireGL X1 pode não funcionar, caso você tenha tido o azar de ter um chip rejeitado em sua placa de vídeo Radeon 9500. Neste caso, só resta a alternativa de converter a sua placa para uma OpenGL Z1.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Alguém ai q fez essa transformação notou alguma diferença de desempenho da placa em jogos? Ou essa transformação so melhora com aplicativos 3d profissional?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se baixa drivers da GL no site da Ati, os arquivos baixados são executáveis e não zipados eles não puderam ser executados na minha máquina.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por incrivel q pareça, eu fiz esta modificação dos drivers e realmente funciona, mas o desempenho final só aparece em programas 3D...

a minha placa é uma Radeon HD3850 e o modelo equivalente é a FireGL V7700

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ajuda!!!

por favor c alguem puder me ajudar eu agradeço, não entendo muito, c alguem puder postar um passo a passo eu agradeço novamente...

Obrigado.

possuo uma ati radeon hd 3870 sapphire toxic

Editado por kenozo

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem por favor poderia me informar se esse processo da certo em uma Radeon HD5670 ?? ou algo que possa fazer nessa placa....porque ta dando algumas ttravadinhas no uso de SolidWorks! (peço desculpas aos outros membros e moderação por estar desenterrando o tópico...mas ja procurei em todo lugar e nao consigo resposta para tal questão.)

abraços!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GUILFURL, você tem q ver se existe algum modelo da fireGL q usa o mesmo chip da sua placa, geralmente as fireGL usam chip das top de linha como hd58xx

ai é mais fácil de "transforma-la numa fireGL

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×