Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Configurando o DirectX

       
 126.161 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Aprenda a configurar o DirectX.

Configurando o DirectX
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

O DirectX é uma interface de programação desenvolvida pela Microsoft exclusivamente para jogos. Sua função é facilitar a comunicação do jogo com o hardware do micro: ao invés do jogo ter que conhecer todos os dispositivos do mercado -- como placas de vídeo 3D e placas de som -, ele passa a usar comandos do DirectX. O DirectX, por sua vez, faz a conversão dos comandos enviados pelo jogo para acessar o hardware específico, melhorando o desempenho e facilitando a programação do jogo, que passa a ser mais simples.

Quando você instala um jogo que necessite do DirectX instalado, ele o instalará automaticamente. A versão mais popular do DirectX é a 5, que inclusive já vem com o Windows 98. Entretanto a Microsoft acaba de lançar a versão 6 do DirectX que, segundo testes que realizamos em laboratório, torna os programas 3D um pouco mais rápidos. Portanto, se você é um gamemaníaco, vale a pena instalar essa nova versão do DirectX, disponível para download no site da Microsoft, em http://www.microsoft.com/windows/downloads/default.asp. A instalação é moleza: basta executar o arquivo que ele se instalará automaticamente em seu micro.

Para micreiros fanáticos, a dica é a utilização de programas de configuração do DirectX. Através de programas desse tipo você será capaz de realizar o "ajuste fino" de sua configuração.

Um problema muito comum ocorre quando você tem duas placas de vídeo 3D em seu micro. Alguns jogos, em vez de utilizarem automaticamente a sua placa 3D "turbinada" - especialmente as que possuem o chipset 3Dfx Voodoo -, acabam usando a outra placa que você tem instalada. Através de programas de configuração do DirectX você será capaz de definir qual será a placa 3D padrão, resolvendo esse tipo de problema.

O programinha de configuração do DirectX mais simples é o directx.cpl, que pode ser baixado em http://www.sysinfo.net/digital/dx6cpl.exe. Após baixá-lo da Internet, basta copiá-lo para o diretório c:windowssystem. Após ter feito isso, um novo ícone aparecerá no Painel de Controle de seu micro - apropriadamente chamado "DirectX", como mostra a Figura 1. Clicando sobre o ícone, aparecerão diversas opções de configuração do DirectX, como mostra a Figura 2.

Configurando o DirectX
Figura 1: Controle do DirectX.

Configurando o DirectX
Figura 2: Configuração do DirectX.

Você pode instalar um programa que apresente configurações mais avançadas, como o DirectControl. Esse programa, que pode ser baixado em http://www.3dfiles.com/bgrsoftware/dcontrol.shtml , instala um atalho na Área de Trabalho e também na Barra de Tarefas. Clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone da Barra de Tarefas, é possível configurar inúmeras opções do DirectX, como você pode ver na Figura 3.

Configurando o DirectX
Figura 3: Programa DirectControl.

Você pode testar se o DirectX está funcionando corretamente através de um programa de diagnóstico que acompanha o próprio DirectX. Para isso, basta executar c:arquivos de programasdirectxsetupdxdiag.exe. Por incrível que pareça, não há atalho em lugar nenhum para esse programa.

Configurando o DirectX
Figura 4: Testando o DirectX.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×