Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

DirectX 9

       
 172.927 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Saiba mais sobre esta tecnologia usada pela Microsoft para aumentar o desempenho dos jogos em seus sistemas operacionais.

DirectX 9
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

A Microsoft lançou recentemente a nova versão do DirectX, que age como um intermediário na comunicação entre o software e o hardware do micro, em especial em jogos 3D. A cada nova versão, essa camada de comunicação - mais conhecida por seu nome técnico, API (Application Programming Interface) - é otimizada, de forma que a comunicação entre jogos 3D e a placa de vídeo fique mais rápida.

Dessa forma, nada mais natural que os usuários que curtem jogos 3D instalarem essa nova versão do DirectX em suas máquinas.

O problema, no entanto, começa no download do DirectX 9. Nas versões anteriores, a API era fornecida em um arquivo de instalação, tornando muito mais prático e rápido o download, permitindo o uso de gerenciadores de download como o GetRight e o Download Accelerator que, além de agilizarem o download, permitem que o download do arquivo continue de onde parou, caso a sua conexão caia. Além disso, de posse do arquivo, você pode gravá-lo em um CD para instalá-lo em um outro micro, por exemplo.

Acontece que para o DirectX 9 a Microsoft veio com uma novidade. Primeiro você precisa fazer o download de um programa chamado Dxwebsetup.exe, de 292 KB, que é o responsável pelo download do DirectX 9, que ocorre de forma "interativa", isto é, ele baixa o programa e instala automaticamente para você. Isto é, você não comanda um download de um arquivo que você pode usar um gerenciador de download ou gravar em um CD depois de baixado. Se sua conexão com a Internet for lenta ou se você não tem conexão com a Internet, você está frito.

A solução que recomendamos é baixar o arquivo dx90_redist.exe, que é o DirectX 9 em forma de arquivo. O grande problema é que esse arquivo é gigantesco (32 MB) por conter o DirectX 9 em todas as línguas disponíveis. Mas resolve o problema, pois dá para usar um gerenciador de download para baixar esse arquivo e salvá-lo em CD para passar para um amigo que não tenha conexão rápida com a Internet.

O Direct X 9 pode ser baixado em http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=c46234ca-2695-4270-8e21-8a18684396b3&displaylang=en. Para baixar o arquivo dx90_redist.exe, role até o final da página e clique no link "DirectX 9 Redist" existente nesta página.

Desempenho

Apesar da promessa de um desempenho maior, testes que realizamos mostraram que o DirectX 9 não aumenta o desempenho dos jogos 3D existentes hoje. Fizemos testes com duas placas de vídeo, uma GeForce 2 GTS com 64 MB de memória DDR, que não é otimizada para o DirectX 9, e uma Radeon 9500 Pro com 128 MB de memória DDR, que é otimizada para o DirectX 9. Imaginamos que o desempenho da Radeon 9500 Pro seria maior quando instalássemos o DirectX 9, o que não ocorreu.

Para medir o desempenho 3D, usamos o programa 3DMark2001SE, que é otimizado para o DirectX 8.1. O desempenho medido por esse programa manteve-se o mesmo tanto usando o DirectX 8.1 quanto usando o DirectX 9, em todas as duas placas de vídeo.

Entretanto, é possível que jogos otimizados para o DirectX 9 obtenham um desempenho maior do que com o DirectX 8. Mas também é muito provável que jogos escritos especificamente para o DirectX 9 não rodem no DirectX 8, impossibilitando uma comparação de desempenho.

O micro usado em nossos testes foi um Pentium 4 1,5 GHz, placa-mãe VIA P4PB-400, 256 MB de memória DDR400/PC3200 TwinMOS, disco rígido Samsung SV2001H (20 GB ATA-100) e Windows 98 SE.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×