Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa de Vídeo Apollo Graphics Blade Monster Xabre 400

       
 48.182 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Testes realizados com a Placa de Vídeo Apollo Graphics Blade Monster Xabre 400.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Essa placa de vídeo é fabricada pela Joytech. Como na caixa está escrito "Apollo Graphics" como "fabricante" e em nenhum lugar há escrito que o fabricante é a Joytech, preferimos chamar essa placa de "Apollo Graphics", pois é assim que você a encontrará no mercado.

O modelo testado usa o chip Xabre 400. Esse chip, que é fabricado pela SiS, promete ser um chip barato e de bom desempenho. Nós recebemos inclusive da SiS uma placa de vídeo de referência para esse chipset. Essa placa de referência é usada pelos fabricantes para desenvolverem os seus próprios modelos e para publicações da área (como a nossa) terem uma prévia de como será o desempenho de placas fabricadas usando aquele chip.

Temos visto que não há muita diferença de desempenho entre duas placas de vídeo de fabricantes diferentes que usam o mesmo processador de vídeo, e isso foi verdade para as placas de vídeo com o chip Xabre 400 que testamos.

Antes de começarmos com nossos testes, dois pontos são importantes de serem notados. Primeiro, os chips Xabre passam para o processador da máquina a execução de etapas da renderização que em outros chips é o próprio processador de vídeo que executa. Com isso, o processador da máquina influencia diretamente o desempenho 3D do micro quando usamos essa placa. Segundo, o Xabre 400 suporta o barramento AGP 8x e em nossos testes usamos uma placa-mãe com barramento AGP 8x. Assim, se você não tiver uma máquina com um processador não tão rápido nem com barramento AGP 8x, pode ser que você não consiga obter um desempenho tão alto quanto obtivemos em nossos testes.

 

Placa de Vídeo Apollo Graphics Blade Monster Xabre 400
Figura 1: Placa de vídeo Apollo Graphics Blade Monster Xabre 400 da Joytech.

A placa tem 128 MB de memória DDR de 4 ns da Samsung, como vemos na Figura 2.

 

Placa de Vídeo Apollo Graphics Blade Monster Xabre 400
Figura 2: Detalhe de um dos circuitos de memória da Apollo Graphics Xabre 400.

Essa placa tem três conectores: VGA padrão, S-Video e DVI (para monitores de cristal líquido). Você pode instalar um adaptador (que não vem com a placa) na saída DVI que permite que a saída DVI seja transformada em uma saída VGA padrão. Com isso, essa placa de vídeo tem saída para dois monitores de vídeo. Ou seja, com ela você pode usar dois monitores ao mesmo tempo, como se tivesse duas placas de vídeo no micro, permitindo inclusive o uso de uma única área de trabalho nos dois monitores (clique aqui para ler mais sobre esse recurso). Ela tem um único conector S-Video, com saída de vídeo, permitindo a ligação da placa de vídeo a uma TV ou videocassete. Ela vem ainda com um cabo S-Video.

 

Placa de Vídeo Apollo Graphics Blade Monster Xabre 400
Figura 3: Conectores da placa de vídeo Apollo Graphics Xabre 400.

Essa placa de vídeo não vem com nada a mais. Nenhum jogo, nenhum programa. Fica claro o objetivo da Joytech em fazer uma placa de vídeo que seja a mais barata possível. A ausência de programas torna isso possível, já que eles não precisarão pagar o licenciamento de softwares, barateando o preço da placa.

O manual da placa é ridículo, uma folha apenas, que serve para vários outros modelos de placas.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×