Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa de Vídeo DFI X400

       
 73.095 Visualizações    Testes  
 9 comentários

Testes realizados com a Placa de Vídeo DFI X400.

Placa de Vídeo DFI X400
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Em busca de mais mercado, todos os grandes fabricantes de placas-mães começaram a produzir também placas de vídeo. Essa tendência não foi diferente com a DFI, que está lançando a sua primeira placa de vídeo, chamada X400, baseada no novo chip Xabre 400 da SiS.

A X400 pode ser encontrada em dois modelos: X400-C2 e X400-T2. O modelo T2, que foi o modelo testado, tem saída para dois monitores de vídeo e saída para TV (S-Vídeo), vindo com um adaptador de S-Vídeo para vídeo composto (RCA). Na realidade, ele tem saída DVI, para monitores de cristal líquido, e, através do uso de um adaptador (que não vem com a placa), podemos transformar essa saída DVI em uma saída VGA padrão.

Temos visto que não há muita diferença de desempenho entre duas placas de vídeo de fabricantes diferentes que usam o mesmo processador de vídeo, e isso foi verdade para as placas de vídeo com o chip Xabre 400 que testamos.

Antes de começarmos com nossos testes, dois pontos são importantes de serem notados. Primeiro, os chips Xabre passam para o processador da máquina a execução de etapas da renderização que em outros chips é o próprio processador de vídeo que executa. Com isso, o processador da máquina influencia diretamente o desempenho 3D do micro quando usamos essa placa. Segundo, o Xabre 400 suporta o barramento AGP 8x e em nossos testes usamos uma placa-mãe com barramento AGP 8x. Assim, se você não tiver uma máquina com um processador não tão rápido nem com barramento AGP 8x, pode ser que você não consiga obter um desempenho tão alto quanto obtivemos em nossos testes.

Placa de Vídeo DFI X400
Figura 1: Caixa da placa de vídeo DFI X400.

Placa de Vídeo DFI X400
Figura 2: Placa de vídeo DFI X400.

A placa tem 64 MB de memória DDR de 4 ns da ESMT, como vemos na Figura 3.

Placa de Vídeo DFI X400
Figura 3: Detalhe de um dos circuitos de memória da DFI X400.

Essa placa tem três conectores: VGA padrão, S-Video e DVI (para monitores de cristal líquido). Você pode instalar um adaptador (que não vem com a placa) na saída DVI que permite que a saída DVI seja transformada em uma saída VGA padrão. Com isso, essa placa de vídeo tem saída para dois monitores de vídeo. Ou seja, com ela você pode usar dois monitores ao mesmo tempo, como se tivesse duas placas de vídeo no micro, permitindo inclusive o uso de uma única área de trabalho nos dois monitores (clique aqui para ler mais sobre esse recurso). Ela tem um único conector S-Video, com saída de vídeo, permitindo a ligação da placa de vídeo a uma TV ou videocassete. Ela vem com um adaptador que transforma essa saída S-Video em vídeo composto (RCA).

Placa de Vídeo DFI X400
Figura 4: Conectores da placa de vídeo DFI X400.

Placa de Vídeo DFI X400
Figura 5: Adaptador S-vídeo para vídeo composto (RCA) que vem com a placa.

Essa placa de vídeo não vem com nada a mais. Nenhum jogo, nenhum programa. Fica claro o objetivo da DFI em fazer uma placa de vídeo que seja a mais barata possível. A ausência de programas torna isso possível, já que eles não precisarão pagar o licenciamento de softwares, barateando o preço da placa.

O manual da placa é ridículo, uma folha apenas, que serve para vários outros modelos de placas.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Olá!

não se preocupe. Nós estamos apenas começando. Todos os testes do Clube do Hardware passarão a ter links para discussão em nosso fórum! O Carlos Henrique (Strider) está sendo o responsável por esta integração e ele resolveu começar pelos testes mais antigos. Acreditamos que em uma semana todos os testes tenham seus tópicos por aqui! B)

Abração,

Gabriel Torres

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma excelente placa, competitiva e compensadora até nos dias de hoje, onde ainda insistem em vender GF MX por aí.

Eu já usei uma Xabre 200 e é muito boa, essa 400 vale a pena!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como tudo na vida, depende do preco né. porque se custar o mesmo q uma 9800 nem precisa dizer qual eu vou levar hehe mas se o preco for na media das demais, é mais um opcao. eu sempre quis sair da mesmisse de ati e nvidia, mas por enquanto ta difícil

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só faltou sair uma versão com o DX 9 :D:rolleyes: , ai era o bicho, mas agora acho que tem né??? não são os mesmos fabricantes que a XGI? <_<

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo q eu saiba a Xabre foi uma divisão da SiS q desenvolvia os chips gráficos da mesma... não sei c ainda existe ou se é a mesma empresa q a XGI hoje em dia..

eu sei q a XGI é formada por ex-funcionarios da SiS e q ela já comprou a SUUUPER trident... hehehe

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa até q é boa. só q bem q poderia ter novos testes com ela, já q esses do link são bem antigos (testar num p4 1.5!). Ela é rara mesmo, mas no mercado livre tem um cara q vende xabre200 e 400, sendo q a 200 custa 139,00 e 400 189,00. Agora estou em duvida entre uma mx440.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por akm666@30 out 2004, 22:07

Essa placa até q é boa. só q bem q poderia ter novos testes com ela, q esses do link são bem antigos (testar num p4 1.5!). Ela é rara mesmo, mas no mercado livre tem um cara q vende xabre200 e 400, sendo q a 200 custa 139,00 e 400 189,00. Agora estou em duvida entre uma mx440.

Eu pessoalmente adoraria testar essa XAbre 400..

eu iria ficar com ela ao invés d uma MX440....

mas isso é escolha pessoal..

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×