Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa de Vídeo Gainward Pro/600-8X XP Golden Sample

       
 40.186 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Testes realizados com a Placa de Vídeo Gainward Pro/600-8X XP Golden Sample.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A placa de vídeo Gainward Pro/600-8X XP Golden Sample da Gainward utiliza a mais nova série de chips da NVIDIA, que utiliza o barramento AGP 8x. O chip usado nesse modelo da Gainward é o GeForce 4 MX 440 AGP 8x. Ela é destinada àqueles que querem uma boa placa de vídeo com bom desempenho para rodar a maioria dos jogos, mas não quer pagar uma fortuna por uma placa de vídeo topo de linha como uma GeForce 4 Ti4600 ou uma Radeon 9700.

Ela tem ainda recursos de captura de vídeo e saída de vídeo, permitindo transformar seu micro em uma estação de edição de vídeo a um baixo custo, levando em conta que você ainda de quebra leva uma placa de bom desempenho para jogos.

Apesar do nome "Golden Sample", o kit da Gainward é bem careta, não trazendo jogos e vindo com somente 3 CDs: drivers, WinDVD e programa de edição de vídeo (Wincoder/Winproducer, da InterVideo). Esse nome está relacionado aos utilitários que vêm no CD do fabricante, que permite fazer o overclock da placa de vídeo e também aumentar a qualidade de imagem.

 



Figura 1: Caixa e adaptadores que vêm junto com a placa de vídeo Gainward Pro/600-8X XP.

Na Figura 2 nós vemos a placa. Além de ter uma cor muito bonita, duas coisas nos chama a atenção: o uso de dissipadores de calor nas memórias e o dissipador de calor usado no processador de vídeo, que tem um desempenho bem peculiar. Vemos esses detalhes na Figura 3.

 



Figura 2: Placa de vídeo Gainward Pro/600-8X XP.

 



Figura 3: Detalhe dos dissipadores de calor da placa de vídeo Gainward Pro/600-8X XP.

Removemos o dissipador de calor para vermos que memória é usada pela placa: Samsung de 3,3 ns. Ou seja, pelo uso de memórias topo de linha (alto desempenho) e dissipadores de calor sobre elas, com certeza essa placa de vídeo promete um excelente nível de overclock para aqueles que gostam desse recurso.

 



Figura 4: Detalhe da memória usada na Gainward Pro/600-8X XP.

Essa placa tem três conectores: VGA padrão, S-Video e DVI (para monitores de cristal líquido). Mas o mais importante de tudo é que juntamente com essa placa vem dois adptadores. O primeiro é um adaptador DVI/VGA que permite que a saída DVI seja transformada em uma saída VGA padrão. Com isso, essa placa de vídeo tem saída para dois monitores de vídeo. Ou seja, com ela você pode usar dois monitores ao mesmo tempo, como se tivesse duas placas de vídeo no micro, permitindo inclusive o uso de uma única área de trabalho nos dois monitores (clique aqui para ler mais sobre esse recurso). Ela tem um único conector S-Video. Nesse conector podemos instalar um adaptador que vai "dividir" esse conector em quatro: Video in e Vídeo out (para vídeo composto) e S-Video in e S-Video out, permitindo o uso completo da placa de vídeo para captura de vídeo e para saída de vídeo, permitindo a ligação da placa de vídeo a uma TV ou videocassete.

 



Figura 5: Detalhe dos conectores da Gainward Pro/600-8X XP.

 



Figura 6: Adaptadores que vêm junto com a placa.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×