Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Placa de Vídeo HIS Radeon X700 AGP

       
 56.502 Visualizações    Testes  
 0 comentários
AMD

Nosso teste da Radeon X700 IceQ AGP da HIS, uma placa de vídeo baseada no barramento AGP.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Com os fabricantes de placas de vídeo lançando apenas placas PCI Express, os proprietários de placas de vídeo baseadas no barramento AGP foram simplesmente esquecidos. Apesar de você encontrar placas de vídeo AGP com relativa facilidade no mercado, não é possível encontrar os últimos lançamentos adaptados para o barramento AGP. Acontece que tem muita gente disposta a trocar sua placa de vídeo por uma mais nova sem ter que trocar o computador todo. Pensando nisso, a HIS lançou uma placa Radeon X700 baseada no barramento AGP e que deve deixar os usuários de micros com barramento AGP satisfeitos, já que eles esperam ansiosamente por novos modelos de placas de vídeo para este padrão de barramento. Vejamos como é o desempenho da Radeon X700 AGP da HIS.

Placa de Vídeo HIS Radeon X700 AGP
Figura 1: Radeon X700 AGP da HIS.

Como você pode ver na Figura 1, este modelo faz parte da série IceQ da HIS, onde a placa de vídeo usa um cooler especial que remove o ar quente de dentro do micro.

O Radeon X700 é um chip gráfico intermediário e suas especificações originais incluem um clock de 400 MHz com sua memória sendo acessada a 600 MHz transferindo 128 bits por vez e oito processadores de pixel shader – a propósito, este chip usa o modelo de programação Shader 2.0, enquanto que a família Radeon X1000 e as famílias GeForce 6 e 7 são Shader 3.0.

Rodamos o programa PowerStrip para verificarmos os clocks que esta placa estava usando e descobrimos que sua memória estava trabalhando a 700 MHz e não a 600 MHz. Portanto, suas especificações técnicas são as mesmas da Radeon X700 LE e não de uma Radeon X700 padrão. O engraçado é que não havia nenhum adesivo informando isto na caixa. Mas deveria ter.

Você pode ver em nosso tutorial “Tabela comparativa dos chips da ATI” a diferença entre este chip e de outros chips da ATI, enquanto que em nosso tutorial “Tabela comparativa dos chips da NVIDIA” você pode compará-lo com os chips da concorrente NVIDIA.

O Radeon X700 é um chip PCI Express e, portanto, para conectá-lo ao barramento AGP é necessário à utilização de uma ponte, mostrado na Figura 2.

Placa de Vídeo HIS Radeon X700 AGP
Figura 2: Chip ponte usado na Radeon X700 AGP da HIS.

Daremos agora uma olhada na Radeon X700 IceQ AGP da HIS.

Editado por

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora