Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de Vídeo MSI MS-8850 G3Ti200 Pro-VT


     35.029 visualizações    Vídeo    2 comentários
Placa de Vídeo MSI MS-8850 G3Ti200 Pro-VT
Produto Recomendado

Introdução

A família GeForce3 da NVIDIA desenvolveu e incorporou novas tecnologias ao conceito do GPU, que você pode relembrar nesse artigo sobre o chipset GeForce256 e nesse outro artigo sobre o GeForce2 GTS, todos do Clube do Hardware.

O processador gráfico GeForce3 Ti200 tem a seguinte especificação de acordo com seu fabricante, a NVIDIA:

  • Núcleo Gráfico: 256 bits
  • Interface da memória: 128 bits DDR
  • Taxa de preenchimento: 2,8 Bilhões AA Samples/Seg
  • Operações por segundo: 700 Bilhões
  • Largura da Banda de Memória: 6,4 GB/Seg

A taxa de preenchimento e a largura da banda de memória são os primeiros dados para se comparar o desempenho de placas de vídeo. Não se pode afirmar que uma placa com maior taxa de preenchimento é melhor que outra, caso as duas usem chipsets gráficos de fabricantes diferentes, já que o driver que controla as funções de renderização pode muitas vezes prejudicar seu desempenho, mas não pode ser descartado. Caso as placas concorrentes utilizem chipsets da mesma família, caso da GeForce3, GeForce3 Ti200 e GeForce Ti500 nós podemos através das especificações afirmar que a GeForce3 Ti200 tem desempenho inferior as outra duas. A GeForce3 possui taxa de preenchimento de 3,2 Bilhões AA Samples/Seg enquanto a GeForce3 Ti500 possui uma de 3,84 Bilhões AA Samples/Seg.

As novas tecnologias incorporadas vem para melhorar a qualidade de imagem 3D e utilização de TV de alta definição e DVD. A incorporação do núcleo programável nfiniteFX permite as empresas que desenvolvem jogos e outras aplicações gráficas utilizarem funções específicas do novo GPU como Vertex Shader, que traz realismo à personagens e cenários, produzindo efeitos complexos nos triângulos que formam a imagem, antes só realizados por processadores em série, devido ao alto número de cálculos matemáticos. Outra função adicionada a GeForce3 foi a Pixel Shaders, que altera superfície e luz na renderização, acrescentando realismo a cena. Temos de lembrar que tudo isso é feito em tempo real pelo GPU, livrando o processador para outras tarefas. Essas funções não poderiam ser implementadas via software de forma satisfatória, daí a vantagem da GeForce3 sobre os concorrentes. Tecnologias como Texturas 3D e Sombreamento foram melhoradas acrescentando qualidade, profundidade e eliminando aqueles cantos quadrados que comumente aparecem nos jogos. Você pode conferir os dados técnicos completos em http://www.nvidia.com/view.asp?PAGE=geforce3.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...