Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa de Vídeo PowerColor Radeon X1950 Pro Extreme com Sistema de Refrigeração da Arctic Cooling

       
 112.860 Visualizações    Testes  
 6 comentários

Nosso teste da Radeon X1950 Pro da PowerColor, uma placa de vídeo que vem com um cooler silencioso de alto desempenho da Artic Cooling (Accelero X2). Confira.

Placa de Vídeo PowerColor Radeon X1950 Pro Extreme com Sistema de Refrigeração da Arctic Cooling
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A Radeon X1950 Pro é voltada para os gamemaníacos que querem uma placa de vídeo de alto desempenho mas não estão dispostos a pagar pela mais cara – que, no caso da ATI, é a Radeon X1950 XTX. O que é realmente bacana neste modelo da PowerColor é que ele vem de fábrica com o cooler Accelero X2 da Arctic Cooling, que é uma solução de refrigeração muito eficiente e silenciosa. Vamos comparar o desempenho desta placa de vídeo com o das suas principais concorrentes.

Placa de Vídeo PowerColor Radeon X1950 Pro Extreme com Sistema de Refrigeração da Arctic Cooling
Figura 1: PowerColor Radeon X1950 Pro.

A Radeon X1950 Pro trabalha oficialmente a 575 MHz com sua memória sendo acessada a 1,38 GHz (690 MHz x 2) e tem 36 processadores para sombreamento de pixel. A Radeon X1950 Pro parece uma Radeon X1900 GT com um clock de memória maior, já que a Radeon X1900 GT trabalha com o mesmo clock e tem o mesmo número de processadores para sombreamento de pixel, mas acessa a memória a um clock menor, 1,2 GHz (600 MHz x 2). Por outro lado, todas as outras placas da família Radeon X1900 e X1950 têm especificações mais elevadas, especialmente porque todas elas têm 48 processadores para sombreamento de pixel.

Para uma comparação completa entre a Radeon X1950 Pro e outros chips da ATI leia nosso tutorial “Tabela comparativa dos chips ATI”, ao passo que em nosso tutorial “Tabela comparativa dos chips NVIDIA” você pode comparar esta placa de vídeo com seus concorrentes fabricados pela NVIDIA.

Nós rodamos o programa PowerStrip e o chip gráfico estava trabalhando a 594 MHz e a memória a 695 MHz x 2 (1,39 GHz). Nós tentamos reduzir esses clocks para as especificações oficiais mas a placa travou, o que é muito estranho. Por isso mantivemos a placa com esses clocks em nosso teste.

Nas Figuras 2 e 3 você pode ver a placa da PowerColor que testamos. Como você pode ver, a Radeon X1950 Pro suporta o novo sistema CrossFire Nativo (note os dois conectores de borda no topo da parte esquerda da placa).

Placa de Vídeo PowerColor Radeon X1950 Pro Extreme com Sistema de Refrigeração da Arctic Cooling
Figura 2: PowerColor Radeon X1950 Pro.

Placa de Vídeo PowerColor Radeon X1950 Pro Extreme com Sistema de Refrigeração da Arctic Cooling
Figura 3: PowerColor Radeon X1950 Pro, vista traseira.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Olha, eu recentemente adquiri uma vga dessa, dessa mesminha da matéria, Powercolor X1950PRO Extreme 256MB, tem mais ou menos uns 15 dias que comprei ela... no momento eu tinha em mãos 2 opções, uma 7900GT e essa X1950PRO, ambas por 729 reais... estudei, estudei e estudei o caso e decidi ficar com a X1950PRO, basicamente por 2 motivos. 1) Melhor suporte a shaders 3.0, é só olhar nos testes, onde tem shaders 3.0, a X1950PRO se sai melhor que a 7900GT, e como os jogos mais recentes fazem um bom uso dessa tecnologia, não podia deixar de levar isso em consideração. 2) Melhor suporte a altas resoluções e filtros, outra coisa que ficou bem evidenciado nos vários e vários testes que vi internet a fora, até a resolução de 1280x1024, com ou sem filtros, existe um empate técnico entre essas duas (com uma leve vantagem para a X1950PRO quando com filtros ativados), acima dessa resolução a X1950PRO reina absoluta, e se ativar filtros então, aí é que a 7900GT não dá nem pro cheiro.

Então por isso acabei me decidindo pela X1950PRO da Powercolor, e não me arrependo, ótima vga, estou muito satisfeito com o desempenho dela em jogos, principalmente os que fazem uso de shaders 3.0. Esse cooler "trambolhão" dela, pode até ser feinho, mas é MUITO eficiente, em todos os reviews que vi sobre essa placa eu li reclamações quanto ao aquecimento dela, muita gente reclamava que ela esquentava demais, pois com esse cooler trambolhão aí o aquecimento deixou de ser um problema, aqui comigo ela ainda não ultrapassou a casa dos 65º graus, e olha que eu jogo pra caramba, meu gabinete fica fechado e embaixo da mesa, ou seja, completamente desfavorável a uma boa ventilação ein... e também não posso deixar de fora o fato de morar no litoral da bahia... aqui 38~40º durante o dia é normal.

Outro detalhe interessante... eu li muitos comentários acerca do consumo desta VGA, que ela bebia demais e que minha ST420BKV não iria aguenta-la... pois bem, estou usando o sistema da assinatura desde que adquiri essa vga sem problema algum.

Pra finalizar... eu recomendaria a compra desta VGA, como foi dito na matéria, perfeita pra quem está afim de um bom desempenho sem um alto custo.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to pegando uma dessa agp, o ultimo suspiro do meu lendario atlhon 64 3200+ 754... quando tiver usado ela bastante posto a opinião, usarei muito no DOD source (motor HL2) e no Red Orchestra (motor UT)... vou arriscar...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!! Queria saber como eu faço para usar a função de captura de vídeo dessa Placa. A minha não veio com o cabo VIVO, mas diz na caixa que é opcional.

Não sei exatamente se a minha é a mesma da matéria, já que não é a x1950PRO "EXTREME", mas é idêntica a da matéria, será que ela não tem função de captura?

E alguém poderia passar a pinagem desse cabo VIVO?

Não precisa mais.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria acrescentar algumas coisas...

Com o Ati Catalyst Control Center é possível fazer um over nela ficando o Gpu máximo em 621 Mhz sendo o original 594 Mhz e a memória de 695 Mhz pra 796 Mhz.

Quanto ao cooler não achei muito eficiente, ele joga o ar para baixo na placa mãe, diferente dos que jogam para fora do gabinete, acho que isso que ta fazendo as minhas placas travarem quando atingem 70º em dias super quentes, agora no inverno não terei problemas mas no verão foi difícil sem condicionador de ar...

Estou usando duas (crossfire) só tive problemas com o need for speed pro street que não rodou acima de 25 fps com tudo no low, jogo pirata sem atualizações...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×