Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa de Vídeo X-Micro Impact T4600

       
 47.093 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Testes realizados com a Placa de Vídeo X-Micro Impact T4600 (GeForce 4 Ti 4600).

Placa de Vídeo X-Micro Impact T4600

Introdução

Testamos para você em primeira mão umas das melhores placas de vídeo do mercado: a Impact T4600 da X-Micro. A empresa está no mercado desde 1999 e sua linha de produtos é baseada em placas de vídeo para todo tipo de usuário, desde produtos mais baratos até os últimos lançamentos, sempre prestigiando a qualidade. Suas placas são feitas com chipsets da NVIDIA e a fábrica possui o certificado ISO9001.

O modelo testado usa nada mais nada menos que o mais poderoso processador gráfico disponível no momento, o GeForce4 TI 4600, que tem a seguinte especificação de acordo com seu fabricante, a NVIDIA:

  • Núcleo Gráfico: 256 bits
  • Interface da memória: 128 bits DDR
  • Taxa de preenchimento: 4,8 Bilhões AA Samples/s
  • Operações por segundo: 1,23 Trilhões
  • Largura da Banda de Memória: 10,4 GB/s

As novas tecnologias incorporadas ao GPU (processador gráfico) GeForce4 TI levaram a renderização 3D a um novo patamar. O núcleo programável nfiniteFX II acrescentou novas funções, além das implementadas no GeForce3. O GeForce4 TI agora tem suporte a Dual Vertex Shaders, Advanced Pixel Shaders, novo suporte a texturas 3D, Shadow Buffers e z-Correct Bump Mapping, As funções já existentes no GeForce3 como o Accuview Antialiasing, que melhora a imagem na tela reduzindo os cantos quadrados e misturando as cores dando realismo a cena, estão todas presentes.

A arquitetura da memória também é nova, a Lightspeed Memory II, que usa 4 controladores de memória que trabalham paralelamente. Foi implementado ainda um novo controle da memória cache para as texturas; Z-occlusion que não renderiza as texturas não visíveis na tela, poupando trabalho para a placa de vídeo; Auto Pre-Charge que prepara as novas texturas para envio a memória de acordo com a necessidade futura; e o Fast Z-Clear que otimiza o tempo para esvaziamento das pilhas de memória que não serão usadas. Vemos que a preocupação da NVIDIA com a otimização da memória gráfica foi muito grande. Isso se deve ao fato dos jogos e aplicativos atuais renderizarem texturas cada vez maiores e com resoluções na tela maiores também. O uso do Antialiasing em tela cheia, o HRAA, consome a Banda de Memória, em proporções geométricas. O fator de HRAA 2X multiplica o tamanho das texturas por 2, o fator 4X multiplica por 4. Para dar uma nova opção ao usuário a NVIDIA criou o Quincunx HRAA que oferece qualidade do 4X HRAA com desempenho de 2X HRAA, pelo menos em teoria.

Todo esse vocabulário técnico se resume a desempenho e qualidade de imagem. Agora por exemplo pode-se renderizar cabelos de uma personagem, com movimento e efeitos de sombra e luz, fio por fio. Isso tudo em tempo real sem queda no número de quadros por segundo. Você pode conferir os dados técnicos completos em Gforce 4 TI.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×